Imagens de satélite de alta resolução gratuitas

Publicado por Adenilson Giovanini em

Segue uma lista como os melhores sites de Geoprocessamento para baixar imagens de satélite de alta resolução gratuitas. Isso mesmo, tratasse de uma fabulosa lista com sites que disponibilizam imagens de satélite de alta resolução gratuitas.

Bom, você deve saber o quanto que é caro uma imagem de alta resolução espacial. Isso sem falar de toda a burocracia necessária para se obter as mesmas.

Pois bem, que tal antes de pensar em comprar imagens de satélite, conhecer a grande variedade de imagens de satélite de alta resolução gratuitas existentes e ver se as mesmas podem serem utilizadas em seus projetos.

Na realidade, você poderá utilizar as mesmas até mesmo para turbinar seus mapas e projetos, deixando os mesmos com um aspecto visual muito melhor.

Sem mais milongas, vamos conhecer e nos deliciarmos com este fabuloso cardápio de imagens gratuitas.

Sites que disponibilizam imagens de satélite de alta resolução gratuitas

imagens de satélite de alta resolução gratuitas

Na lista abaixo você encontrará imagens com resolução de 5m, 10m, 20m e 30m!

Vale lembrar que a maioria dos sites exigem que você crie uma conta nos mesmos.

 

Site 1 que disponibiliza imagens de satélite de alta resolução gratuitas: Earth Explorer

imagens de satélite de alta resolução gratuitas - Earth Explorer
O Earth Explorer é um site da NASA, administrado pelo USGS, a partir do qual é possível ter acesso a materiais de domínio público. O primeiro passo para baixar imagens do mesmo consiste na criação de um cadastro.

Caso você possua dificuldades para ler texto em inglês, o Jorge Santos preparou um tutorial sobre como cadastrar no USGS um perfil de usuário de imagens. o mesmo é uma boa leitura para iniciar a navegação pelo site da NASA.

Vale lembrar que a partir do Earth Explorer é possível baixar-se uma grande quantidade de cenas de diferentes sensores, inclusive dados de radar.

 

Site 2: Land Viewer

imagens de satélite de alta resolução gratuitas - Land Viewer

O site Land Viewer é um site da Web com disponibilidade para entrega de cenas Landsat-8 e Sentinel-2 sem a necessidade de cadastro.

A navegação pelo site é simples e intuitiva. Basta selecionar os parâmetros necessários para realizar sua pesquisa e fazer o download das bandas que serão utilizadas no seu projeto.

 

Site 3 que disponibiliza imagens de satélite de alta resolução gratuitas: INPE

download de imagens de satélite INPE
A partir do catalogo de imagens do INPE é possível baixar-se cenas de uma série de satélites. São eles: AQUA, TERRA, S-NPP, UK-DMC-2 ,LANDSAT-1, LANDSAT-2, LANDSAT-3, LANDSAT-5, LANDSAT-7, LANDSAT-8 , CBERS-2 , CBERS-2B, CBERS-4 (Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres), RESOURCESAT-1 e RESOURCESAT-2.

A partir do site do INPE é possível:

1. PESQUISAR IMAGENS do seu interesse, segundo vários modos de busca:

  • Por satélite e sensor;
  • Por data;
  • Por município;
  • Por órbita/ponto;
  • Por região ou;
  • Por meio de navegação gráfica.

A consulta ao catálogo é livre, mas para fazer download de imagens completas é necessário que você se cadastre.

2. ACESSAR o Catálogo e solicitar imagens em resolução plena. As imagens poderão ser solicitadas sem custo para download.

3. FAZER DOWNLOAD DE ARQUIVOS E DOCUMENTOS: arquivos de dados e documentos (e.g. manual de operação do Catálogo) de interesse do usuário, encontram-se disponíveis em Arquivos e Documentos.

4. FAZER DOWNLOAD DO UTILITÁRIO MARLIN: ferramenta destinada à visualização e avaliação de imagens digitais, disponível após login.

 

Site 4: ESA – Programa Copernicus

imagens de satélite de alta resolução gratuitas - Copernicus

De acordo com a própria ESA (Agência Espacial Européia), o Copernicus é o Programa de Observação da Terra da União Européia. O mesmo oferece serviços de informação baseados em observação terrestre por satélite e dados in situ (não espaciais).

O programa é coordenado e gerenciado pela Comissão Europeia. É implementado em parceria com os Estados-Membros, a Agência Espacial Europeia (ESA), a Organização Europeia para a Exploração de Satélites Meteorológicos (EUMETSAT), o Centro Europeu de Previsões Meteorológicas de Médio Prazo (ECMWF), as Agências da UE e a Mercator Océan.

Este projeto disponibiliza uma vasta quantidade de dados globais de satélites e de sistemas terrestres, aéreos e marítimos com intuito de ajudar:

  • Prestadores de serviços;
  • Autoridades públicas e;
  • Outras organizações internacionais.

Os serviços de informação prestados são acessíveis de forma livre e aberta.

 

Site 5 que disponibiliza imagens de satélite de alta resolução gratuitas: ASF Data Seach

ASF
O ASF é um outro programa da NASA que possibilita o download gratuito de dados interferométricos.

Na realidade, a política de dados da NASA garante que todos os dados da mesma estejam disponíveis total, abertamente e sem restrições.

Ou seja, através de uma boa navegada e pesquisa nas diversas agências da NASA, você conseguirá acessar uma grande quantidade de dados geoespaciais.

 

Site 6 que disponibiliza imagens de satélite de alta resolução gratuitas: NOAA

NOAA

 

A NCEI – NOAA é o maior fornecedor mundial de dados meteorológicos e climáticos.

Dados obtidos a partir de base terrestres, marinhas, por radar, balão meteorológico, satélite e dados paleoclimático são apenas alguns dos diferentes tipos de conjuntos de dados disponibilizados pelo NOAA.

Além destes sites, uma serie de outros sites disponibilizam imagens de Satélite de alta resolução e dados geoespaciais diversos. Entre eles:

  1. https://libra.developmentseed.org/
  2. https://s2maps.eu/
  3. http://www.diva-gis.org/Data
  4. https://worldview.earthdata.nasa.gov/
  5. https://beta.openaerialmap.org/

Como disse, com um pouco de paciência e muita pesquisa você conseguirá acessar gratuitamente uma quantidade gigantesca de GeoInformações.

É isso por este artigo. Lembrando que eu também possuo uma série de cursos práticos e de livros.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 

Categorias: ArcGIS

Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.