Levantamento Topográfico: Os 6 Tipos?

Publicado por Adenilson Giovanini em

O levantamento topográfico é utilizado em diferentes situações, fornecendo uma série de dados importantes para os processos de tomada de decisão.

Como exemplos de situações nas quais se faz necessária a realização de levantamentos topográficos temos:

O importante é que você saiba que o levantamento topográfico é uma das etapas essenciais em qualquer obra de engenharia.

Isso porque o mesmo possibilitará a obtenção de uma série de dados que servirão como parâmetros para a tomada de decisão pelos engenheiros.

Além disso, o levantamento topográfico quando corretamente feito também garante o direito a propriedade.

Isso porque o mesmo é utilizado para o levantamento de áreas urbanas e rurais e a posterior produção de plantas e memoriais descritivos. Documentos estes que são exigidos pelo profissional de registro para a emissão da matricula.

 

Norma técnica a respeito do assunto

norma técnica sobre levantamento topográfico

A norma técnica que aborda a realização de levantamentos topográficos é a NBR 13.133. A mesma faz toda uma contextualização ao tema, trazendo:

Uma série de definições sobre o assunto;

  • Os diferentes métodos de levantamento topográfico;
  • Os diferentes equipamentos utilizados e suas classificações;
  • E uma série de outras informações inerentes ao tema.

Mas agora que você conseguiu perceber a importância do levantamento topográfico, vamos entender exatamente o que o mesmo é.

Entenda exatamente o que é um levantamento topográfico

levantamento topográfico com estação total

Um levantamento topográfico nada mais é do que o mapeamento da superfície de um terreno, sendo que o mesmo mostra uma série de características do terreno.

Na realidade, existem diferentes tipos de levantamentos topográficos, sendo que dependendo da aplicação determinada categoria será utilizada.

Conforme mostrei no tópico anterior, a norma técnica a respeito do assunto é a NBR 13133. A mesma traz os 6 diferentes tipos de levantamento topográfico. Os 4 principais deles são:

Levantamento Topográfico Planimétrico

levantamento topográfico planimétrico

Possui como objetivo a determinação de coordenadas planimétricas (X e Y).

A NBR 13133 traz a seguinte definição a respeito do mesmo:

Levantamento dos limites e confrontações de uma propriedade, pela determinação do seu perímetro, incluindo, quando houver, o alinhamento da via ou logradouro com o qual faça frente, bem como a sua orientação e a sua amarração a pontos materializados no terreno de uma rede de referência cadastral, ou, no caso de sua inexistência, a pontos notáveis e estáveis nas suas imediações. Quando este levantamento se destinar à identificação dominial do imóvel, são necessários outros elementos complementares, tais como: perícia técnico-judicial, memorial descritivo, etc.

Este tipo de levantamento topográfico conforme ressaltado acima, é utilizado na Topografia cadastral, com a determinação dos limites e confrontações de uma propriedade.

Na realidade, sempre que realizar um levantamento topográfico você precisa, tendo como base a aplicação de interesse, cuidar qual método de obtenção de dados irá utilizar.

Digo isso porque existem diferentes equipamentos e diferentes método de posicionamento.

Por exemplo, você pode decidir-se a utilizar um receptor GNSS do tipo Garmim. Porém, posteriormente descobrir que a acurácia dos dados obtidos não serve. Ou seja, terá que levantar os dados novamente com um equipamento cuja acurácia seja melhor.

Infelizmente, este é um tema complexo, caso deseje entender melhor do mesmo, aconselho que você olhe as postagens das categorias Topografia Cadastral e Posicionamento pelo GNSS.

Levantamento Topográfico Altimétrico

Levantamento topografico altimétrico
A NBR 13133 traz a seguinte passagem a respeito do mesmo:

Levantamento que objetiva, exclusivamente, a determinação das alturas relativas a uma superfície de referência, dos pontos de apoio e/ou dos pontos de detalhes, pressupondo-se o conhecimento de suas posições planimétricas, visando à representação altimétrica da superfície levantada

 

Levantamento topográfico planialtimétrico

levantamento topográfico planialtimétrico
A NBR 13133 traz a seguinte passagem a respeito do mesmo:

Levantamento topográfico planimétrico acrescido da determinação altimétrica do relevo do terreno e da drenagem natural.

 

Levantamento topográfico planialtimétrico cadastral

levantamento planilaltimétrico cadastral
Este é um quarto tipo de levantamento cadastral. O mesmo normalmente possui como finalidade a construção de MDTs ( modelos digitais de terreno) ou o mapeamento de pontos de interesse.

A principal diferença do levantamento topográfico altimétrico para o planialtimétrico cadastral é que no levantamento topográfico planialtimétrico cadastral, tem-se um grande adensamento de pontos.

A NBR 13133 traz a seguinte passagem a respeito do mesmo:

Levantamento topográfico planialtimétrico acrescido dos elementos planimétricos inerentes ao levantamento planimétrico cadastral, que devem ser discriminados e relacionados nos editais de licitação, propostas e instrumentos legais entre as partes interessadas na sua execução.

 

Vantagens

Existem aplicações, como a Topografia cadastral, na qual o levantamento topográfico é obrigatório.

Porém, mesmo em áreas nas quais o mesmo não é obrigatório como, por exemplo, na topografia de obras, a utilização do mesmo trás grandes vantagens.

Isso porque os dados planialtimétricos acabam sendo a base que guiará todos os demais serviços.

Por exemplo, durante a fase de nivelamento, o levantamento topográfico possibilita a correta determinação dos volumes de corte e aterro, possibilitando a determinação dos exatos locais nos serão necessárias as respectivas atividades.

Durante a locação das estruturas, o levantamento topográfico possibilita uma locação centimétrica, evitando que o projeto tenha erros e muito mais do que isso, agilizando a velocidade dos trabalhos.

Durante a fase de construção, a utilização de equipamentos topográficos ajuda a identificar e mitigar erros.

Não fosse o bastante, após a construção, a utilização de equipamentos topográficos possibilita o acompanhamento das estruturas e, desta maneira, que se evite acidentes.

Como você percebeu, o levantamento topográfico e a utilização de equipamentos topográficos fornecem uma série de informações precisas que possibilitam que cada etapa seja feita corretamente.

Muitos órgãos do governo inclusive exigem que os projetos de construção tenham levantamentos topográficos como parte obrigatória.

As vantagens do mesmo são inúmeras, de certa maneira que praticamente qualquer atividade que envolva a tomada de decisões espaciais se beneficia da realização do levantamento topográfico.

Porém, em um contexto geral, as principais vantagens do mesmo são:

  • Determinação das condições existentes e identificação de problemas existentes em determinado local ou área natural;
  • Fornecimento aos engenheiros e arquitetos de informações necessárias para um melhor tomada de decisão, haja vista as peculiaridades do local de interesse;
  • Indicar se a construção de estruturas, valas e pontes é possível e qual a melhor localização espacial para as mesmas.

 

Equipamentos utilizados no levantamento topográfico
Os levantamentos topográficos utilizam principalmente:

Espero que este artigo sobre levantamento topográfico tenha sido útil e relevante para você. Aproveite a visita e leia os demais artigos do blog.

Ah, também não se esqueça de rolar a página para baixo e de deixar seu comentário. Você deixa?

Vídeo a respeito do assunto.

 


Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Cadastral Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos

A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.

O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!

Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.