SAD69: O que é, parâmetros e caracteristicas

Publicado por Adenilson Giovanini em

O South American Datum (SAD69) é um sistema de referência geodésico regional especifico da América do Sul.

O mesmo define um formato para a terra para uso na geodésia e na navegação.

 

Características do South American Datum (SAD69)


SAD69 - geodésia

O SAD69 possui orientação topocêntrica, ou seja, o ponto de origem e orientação está na superfície terrestre.

O mesmo foi oficialmente adotado no Brasil em 1979, sendo que de acordo com o LABGEO- UFRGS, o elipsoide utilizado é o Elipsoide de Referência Internacional de 1967, aceito pela Assembleia Geral da Associação Geodésica Internacional que teve lugar em Lucerne, no ano de 1967.

O referencial altimétrico coincide com a superfície equipotencial que contém o nível médio do mar, definido pelas observações maregráficas tomadas na baía de Imbituba, no litoral do Estado de Santa Catarina.

Os parâmetros topocêntricos foram determinados no vértice Chuá.

 

Coordenadas

  • latitude : 19° 45′ 41.6527″ S;
  • longitude: 48° 06′ 04.0639″ W;
  • Altitude ortométrica: 763.28 m;
  • Azimute (Chuá – Uberaba): 271° 30′ 04.05″Orientação elipsoide-geoide no ponto datum;
  • Ì= 0.31;
  • Å= -3.52;
  • N = 0 m.

 

 

SAD69 – Realização 1996

Representacao vetorial das distorcoes - SAD 69

Em 1996 foi concluído pelo IBGE o reajustamento da rede geodésica brasileira, através da utilização das novas técnicas de posicionamento pelo GNSS.

Juntamente com as observações GPS, também participaram do reajustamento os pontos da rede clássica. A ligação entre as duas redes foi feita através de 49 estações da rede clássica, as quais foram observadas por GPS.

Esse ajustamento forneceu também o desvio padrão das coordenadas das estações.

 

Transformação do datum SAD69 para o datum SIRGAS 2000

sad69

No ano 2000 o SAD 69 foi substituído no Brasil pelo SIRGAS 2000, sendo tal substituição oficializada através da resolução do IBGE em 01 de 2005.

Por causa disso, seguidamente se faz necessária a transformação de dados do SAD 69 para o SIRGAS 2000.

A Resolução do IBGE que aborda tal temática é a N°22, de 21/07/83. A mesma estabeleceu para o Sistema Geodésico Brasileiro (SGB), as fórmulas oficiais de transformação entre os Sistemas Geodésicos usados no Brasil e os respectivos parâmetros de transformação entre alguns dos Sistemas de Referência.

Como modelo matemático são apresentadas as equações diferenciais simplificadas de Molodensky, sendo que este método utiliza 5 parâmetros (3 parâmetros de translação e as diferenças entre os semi-eixos maior e achatamento dos dois sistemas), aplicando a transformação diretamente nas coordenadas curvilíneas do sistema de origem.

Neste artigo eu mostro como fazer a transformação dos dados de SAD 69 para SIRGAS 2000.

É isso por este artigo. Lembrando que eu também possuo uma série de cursos práticos e de livros.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 

Categorias: ArcGIS

Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.