Sistema Geodésico Brasileiro: o que é?

Publicado por Adenilson Giovanini em

O que é o Sistema Geodésico Brasileiro (SGB), qual o datum oficial do Brasil, quais redes constituem o mesmo e o que é um datum.

Isso que você aprenderá com a leitura deste artigo.

 

O que é o Sistema Geodésico Brasileiro?

Sistema Geodésico Brasileiro

A NBR 13.133 trás a seguinte definição para o Sistema Geodésico Brasileiro.

Conjunto de pontos geodésicos descritores da superfície física da Terra, implantados e materializados na porção da superfície terrestre delimitada pelas fronteiras do país, com vistas às finalidades de sua utilização, que vão desde o atendimento a projetos internacionais de cunho científico, passando pelas amarrações e controles de trabalhos geodésicos e cartográficos, até o apoio aos levantamentos no horizonte topográfico, onde prevalecem os critérios de exatidão sobre as simplificações para a figura da Terra.
Estes pontos são determinados por procedimentos operacionais associados a um sistema de coordenadas geodésicas, calculadas segundo modelos geodésicos de precisão, compatíveis com as finalidades a que se destinam…

 

A partir deste ponto a NBR 13.133 descreve o datum SAD 69.

 

Datum oficial do Brasil

datum oficial do Brasil

A NBR 13.133 foi homologada em 1994 e na época o SAD 69 era o datum geodésico oficial do Brasil.

Porém, desde 2015, o SIRGAS 2000 é o datum oficial do Brasil. Caso você deseje conhecer o mesmo, sua história, legislação e objetivo, leia este artigo. O mesmo foi escrito por mim e revisado por uma especialista do IBGE.

 

Sistema Geodésico Brasileiro – Qual o referencial geodésico do país

marco topográfico

A NBR 13.133 através de uma nota informa o seguinte.

O referencial altimétrico do SGB coincide com a superfície equipotencial que contêm o nível médio dos mares, definido pelas observações maregráficas tomadas na Baía de Imbituba, no litoral do Estado de Santa Catarina.

Ao todo, o sistema geodésico brasileiro é constituído por cerca de 70.000 estações implantadas pelo IBGE em todo o território brasileiro.

As mesmas são divididas em três redes:

Vamos conhecer melhor as mesmas.

 

Rede planimétrica

rede planimétrica

Segundo o IBGE, a rede planimétrica é um conjunto de estações geodésicas denominadas estações SAT, estações doppler, estações poligonais e vértices de triangulação, que materializam as componentes planimétricas e planialtimétrica do Sistema Geodésico Brasileiro – SGB.

 

Rede altimétrica

rede altimétrica

A rede altimétrica é um conjunto de estações geodésicas, denominadas referências de nível, que materializam a componente altimétrica do Sistema Geodésico Brasileiro – SGB, a partir de medições de nivelamento geométrico de alta precisão.

 

Rede gravimétrica

rede gravimétrica

A rede gravimétrica é um conjunto de estações geodésicas, denominadas estações gravimétricas, que contém informações sobre a aceleração da gravidade e as características das estações.

 

Sistema Geodésico Brasileiro – O que é um Datum

Sistema Geodésico Brasileiro - datum

Um datum é um conjunto de pontos e seus respectivos valores de coordenadas, que definem as condições iniciais para o estabelecimento de um sistema geodésico.

Um sistema geodésico, por sua vez, é um conjunto de estações geodésicas (marcos) e suas coordenadas.

sistema geodésico

Um Datum é constituído pela adoção de:

  • Um elipsoide de referência, que representará a figura matemática da terra;
  • Um ponto geodésico origem, que fixa o sistema de coordenadas na terra e serve como marco inicial das medidas de latitudes e longitudes;
  • Um Azimute inicial.

Sistema Geodésico Brasileiro - datum e elipsoide

O critério para a escolha do ponto geodésico de origem é a máxima coincidência entre a superfície do geoide e do elipsoide.

Portanto, um mesmo ponto do terreno terá valores de coordenadas diferentes quando referido aos diferentes data (plural de datum).

 

Tipos de data geodésicos existentes

tipos de data geodésicos existentes

Existem dois tipos de Data geodésicos:

  • Datum global: quando o elipsoide for global e não tiver ponto de amarração sobre a superfície terrestre que não os definidos no sistema.
  • Datum local: quando o elipsoide for local, o mesmo deve possuir parâmetros diferenciais.

Existe uma grande quantidade de elipsoides representativos da forma do planeta sendo atualmente utilizados. Os mesmos foram definidos em diferentes ocasiões e por diferentes autores.

Os data mais comuns utilizados aqui no Brasil são:

O WGS84 é um Datum global e geocêntrico, o mesmo possui a origem de seus eixos coordenados no centro de massa da Terra.

No datum global, o elipsoide é fixado ao planeta pelo Equador e pelo Meridiano de Greenwich, não necessitando de ponto geodésico origem, nem de Azimute inicial. Veja no quadro abaixo alguns Data.

Datum planimétrico

 

Sistema Geodésico Brasileiro – Porque existem tantos data geodésicos em uso?

 

Sistema Geodésico Brasileiro - data planimétricos

Ao longo do tempo, foram testados vários elipsoides de revolução para melhor definir a forma da terra. Como os instrumentos geodésicos foram melhorando conforme a tecnologia evoluía, os mesmos se tornaram cada vez mais precisos.

É por isso que, com o tempo, surgiu a necessidade de mudança do datum oficial brasileiro.

Entretanto, cada parte do planeta possui suas particularidades físicas, de certa maneira que se faz necessária a existência dos 2 tipos de data:

  • Data globais, que melhor representam a terra como um todo e;
  • Data locais, que melhor se ajustam a determinados continentes ou partes do planeta.

 

Datum Altimétrico

datum altimétrico

É a superfície formada pelo nível médio do mar, definida através de um mareógrafo estável, a partir de longos períodos de observação para estabelecer a altitude zero.

No Brasil, o ponto de origem do datum altimétrico situa-se em Imbituba, Santa Catarina, uma vez que neste local o nível médio do mar apresenta menor variação.

Na imagem abaixo, você pode ver fotos da régua e do marégrafo que estão no Porto de Imbituba.

régua do mareógrafo de imbituba

mareógrafo de imbituba

Sistema Geodésico Brasileiro - mareógrafo em imbituba

 

Próximo ao mareógrafo, em local seguro existe um marco topográfico, que é o ponto de origem da rede altimétrica (RN 4X), sendo que o mesmo possui 8,6362 metros de altitude em relação ao nível médio do mar local.

marco zero em imbituba

É isso por este artigo. Lembrando que eu também possuo uma série de cursos e de livros práticos.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.