Topografia Desenho: O Guia Definitivo!

Publicado por Adenilson Giovanini em

Quando se fala em topografia desenho é normal ter-se uma série de dúvidas.

Por exemplo:

  • O que é um desenho topográfico;
  • Qual a legislação a respeito do assunto;
  • Quais os diferentes tipos de planta topográfica existentes;
  • Qual a escala que um desenho topográfico deve ter.

Se você possui alguma destas dúvidas, leia este artigo atentamente. Isso porque com a leitura do mesmo você aprenderá inclusive quais são os diferentes métodos de levantamento de dados existentes e as plantas topográficas resultantes dos mesmos.

No caso, estou ranqueando o artigo para o termo “topografia desenho“, então algumas frases vão ficar um pouco esquisitas. Peço desculpas por isso.

 

Topografia desenho – O que é um desenho topográfico?

Topografia desenho - O que é um desenho topográfico

O Desenho Topográfico consiste na representação fiel do terreno em planta, com seus acidentes naturais, hidrografia, uso do solo, benfeitorias, bem como todos os elementos relevantes para atender a finalidade do levantamento.

 

Divisões da Topografia

divisões da Topografia

Para entender melhor os diferentes tipos de desenho topográfico existentes, precisamos entender as diferentes divisões da topografia.

A topografia é dividida em Topologia e topometria.

A topologia estuda as formas do terreno topográfico e as leis que regem as mesmas.

Já a topometria estuda os processos de medição de distâncias, ângulos e desníveis. O objetivo da mesma é a determinação de posições relativas de pontos.

A topometria se divide em planimetria e altimetria, sendo que as mesmas podem ser unidas em um mesmo levantamento, resultando no que é chamado de levantamento planialtimétrico.

 

Topografia desenho – Representação da superfície topográfica

representação da superfície topográfica

A topometria, através da utilização de coordenadas ortogonais referenciadas ao plano topografico, possibilita a abstração dos dados da superfície topográfica para o universo do mundo computacional.

No universo do mundo computacional, utiliza-se plantas topográficas para a representação dos dados. Plantas estas que podem ser planimétricas ou planialtimétricas.

O que diferencia as plantas planialtimétricas da plantas planimétricas é que as mesmas possuem curvas de níveis.

 

Qual escala que um desenho topográfico deve ter

escala de um desenho topográfico

A escala que um desenho topográfico deve ter dependerá do objetivo do mesmo. Como exemplos de escalas utilizadas no dia a dia de um escritório de topografia temos.

Para o mapeamento de lotes urbanos:

  • 1:250;
  • 1:500;
  • 1:1.000 e;
  • 1:2.500;

Para o mapeamento de propriedades rurais:

  • 1:1.000;
  • 1:2.500;
  • .1:5.000;
  • 1:7.500 e;
  • 1:10.000.

Uma planta topográfica deve possuir escalas grandes, pois trás o levantamento detalhado de uma pequena porção da superfície terrestre.

A NBR 13.133 trás o seguinte conceito para planta:

Representação gráfica de uma parte limitada da superfície terrestre, sobre um plano horizontal local, em escalas maiores que 1:10000, para fins específicos, na qual não se considera a curvatura da Terra.

Perceba que a escala de uma planta tem que ser maior do que 1:10.000.

 

Topografia desenho – Representação de áreas maiores

sistematização da carta do Brasil ao milionésimo

Além de plantas, que devem possuir escalas grandes, na topografia desenho, também existem mapeamentos que dão origem a produtos topográficos de escalas pequenas. Ou seja, a mapas e cartas topográficas.

Um exemplo de carta topográfica é a carta do Brasil o milionésimo. A mesma foi utilizada no mapeamento sistemático nacional, sendo que seu objetivo foi gerar dados e produtos que possibilitassem o conhecimento da topografia nacional.

Veja abaixo as articulações da carta do Brasil ao milionésimo:

  • 1:500.000;
  • 1:250.000;
  • 1:100.000;
  • 1:50.000;
  • 1:25.000;
  • etc.

No caso, a NBR 13.133 trás o seguinte conceito para carta ou mapa:

Representação gráfica sobre uma superfície plana, dos detalhes físicos, naturais e artificiais, de parte ou de toda a superfície terrestre – mediante símbolos ou convenções e meios de orientação indicados, que permitem a avaliação das distâncias, a orientação das direções e a localização geográfica de pontos, áreas e detalhes -, podendo ser subdividida em folhas, de forma sistemática, obedecido um plano nacional ou internacional. Esta representação em escalas médias e pequenas leva em consideração a curvatura da Terra, dentro da mais rigorosa localização possível relacionada a um sistema de referência de coordenadas. A carta também pode constituir-se numa representação sucinta de detalhes terrestres, destacando, omitindo ou generalizando certos detalhes para satisfazer requisitos específicos. A classe de informações, que uma carta, ou mapa, se propõe a fornecer, é indicada, freqüentemente, sob a forma adjetiva, para diferenciação de outros tipos, como, por exemplo, carta aeronáutica, carta náutica, mapa de comunicação, mapa geológico.

 

Topografia desenho – Legislação a respeito do tema

A NBR 13.133 trás o seguinte conceito para desenho topográfico final (ou desenho final):

Peça gráfica realizada, a partir do original topográfico, sobre base transparente, dimensionalmente estável (poliéster ou similar), quadriculada previamente, em formato definido nas NBR 8196, NBR 8402, NBR 8403, NBR 10068, NBR 10126, NBR 10582 e NBR 10647, com área útil adequada à representação do levantamento topográfico, comportando, ainda, moldura e identificadores segundo modelo definido pela destinação do levantamento.

No caso, as NBRs mencionadas são as diferentes NBRS de desenho técnico, sendo que toda planta topográfica deve levar as mesmas em consideração.

Um desenho topográfico nada mais é do que uma representação fiel do terreno em uma planta topográfica. Sendo que o desenho topográfico deve possuir:

  • Os acidentes naturais;
  • A hidrografia;
  • Os usos do solo;
  • As benfeitorias e;
  • Todo e qualquer elemento relevante para atender a finalidade do levantamento.

Na realidade, o tipo de levantamento topográfico que está sendo realizado é que dirá quais elementos que a planta topográfica deve ter.

 

Os 6 diferentes tipos de levantamento topográficos existentes

topografia desenho - Os 6 diferentes tipos de levantamento topográficos existentes

Existem 6 diferentes tipos de levantamentos topográficos, sendo que conforme mencionei anteriormente, o método de levantamento topográfico adotado definirá quais elementos naturais e/ou artificiais que a planta deve ter.

No caso, a NBR 13.133 trás o seguinte conceito para levantamento topográfico:

Conjunto de métodos e processos que, através de medições de ângulos horizontais e verticais, de distâncias horizontais, verticais e inclinadas, com instrumental adequado à exatidão pretendida, primordialmente, implanta e materializa pontos de apoio no terreno, determinando suas coordenadas topográficas. A estes pontos se relacionam os pontos de detalhes visando à sua exata representação planimétrica numa escala predeterminada e à sua representação altimétrica por intermédio de curvas de nível, com eqüidistância também predeterminada e/ou pontos cotados.

Ou seja, todo levantamento topográfico deve possuir 2 etapas:

  • Implantação e materialização de pontos de apoio no terreno;
  • Levantamento dos dados propriamente ditos.

Sendo que posteriormente, será produzida a planta, a qual terá o desenho topográfico.

Seguem os 6 diferentes métodos de levantamento de dados existentes.

 

Topografia desenho – Levantamento topográfico expedito

A NBR 13.133 trás o seguinte conceito para o mesmo:

Levantamento exploratório do terreno com a finalidade específica de seu reconhecimento, sem prevalecerem os critérios de exatidão.

O levantamento topográfico expedito possui como objetivo apenas o reconhecimento do terreno.

 

Levantamento topográfico planimétrico

O levantamento topográfico planimétrico também é conhecido como levantamento planimétrico ou levantamento perimétrico. A NBR 13.133 trás o seguinte conceito para o mesmo:

Levantamento dos limites e confrontações de uma propriedade, pela determinação do seu perímetro, incluindo, quando houver, o alinhamento da via ou logradouro com o qual faça frente, bem como a sua orientação e a sua amarração a pontos materializados no terreno de uma rede de referência cadastral, ou, no caso de sua inexistência, a pontos notáveis e estáveis nas suas imediações. Quando este levantamento se destinar à identificação dominial do imóvel, são necessários outros elementos complementares, tais como: perícia técnico-judicial, memorial descritivo, etc.

Na imagem abaixo você pode ver um exemplo de planta oriunda de um levantamento topográfico planimétrico. Perceba que a mesma possui as diferentes distâncias e mudanças de ângulo.

topografia desenho - planta oriunda de um levantamento topográfico planimétrico

 

Topografia desenho – Levantamento topográfico altimétrico

O levantamento topográfico altimétrico também é conhecido como nivelamento, sendo que a NBR 13.133 trás o seguinte conceito para o mesmo:

Levantamento que objetiva, exclusivamente, a determinação das alturas relativas a uma superfície de referência dos pontos de apoio e/ou dos pontos de detalhes, pressupondo-se o conhecimento de suas posições planimétricas, visando à representação altimétrica da superfície levantada.

 

Levantamento topográfico planialtimétrico

A NBR 13.133 trás o seguinte conceito para o levantamento topográfico planialtimétrico:

Levantamento topográfico planimétrico acrescido da determinação altimétrica do relevo do terreno e da drenagem natural.

Uma planta topográfica planialtimétrica é uma planta cujo desenho topográfico, além dos elementos planimétricos, também possui os elementos altimétricos.

Topografia desenho, segue um exemplo de planta com um desenho topográfico planialtimétrico:

planta de um levantamento topográfico planialtimétrico

 

 

Levantamento topográfico planimétrico cadastral

A NBR 13.133 trás o seguinte conceito para o levantamento topográfico planimétrico cadastral:

Levantamento planimétrico acrescido da determinação planimétrica da posição de certos detalhes visíveis ao nível e acima do solo e de interesse à sua finalidade, tais como: limites de vegetação ou de culturas, cercas internas, edificações, benfeitorias, posteamentos, barrancos, árvores isoladas, valos, valas, drenagem natural e artificial, etc. Estes detalhes devem ser discriminados e relacionados nos editais de licitação, propostas e instrumentos legais entre as partes interessadas na sua execução.

Ou seja, uma planta topográfica planimétrica cadastral além das distâncias e mudanças de ângulo, também possui a representação dos diferentes elementos naturais e/ou artificiais de interesse.

Topografia desenho, segue um exemplo de planta com um desenho planimétrico cadastral:

planta com um desenho topográfico planimétrico cadastral

Fonte: https://sgtopografia.com.br/

 

Topografia desenho – Levantamento topográfico planialtimétrico cadastral

A NBR 13.133 trás o seguinte conceito para o levantamento topográfico planialtimétrico cadastral:

Levantamento topográfico planialtimétrico acrescido dos elementos planimétricos inerentes ao levantamento planimétrico cadastral, que devem ser discriminados e relacionados nos editais de licitação, propostas e instrumentos legais entre as partes interessadas na sua execução.

Ou seja, uma planta planialtimétrica cadastral possui os elementos planimétricos, os elementos altimétricos e, também, os diferentes elementos naturais e/ou artificiais de interesse.

Segue um exemplo de planta com um desenho topográfico planialtimétrico cadastral:

 

planta com um desenho topográfico planialtimétrico cadastral

 

 

Topografia desenho – Levantamento de detalhes

levantamento de detalhes

O que definirá qual dos diferentes métodos de levantamento topográfico que será utilizado será o objetivo pelo qual o mesmo se faz necessário.

Por exemplo, se o objetivo do levantamento topográfico é o cálculo da área e do perímetro de um imóvel rural, o aconselhável é que se utilize um levantamento topográfico planimétrico.

Já se objetivo do levantamento dos dados é a construção de uma obra de engenharia, onde que o engenheiro precisa conhecer a altimetria do terreno e também os diferentes elementos artificiais e naturais existentes no mesmo, o aconselhável é que seja realizado um levantamento topográfico planialtimétrico cadastral.

No caso, a NBR 13.133 define levantamento de detalhes como:

Conjunto de operações topográficas clássicas (poligonais, irradiações, interseções, ou por ordenadas sobre uma linha-base), destinado à determinação das posições planimétrica e/ou altimétrica dos pontos, que vão permitir a representação do terreno a ser levantado topograficamente a partir do apoio topográfico. Estas operações podem conduzir, simultaneamente, à obtenção da planimetria e da altimetria, ou então, separadamente, se condições especiais do terreno ou exigências do levantamento obrigarem à separação.

Ou seja, em etapa prévia a obtenção de dados, o Agrimensor precisa definir quais serão os elementos que precisam ser mapeados.

Vídeo a respeito do assunto.


Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.