Escala De Um Mapa?

Publicado por Adenilson Giovanini em

No que se refere a escala de um mapa, existem 3 diferentes tipos de escalas:

  • Escala gráfica;
  • Escala de equivalência e;
  • Escala numérica.

Porém, dentre estes 3 tipos, os 2 corriqueiramente utilizados em mapas são a escala gráfica e a escala numérica. Vamos conhecer melhor estes 2 diferentes tipos de escalas.

Escala de um mapa: escala numérica

escala numérica

A escala numérica, como o próprio nome sugere, é formada basicamente por números, sendo que a mesma nada mais é do que uma relação entre a distância ou área no mapa e a mesma distância ou área no mundo real.

Desta maneira, se a escala de um mapa for de 1:50.000, como mostrado na imagem acima. Isso significa que 1 metro no mapa equivale a 50.0000 metros no mundo real.

Desta maneira, a grande vantagem da escala numérica é o fato de sem nenhum cálculo conseguirmos saber qual é o fator de escala de um mapa.

Por exemplo, ao pegar um mapa em mãos, se nas informações referentes ao sistema de referência estiver informado que a escala é de 1:10.000, você imediatamente perceberá que isso significa que 1 cm no mapa equivale a 5.000 cm no mundo real.

Porém, o problema da escala numérica é que se o mapa for ampliado ou reduzido a mesma se perderá. Desta maneira, é aconselhável que se coloque ambas as escalas, gráfica e numérica nos mapas.

 

Escala de mapa – Alguns cuidados importantes quanto a escala numérica

mapa com escala numérica

O primeiro dos cuidados importantes no que se refere a escala numérica é que é importante deixar sempre o numerador como 1.

Isso porque conforme mostrei acima, ao proceder desta maneira a pessoa conseguirá rapidamente identificar qual é a escala do mapa.

Uma segunda dica importante é que normalmente os mapas não possuem nenhuma indicação de em quais unidades os dados estão.

Por causa disso, se você é um profissional iniciante, pode ficar com certo receio quanto a unidade utilizada.

Saiba que é de praxe, o sistema de medidas estar em centímetros. Ou seja, em uma escala de 1:5.000, 1 cm no mapa equivale a 5.000 centímetros no terreno ou, se transformarmos para metros, a 50 metros.

Por isso, sempre ao interpretar a escala de um mapa, cuide se juntamente com a mesma está informado a medida utilizada e caso não diga nada, significa que o sistema de medidas utilizado é o centímetro.

 

Escala de um mapa – Escala gráfica

escala de umamapa

A escala gráfica é representada por um pequeno segmento de reta graduado, sobre o qual está estabelecida diretamente a relação entre as distâncias no mapa, indicadas a cada trecho deste segmento e a distância real de um território.

 

escala-grafica

 

Observe, de acordo com o exemplo acima que cada segmento de 1 cm é equivalente a 50 metros no terreno, 2 cm a 100 metros, e assim sucessivamente.

Desta maneira, caso a distância entre 2 construções no mapa seja de 5 cm, a distância real entre elas será de 250 metros.

A grande vantagem da escala gráfica é que a mesma possibilita que a pessoa estabeleça direta e visualmente a relação de proporção existente entre as distâncias no mapa e no mundo real.

 

Escala de um mapa – Exemplos de escala gráfica

escala Mapa_Pequena_Escala

Nos esquemas acima podemos perceber que cada intervalo entre um número e outro representa uma distância específica que é devidamente apontada pela escala.

O grande beneficio da utilização da escala gráfica está no fato de que ao se reproduzir um mapa, a mesma se amplia e se reduz juntamente com o mesmo.

Assim, se transferirmos um mapa que estava em um papel menor para um pôster grande, a escala continuará correta, o que não acontece com a escala numérica que teria de ser recalculada.

Escala de um mapa – Qual é a diferença entre escala grande e pequena?

escala pequena e grande

Todo mapa nada mais é do que uma visão aérea de determinado espaço.

Desta maneira, para saber se uma escala é grande ou pequena, ou se ela é maior do que outra, basta entender que a escala nada mais é do que o nível de aproximação da visão aérea do mapa.

Exemplo. Considere essas duas escalas:

a) 1:5.000;

b) 1:10.000.

A primeira escala é uma divisão de 1 para cinco mil que, quando calculada, com certeza dará um número maior que uma divisão de 1 para dez mil. Portanto, a primeira escala é maior do que a segunda.

Assim, é possível perceber que, quanto maior for a escala, menor será a área representada no mapa e vice-versa. Isso porque quanto maior for a escala, maior é a aproximação da visão aérea do local representado.

Isso possibilita um maior nível de detalhamento das informações, pois quanto mais próximos estamos de um local, mais detalhes conseguimos visualizar.

Em resumo, a sentença é:

Quanto maior a escala, menor a área representada e maior é o nível de detalhamento.

Um mapa-múndi possui uma escala muito pequena, com uma área grande representada e, com certeza, apresentará menos detalhes do que, por exemplo, um mapa do estado da Bahia, que teria, nesse caso, uma escala grande.

medir escala

A fórmula da escala que é 1/e=d/D pode ser vista abaixo.

Fórmula do cálculo da escalaNa mesma:

E = Escala

d = Distância gráfica (Distância no mapa)

D = Distância real

A mesma normalmente é utilizada para calcular a escala de um mapa.

Por exemplo, digamos que você tenha uma distância no mundo real de 500 metros que é representada no mapa como tendo 5 cm.

Utilizando a fórmula da escala é possível determinar-se qual a escala do mapa.

A primeira etapa para a determinação da escala do mapa consiste em transformarmos ambos os dados para a mesma unidade. Para isso transformaremos os centímetros em metros. Ou seja, 5 sentimentos são 0,05 metros.

Lembre-se que na transformação entre unidades temos o metro, o decímetro, o centímetro e por último o milimetro, conforme você pode ver na imagem abaixo.

multiplos do metro

Ou seja, para transformar de centimetros para metro a virgula anda duas casas para trás, o que dá como resultado 0,05 metros.

Colocando isso na fórmula da escala fica:

calculando com a fórmula da escalaEfetuando-se os devidos cálculos obteremos o valor de de 10.000. Ou seja, a escala do mapa é de 1/10.000.

 

Determinação da distância no mapa

distância no mapa

Da mesma maneira, se tivéssemos a escala e a distância real conseguiríamos calcular a distância no mapa.

Por exemplo, se a escala fosse de 1/5.000 e a distância real fosse de 1.000 metros, encontraríamos o valor de 0,20 metros.

cálculo da distãncia no mapa Transformando para centímetros encontraríamos o valor de 20 centímetros.

Ou seja, na escala de 1/5.000, 1000 metros no mundo real correspondem a 20 centímetros no mapa.

 

Determinação da distância real

Por último, caso desejemos também poderemos calcular a distância real. Por exemplo, digamos que em um mapa cuja escala é de 1/5.000, você precisa descobrir qual é a distância real entre 2 elementos que no mapa se encontram a uma distância de 5 Cm.

fórmula da escala - calculo da distância realCalculando, encontraremos o valor de 25.000 centímetros, ou seja, 250 metros.

 

Escala de um mapa – Entenda o que é uma planta topográfica

levantamento topográfico planimétrico - Planta obtida com o levantamento dos dados

A planta topográfica é uma das peças técnicas que devem serem apresentadas ao registro de imóveis, juntamente com o memorial descritivo e a ART.

A NBR 13.133 trás a seguinte definição:

Representação gráfica de uma parte limitada da superfície terrestre, sobre um plano horizontal local, em escalas maiores que 1:10000, para fins específicos, na qual não se considera a curvatura da Terra.

Perceba que de acordo com a NBR 13133 uma planta é uma representação gráfica de uma parte limitada da superfície. Ou seja, possui uma escala grande, servindo desta maneira para a representação das características de uma área.

Na topografia cadastral a planta é utilizada para:

Porém, a planta topográfica também serve para para a representação de diferentes elementos cadastrais, podendo representar graficamente todas as características de uma área, incluindo:

  • O relevo;
  • Curvas de nível;
  • Perfis longitudinais;
  • Seções transversais;
  • Pontos cotados;
  • Acidentes geográficos;
  • etc.

Ou seja, uma planta deve obrigatoriamente possuir uma escala grande. Isso porque a mesma deve representar determinada porção da superfície terrestre de maneira detalhada.

 

Escala de um mapa – O que é uma carta topográfica

carta topográficaA NBR 13.133 trás a seguinte definição para mapa, sendo que entre parênteses coloca o termo (carta).

Representação gráfica sobre uma superfície plana, dos detalhes físicos, naturais e artificiais, de parte ou de toda a superfície terrestre – mediante símbolos ou convenções e meios de orientação indicados, que permitem a avaliação das distâncias, a orientação das direções e a localização geográfica de pontos, áreas e detalhes -, podendo ser subdividida em folhas, de forma sistemática, obedecido um plano nacional ou internacional.

A NBR 13.133 ainda complementa que:

Esta representação em escalas médias e pequenas leva em consideração a curvatura da Terra, dentro da mais rigorosa localização possível relacionada a um sistema de referência de coordenadas. A carta também pode constituir-se numa representação sucinta de detalhes terrestres, destacando, omitindo ou generalizando certos detalhes para satisfazer requisitos específicos. A classe de informações, que uma carta, ou mapa, se propõe a fornecer, é indicada, freqüentemente, sob a forma adjetiva, para diferenciação de outros tipos, como, por exemplo, carta aeronáutica, carta náutica, mapa de comunicação, mapa geológico.

Ou seja, carta topográfica e mapa são exatamente a mesma coisa. Tanto que a NBR 13.133 ainda trás a seguinte nota:

Nota: Os ingleses e americanos dão preferência ao termo mapa, enquanto os franceses e demais países de origem latina ao termo carta.

 

Escala de um mapa – Qual a diferença entre planta topográfica e carta topográfica

planta cadastral detalhadaPerceba que diferentemente de plantas, cartas topográficas, também conhecidas como mapas possuem escalas pequenas. Uu seja, servem para representar grandes frações da superfície terrestres.

  • Por exemplo:
    Municípios;
  • Regiões;
  • estados e;
  • países.

Além disso, conforme a própria NBR 13.133 informa, plantas topográficas se baseiam em “um plano horizontal local“. Ou seja, no plano topográfico local.

Uma carta topográfica por outro lado, segundo a NBR 13133, deve estar “dentro da mais rigorosa localização possível relacionada a um sistema de referência de coordenadas“.

Ou seja, cartas topográficas normalmente se baseiam na utilização de dados obtidos em coordenadas geográficas, referenciadas em um datum e que foram projetadas para o plano.

A NBR 13.133 também informa que cartas topográficas podem ser “subdividida em folhas, de forma sistemática, obedecido um plano nacional ou internacional.

Um exemplo disso é o mapeamento sistemático nacional realizado pelo exército. O mesmo apoia-se nas folhas da Carta Internacional ao Milionésimo (CIM), que nada mais são do que uma série de cartas topográficas que compreendem escalas entre 1:25.000 e 1:250.000.

Na realidade, embora a NBR 13.133 traga a mesma definição para cartas topográficas e mapas, o termo carta topográfica normalmente é utilizado somente para a designar as cartas desta série de mapeamentos realizados pelo exército e que constituem a folhas a Carta Internacional ao Milionésimo.

Lembrando que eu também possuo uma série de cursos e de livros práticos.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

 

Aprenda a Produzir Plantas Topográficas

topografia no autocad

Se você quer (ou precisa) aprender a produzir as diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas servirá como uma luva para você.

Aprenda a produzir plantas que vão deixar seus clientes de queixo-caído e vá diretamente para a prática, prestando serviços e ganhando dinheiro.

plantas topografia

seta

escala de um mapa - plantas para topografia

setas azuis

 

 

Plantas que você vai aprender a produzir

No curso você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

 

Plantas topográficas

1 – Plantas Para Processos de Georreferenciamento de Imóveis Rurais

Planta de Localização e Situação - planta para georreferenciamento

 

2 – Planta de Área

planta de área

 

3 – Planta de Lote Urbano

escala de um mapa - planta de lote

 

4 – Planta Para a Retificação de Área

planta para a retificação de área

 

5 – Plantas Para Projetos de Divisão de Área

planta para divisão de área

divisão de área

 

6 – Planta Para a Divisão de Área Pela Área Útil

divisão de área pela área útil

 

7 – Planta Planialtimétrica

planta planialtimétrica

 

8 – Planta Planialtimétrica Cadastral

escala de um mapa - planta planialtimétrica cadastral

 

9 – Plantas Para Processo de Sucessão

planta para processo de sucessão

 

10 – Planta a Partir de Dados Obtidos Com Estação Total

planta a partir de dados obtidos com estação total

 

11 – Planta de Situação Para Projetos de Loteamento

escala de um mapa - planta de situação

setas

Planta de Localização e Situação - curso autocad topografia

setas triplas

 

 

Plantas e Croquis Para Projetos de Licenciamento Ambiental

12 – Croqui de Acesso

Planta de Localização e Situação - croqui de acesso

 


13 – Planta Baixa da Área a Ser Licenciada

escala de um mapa - planta baixa

Plantas e Croquis Para Projetos de Crédito Rural

 

14 – Croqui de Acesso e Localização Para Projetos de Crédito Rural

croqui de acesso e localização

 

15 – Planta Das Áreas Alvo do Projeto de Crédito Rural

escala de um mapa - planta para crédito rural

setas azuis

planta topográfica

seas triplas

 

 

Escala de um mapa – Bônus que você ganhará juntamente com o curso

Juntamente com o curso, você ganhará 7 bônus. São eles:

  • Bônus 1 – Apostila AutoCAD Para Topografia Cadastral;
  • Bônus 2 – E-book Planta Topográfica;
  • Bônus 3 – Interpetração de Matrícula;
  • Bônus 4 – Layouts Formatos A0 o A4;
  • Bônus 5 – Box com Hachuras, Rotinas Lisps, Blocos e Setas do AutoCAD;
  • Bônus 6 – Curso de DataGeosis e;
  • Bônus 7 – Curso de Topografia no Civil 3D.

plantas de topografia

seta

escala de um mapa - planta para topografia

setas triplas

Escolha uma das 2 alternativas abaixo:

Ou:

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.