Modelo digital de terreno: o que é?

Publicado por Adenilson Giovanini em

Um modelo digital de terreno nada mais é do que um modelo que representa a topografia do terreno de determinada área de interesse. Sendo que um modelo digital de terreno normalmente é obtido a partir de uma destas 2 maneiras:

  • Correção de um modelo digital de elevação via eliminação da vegetação e das estruturas artificiais (prédios, torres, casas, pavilhões, etc).
  • Dados obtidos a campo com estações totais e receptores GNSS.

Diante disso, a pergunta que fica é:

O que é um modelo digital de elevação?

modelo digital de elevação e modelo digital de terreno

Um modelo digital de elevação nada mais é do que um modelo de representação das altitudes da superfície topográfica que leva em consideração a cobertura vegetal e edificações.
Neste artigo eu abordo melhor esta temática….

Diante disso, eu lhe pergunto:

  • Você sabe como baixar dados para a geração de um modelo digital de elevação (também conhecido como modelo digital de superfície)?
  • Sabe como gerar um modelo digital do terreno a partir de um modelo digital de elevação?
  • Sabe quais sensores disponibilizam dados que podem serem utilizados para a produção de modelos digitais de elevação?
  • Sabe que cuidados precisa ter durante a obtenção de dados?
  • E ao utilizar drones, sabe como deve proceder para obter um modelo digital de terreno a partir do modelo digital de elevação?
  • Enfim, são tantas perguntas que ficam martelando nossas mentes. Não é verdade?

Porém, não se preocupe que com a leitura deste artigo você aprenderá tudo que precisa saber sobre modelo digital de terreno.

Que sensores disponibilizam dados para a produção de um modelo digital de terreno?

aster

Atualmente, um modelo digital de terreno pode ser produzido a partir de dados gratuitos baixados das missões ASTER e SRTM.

Porém, preste atenção, é importante que você saiba que a resolução espacial dos dados obtidos com os sensores ASTER e SRTM fica no entorno de 30 metros, existindo outros sensores que disponibilizam dados com uma resolução espacial menor.

Porém, infelizmente para obter dados a partir destes outros sensores você precisará abrir sua carteira.

 

Tome este cuidado ao gerar um modelo digital de terreno

modelo digital de terreno - mdt

Na realidade, o que indicará quais dados você utilizará será a análise que você está realizando.

Por exemplo, para uma aplicação ambiental você poderá utilizar dados SRTM com uma acurácia espacial de 30 metros.

Já se o seu objetivo for a produção de um modelo digital do terreno que possibilite a previsão do fluxo de água gerado em enchentes…

Provavelmente precisará melhorar o modelo gerado a partir de dados SRTM, utilizando para isso dados obtidos a partir de cartas topográficas e a campo, com receptores GNSS e/ou estações totais.

Porém, se você estiver realizando um estudo de caso mais especifico, como, por exemplo, determinação de escoamento e depósito de matéria orgânica para um projeto de créditos de carbono, precisará fazer o mapeamento da bacia hidrográfica com a utilização de um receptor GNSS RTK.

Ou seja, a precisão do modelo digital gerado dependerá diretamente do método de obtenção de dados.

Além disso, normalmente os dados obtidos a partir de sensores orbitais possibilitam a geração de modelos digitais de elevação e não de modelos digitais do terreno.

Ou seja, você precisará transformar o modelo digital de elevação em modelo digital do terreno.

 

Transformação do modelo digital de elevação em modelo digital do terreno

curvas de nivel - modelo digital de terreno

Para a transformação do modelo digital de superfície (MDS) em modelo digital do terreno (MDT) você precisará utilizar um processo chamado de filtragem.

A filtragem consiste na utilização de algoritmos que levam em consideração as características estocásticas dos dados (estatística) para excluir os dados inerentes a vegetação e as estruturas artificiais (Prédios, casas, pavilhões, torres, etc).

Desta maneira, os dados restantes são os referentes a altitude ao nível do solo, sendo que a interpolação dos mesmos possibilita a geração de um modelo digital de terreno.

O problema é que dependendo da área de estudo e das características da aplicação, pode-se ser necessário a ida a campo para a obtenção de dados extras que possibilitem a geração de um modelo digital de terreno mais condizente com a realidade.

Imagine, por exemplo, que você está mapeando um local cuja vegetação nativa é a mata atlântica.

Provavelmente grande parte da área terá vegetação alta, sendo que dependendo da aplicação você precisará ir a campo obter dados.

 

Como baixar dados para a construção de um modelo digital de terreno pela internet?

baixar dados srtm

Para baixar dados brutos SRTM o processo é um pouco mais complicado, sendo necessário fazer um cadastro.

Por causa disso o caminho mais fácil é baixar os mesmos a partir do projeto TOPODATA.

 

Projeto TOPODATA

PROJETO TOPODATA

O projeto Topodata, do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) teve como intuito a criação de um modelo digital de elevação do território brasileiro. O mesmo utilizou dados SRTM disponibilizados pelo USGS na rede mundial de computadores, possuindo uma acurácia de 30 metros.

Um dos grandes legados do projeto TOPODATA é a série de cartas topográficas referentes ao território nacional.

Além disso, a partir do INPE é possível baixar dados SRTM de qualquer lugar do território brasileiro. para isso é só acessar este link.

Também é possível baixar diferentes informações. Leia este PDF produzido pelo laboratório de geotecnologias da UPM caso deseje saber mais a respeito.

 

Como gerar um modelo digital do terreno com dados obtidos com drones

modelo digital de terreno

Sempre que você fizer um mapeamento com a utilização de drones obterá dados que levam em consideração o topo da vegetação e das estruturas artificiais existentes na área mapeada.

Ou seja, você também precisará fazer a filtragem dos dados, ficando apenas com os dados referentes a superfície topográfica. Para isso você precisará utilizar um software especifico.

Entre os softwares mais conhecidos que fazem o tratamento de dados obtidos com drones temos:

  • PIX4D;
  • AGISOFT METASHAPE; E
  • Drone2Map.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.