Coordenadas UTM: o que são e para que servem?

Publicado por Adenilson Giovanini em

As coordenadas UTM, mais conhecidas por projeção UTM (universal transversa de Mercator) são umas das mais utilizadas no mundo inteiro para cartografia sistemática.

Neste artigo você irá aprender simplesmente tudo que precisa saber sobre as mesmas. Você aprenderá:

  • O que são as coordenadas UTM;
  • Quais a diferença entre coordenadas UTM, LTM e RTM;
  • Quais as características das coordenadas UTM; e
  • Quais os fusos UTM existentes no Brasil.

O que são Coordenadas UTM

sistema de projeção utm

O sistema UTM é um método utilizado para projetar os dados para o plano.

A utilização deste sistema de projeção, segundo Sebem e Monguilhott 2010 (Livro: Curso de cartografia Básica, GPS e Cartografia) é recomendada pela União da Geodésia e Geofísica Internacional (UGGI).

Na realidade, a projeção UTM é um caso particular da Projeção transversa de Mercator. Isso porque a Projeção transversa de Mercator é dividida em 3. São elas:

  • Projeção Universal Transversa de Mercator (UTM);
  • Projeção Regional Transverso de Mercator (RTM) e;
  • Projeção Local Transverso de Mercator (LTM).

A grande diferença entre as 3 projeções acima é largura de fuso, isso porque enquanto a projeção UTM possui fusos de 6°, as projeções RTM e LTM utilizam fusos de 2º, e 1º, respectivamente.

Veja na imagem abaixo o que acontece com a projeção UTM. Ou seja, o elipsoide sendo cortado em 60 fusos de 6°.

projeção utm com área de polos
A projeções LTM e RTM normalmente são utilizadas em regiões urbanas. Isso porque a projeção UTM devido a suas características, causa distorções lineares nos mapas, principalmente nos limites do fuso.

Para minimizar esse problema utiliza-se os sistemas LTM e RTM, pois os mesmos possibilitam o mapeamento de áreas urbanas em grande escala, diminuindo os erros de distorções cometidos pelo sistema UTM.

Veja na imagem abaixo uma tabela comparando as projeções UTM, LTM e RTM.

tabela de comparação das projeções UTM, LTM e RTM

Características das Coordenadas UTM

caracteristicas ds coordenadas utm Entre as principais características da projeção UTM temos:

1) A superfície de projeção é um cilindro secante cujo eixo é perpendicular ao eixo polar terrestre. veja o detalhe na imagem abaixo:

coordenadas utm - largura do fuso

Ao cortar o elipsoide desta maneira, a mesma é uma projeção conforme, ou seja, mantém os ângulos e a forma das pequenas áreas.

2) O Cilindro de projeção é secante ao elipsoide de revolução. Veja o detalhe na imagem abaixo, que possui as linhas de secância e as regiões de ampliação e de redução.

coordenadas utm - fator K da utm

Perceba que devido a isso, ocorrem deformações de projeção, existindo uma região central na qual ocorre redução da área, sendo que no meridiano central o fator de redução (fator K da UTM) é de 0,9996.

Também ocorrem 2 regiões periféricas nas quais a área sofre um aumento, sendo que no limite do fuso UTM chega a 1,0009737.

Reforçando que o cilindro corta de maneira secante, ou seja, em uma posição intermediária e não nos extremos do fuso UTM.

No caso, se você olhar para a imagem acima, é nas linhas pontilhadas (Linhas de secância).

3) Como uma circunferência completa possui 360°, o elipsoide terrestre é dividido em 60 fusos que possuem de 6° de amplitude cada um.

4) A origem do sistema cartesiano de coordenadas é formada pelo meridiano central do fuso (Palavra central na imagem abaixo) cujo valor é E=500.000,00 metros, e pelo Equador que tem valor N=0,00 metros, para coordenadas no hemisfério norte e N= 10.000.000,00 metros, para coordenadas no hemisfério sul.

Entenda melhor esta explicação através da imagem abaixo.

Coordenadas utm

5) Em latitude, os fusos são limitados ao paralelo de 84 N e 80 S. Isso porque as deformações tornar-se demasiadamente acentuadas para latitudes superiores.

Com isso, nas regiões polares é utilizada a projeção Universal Polar Estereográfica.

Outro sim, como são 60 fusos para toda a terra, cada fuso é numerado a partir do antimeridiano de Greenwich para a direita.

Zonas e faixas

Para isso, o sistema UTM divide a terra em 60 fusos de 6° de longitude cada.

Coordenadas utm: Fusos UTM no Brasil

fusos utm no Brasil

 

Conforme você pode ver na imagem acima, no Brasil estão os fusos de numeração de 18 a 25, em ordem crescente do Acre em direção ao Oceano Atlântico. A simbologia adotada para as coordenadas UTM é:

  • N – para as coordenadas norte-sul; e
  • E – para as coordenadas leste-oeste.

    Logo, uma localidade qualquer será definida no sistema UTM pelo par de coordenadas E e N, sendo que usa-se o sinal (+) para longitudes a leste de Greenwich e (-) para longitudes a oeste de Greenwich.

    É isso por este artigo. Lembrando que eu também possuo uma série de cursos práticos e de livros.

    Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

    Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

    Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

    Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

     

     

    Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

    livro de topografia e georreferenciamento

    Você quer dominar a Topografia Cadastral?

    Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

    O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

     

     

    Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

     

     

     

 

 

 

Categorias: ArcGIS

Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.