Plano topográfico: o que é e para que serve?

Publicado por Adenilson Giovanini em

O plano topográfico é um plano horizontal, finito, tangente à superfície terrestre e de dimensões limitadas ao campo topográfico.

plano topográfico

A adoção de um plano topográfico se fez necessário por causa da curvatura da terra. Isso porque no calculo de áreas, a mesma acaba exercendo grande impacto.

É por este motivo que na Topografia utiliza-se um plano, sendo que conforme a literatura consultada o mesmo varia um pouco, tendo de 50 a 55 Km².

A NBR 14.166 trás a seguinte definição para plano topográfico:

Plano topográfico: Superfície definida pelas tangentes, no ponto origem do Sistema Topográfico, ao meridiano deste ponto e à geodésica normal a este meridiano.

 

 

Plano topográfico – Entenda o que é o sistema topográfico local

Figura-15-Sistema-Geodesico-Cartesiano-Local

A primeira norma técnica a abordar o assunto foi a NBR 13.133, em sua página 5, que trouxe a seguinte definição para o sistema de projeção topográfica (ou sistema topográfico local):

Sistema de projeção utilizado nos levantamentos topográficos pelo método direto clássico para a representação das posições relativas dos acidentes levantados, através de medições angulares e lineares, horizontais e verticais, cujas características são:

a) as projetantes são ortogonais à superfície de projeção, significando estar o centro de projeção localizado no infinito;

b) a superfície de projeção é um plano normal à vertical do lugar no ponto da superfície terrestre considerado como origem do levantamento, sendo seu referencial altimétrico referido ao datum vertical brasileiro;

c) as deformações máximas inerentes à desconsideração da curvatura terrestre e à refração atmosférica têm as seguintes expressões aproximadas:

∆l (mm) = – 0,004 l3 (km)

∆h (mm) = + 78,5 l2 (km)

∆h’ (mm) = + 67 l2 (km)

Onde:

∆l = deformação planimétrica devida à curvatura da Terra, em mm

∆h = deformação altimétrica devida à curvatura da Terra, em mm

∆h’= deformação altimétrica devida ao efeito conjunto da curvatura da Terra e da refração atmosférica, em mm

l = distância considerada no terreno, em km

d) o plano de projeção tem a sua dimensão máxima limitada a 80 km, a partir da origem, de maneira que o erro relativo, decorrente da desconsideração da curvatura terrestre, não ultrapasse 1/35000 nesta dimensão e 1/15000 nas imediações da extremidade desta dimensão;

e) a localização planimétrica dos pontos, medidos no terreno e projetados no plano de projeção, se dá por intermédio de um sistema de coordenadas cartesianas, cuja origem coincide com a do levantamento topográfico;

o eixo das ordenadas é a referência azimutal, que, dependendo das peculiaridades do levantamento, pode estar orientado para o norte geográfico, para o norte magnético ou para uma direção notável do terreno, julgada importante.

f) o eixo das ordenadas é a referência azimutal, que, dependendo das peculiaridades do levantamento, pode estar orientado para o norte geográfico, para o norte magnético ou para uma direção notável do terreno, julgada importante.

 

Plano topográfico local

Embora o plano topográfico tenha sido inserido pela NBR 13.133, foi a NBR 14.166 que descreveu bem o mesmo.

No caso, a NBR 14.166, no item 3.39.2 (Página 5) trás a seguinte definição para coordenadas plano-retangulares:

Coordenadas cartesianas definidoras da localização planimétrica dos pontos medidos no terreno e representados no plano topográfico do sistema topográfico local, cuja origem está no ponto de tangência deste plano com a superfície de referência adotada pelo Sistema Geodésico Brasileiro – SGB

A NBR 14.166 ainda trás 5 notas extras. São elas:

1 O sistema de coordenadas plano-retangulares tem a mesma origem do Sistema Topográfico Local.

2 A orientação do sistema de coordenadas plano-retangulares é em relação ao eixo das ordenadas (Y).

3 A fim de serem evitados valores negativos para as coordenadas plano-retangulares, a estas são adicionados termos constantes adequados a esta finalidade.

4 A fim de elevar o plano topográfico de projeção ao nível médio da área objeto do sistema topográfico, as coordenadas plano-retangulares são afetadas por um fator de elevação, caracterizando o Plano Topográfico Local.

5 A origem do Sistema Topográfico Local deve estar posicionada, geograficamente, de modo a que nenhuma coordenada plano-retangular, isenta do seu termo constante, tenha valor superior a 50 km

 

Trazendo na folha 6 a seguinte representação para o sistema topográfico local:

Plano topográfico local

 

Na figura acima:

  • OA’’’ é a projeção ortogonal de OA sobre o Plano Topográfico Local;
  • OB’’’ é a projeção ortogonal de OB sobre o Plano Topográfico Local;
  • A’’’A’’ é o erro devido à desconsideração da curvatura terrestre de OA;
  • B’’’B’’ é o erro devido à desconsideração da curvatura terrestre de OB;
  • OA’’ é a representação do arco OA sobre o Plano Topográfico Local;
  • OB’’ é a representação do arco OB sobre o Plano Topográfico Local;
  • AB é a projeção gnomônica ou central de uma distância ( ) ab medida no terreno, sobre a superfície do nível médio do terreno, correspondendo à distância horizontal entre “a” e “b”;
  • A’B’ é a projeção gnomônica ou central de AB sobre a superfície da esfera de adaptação de Gauss (superfície de nível zero);
  • A’’B’’ é a projeção (representação) em verdadeira grandeza de AB sobre o Plano Topográfico Local.

Perceba como que o Plano Topográfico Local possui origem bem definida, de certa maneira que é possível calcular-se a área sem perder-se o georreferenciamento dos dados.

O que a imagem e os parâmetros acima fazem nada mais é do que demonstrar isso.

Em seguida, a própria NBR 14.166 trás a seguinte definição para plano topográfico local:

Plano topográfico elevado ao nível médio do terreno da área de abrangência do Sistema Topográfico Local, segundo a normal à superfície de referência no ponto de origem do sistema (ponto de tangência do plano topográfico de projeção no elipsoide de referência).

 

Plano topográfico – Vantagens do plano topográfico local

comparação plano topográfico

Ao ser georreferenciado, o plano topográfico local (PTL) representa uma alternativa aos sistemas UTM, RTM e LTM, facilitando os cálculos e simplificações nas aplicações topográficas.

O uso da projeção UTM na locação de obras, por exemplo, requer a transformação da distância plana na sua equivalente na superfície topográfica, através da aplicação do coeficiente de deformação linear e do fator de ampliação devido à altitude da superfície topográfica, onde se desenvolverá o trabalho ou se analisará as informações.

Um outro exemplo é a determinação de áreas, que são mais próximas à realidade da superfície topográfica quando representadas no PTL.

Outro sim, embora o plano topográfico local tenha menor abrangência espacial que os sistemas os sistemas UTM, RTM e LTM, o mesmo também guarda uma relação precisa com as coordenadas geodésicas.

Isso justamente pelo fato de possuir sua origem (O) do sistema de coordenadas geo-referenciada, o que possibilita que seja possível calcular-se as coordenadas geodésicas de qualquer par de coordenadas topográficas locais.

 

 

Conversão de coordenadas geodésicas em coordenadas locais

conversão de coordenadas

Para a conversão de coordenadas geodésicas em topográficas locais, podemos usar dois procedimentos:

  • Primeiro calculando-se diretamente a partir das geodésicas do ponto através de séries.

  • O outro método requer o cálculo a partir da origem, usando-se o azimute geodésico e a distância corrigida para a altitude do plano.

As fórmulas detalhadas do primeiro caso podem ser encontradas na literatura (Lima 1997). A alternativa mais prática, contudo, é a aquisição de programas que façam automaticamente esta conversão.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Cadastral Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos

A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.

O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!

Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.