Modelo Digital de Elevação?

Publicado por Adenilson Giovanini em

Um Modelo Digital de Elevação (MDE) é um modelo que representa as diferentes altitudes da superfície topográfica levando em consideração as diferentes estruturas naturais e artificiais existentes.

O que um modelo digital de elevação faz nada mais é do que representar a superfície terrestre. Para isso é necessário de alguma maneira abstrair-se os dados da mesma.

Entre as diferentes metodologias que podem serem utilizadas para se fazer isso estão:

  • Utilização de sensores orbitais específicos, como é o caso das missões ASTER e SRTM;
  • Utilização de equipamentos sub-orbitais, como é o caso de aviões e drones.

Com isso, ao fazer o sensoriamento remoto da superfície terrestre, estes equipamento obtêm dados altimétricos, sendo que se existir vegetação no local de interesse, o dado altimétrico obtido será o do topo do dossel (topo da copa das árvores).

Da mesma maneira, se existirem elementos artificiais, como prédios, pavilhões, pontes e casas, por exemplo, os dados obtidos serão do topo dos mesmos.

 

Modelo digital de elevação e modelo digital de terreno

modelo digital de elevação e modelo digital do terreno

 

Por causa da existência de estruturas artificiais e naturais que impedem o mapeamento a nível do solo, existem 2 diferentes tipos de modelos digitais. São eles:

 

Modelos digitais de elevação

modelo digital de elevação dados aster

 

Conforme você percebeu, um modelo digital de elevação leva em consideração os elementos e estruturas naturais e artificiais existentes na superfície terrestre.

Com isso, o modelo digital criado levará em consideração os dados do topo de estruturas artificias e naturais.

 

Modelo digital de terreno

modelo digital de terreno com dados aster

Um modelo digital de terreno (MDT) leva em consideração a altitude a nível do solo.

A correção dos modelos digitais de elevação, gerando-se modelos digitais de terreno é necessária, pois em muitas aplicações o que se quer é um modelo digital que leve em consideração as altitudes a nível do solo.

Por exemplo, em obras de engenharia o que se quer fazer é o planejamento dos locais nos quais as diferentes estruturas serão construídas e também, cálculos de corte e aterro.

Desta maneira, não faz nenhum sentido utilizar-se modelos digitais de elevação.

Ou seja, os mesmos precisam passar por tratamentos estatísticos e correções utilizando-se dados obtidos a campo para a eliminação de estruturas naturais e artificiais, de certa forma que o resultado obtido é um modelo que represente fidedignamente a superfície terrestre.

O problema da utilização de dados obtidos via sensoriamento remoto para a geração de modelos digitais de terreno é que, dependendo das características do local, a quantidade de dados obtidos com equipamentos que utilizam sensoriamento remoto pode ser insuficiente, sendo necessário ir-se a campo e obter-se uma série de dados com receptores GNSS.

Na realidade, em muitas aplicações o que se faz é uma utilização mista de dados, utilizando-se dados obtidos a campo para melhorar-se a acurácia dos dados obtidos via sensoriamento remoto.

Desta maneira, muitos estudos e aplicações utilizam dados mistos, conseguindo com isso uma melhor representação da superfície terrestre.

 

Modelo digital de elevação – Sensores orbitais utilizados na obtenção de dados para a produção de modelos digitais de elevação

sensores orbitais de altitude

 

Atualmente existe um grande número de sensores que fornecem dados de altitude. Porém, dentre todos estes, existem 2 cujos dados podem serem utilizados gratuitamente.

Por causa disso, os dados dos mesmos são amplamente utilizados. No caso eu me refiro ao ASTER e SRTM.

Vamos entender melhor estes sensores.

 

ASTER

aster sensoriamento remoto

 

O ASTER (do inglês Advanced Spaceborne Thermal Emission and Reflection Radiometer) é um dos cinco dispositivos de sensoriamento remoto a bordo do satélite Terra.

O mesmo foi lançado pela Nasa em 1999, sendo que desde Fevereiro de 2000 tem coletado dados.

O ASTER fornece imagens de alta resolução da Terra em 14 comprimentos de onda diferentes, variando do espectro visível à luz infravermelha.

A resolução das imagens variam de 15 a 90 metros, sendo que os dados do ASTER são usados para criar mapas de temperatura de superfície, emissividade, reflectividade e elevação.

Veja na imagem abaixo um exemplo de modelo digital de superfície criado com dados ASTER.

modelo digital de superficie dados aster

 

Modelo digital de elevação – SRTM

modelo digital de superficie com sensor SRTM

A Missão Topográfica Radar Shuttle (acrônimo em inglês SRTM) é uma missão espacial que possui como objetivo a obtenção de um modelo digital do terreno da zona da Terra entre 56 °S e 60 °N.

A mesma foi criada com intuito de gerar uma base completa de cartas topográficas digitais terrestre de alta resolução.

A SRTM consiste num sistema de radar especialmente modificado que voou a bordo do Endeavour (ônibus espacial) durante os 11 dias da missão STS-99, em Fevereiro de 2000.

Para adquirir dados de altimetria estereoscópicos, a missão SRTM contou com dois reflectores de antenas de radar. Um reflector-antena estava 60 metros separado do outro graças a um extensor que ampliava a envergadura do shuttle no espaço. A técnica utilizada conjuga software interferométrico com radares de abertura sintética (SAR).

Veja na imagem abaixo um modelo digital de terreno criado com dados SRTM.

MODELO DIGITAL SRTM

 

 

Modelo digital de elevação – Projeto TOPODATA

PROJETO TOPODATA

O projeto Topodata, do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) teve como intuito a criação de um modelo digital de elevação do território brasileiro. O mesmo utilizou dados SRTM disponibilizados pelo USGS na rede mundial de computadores, possuindo uma acurácia de 30 metros.

Um dos grandes legados do projeto TOPODATA é a série de cartas topográficas referentes ao território nacional.

Além disso, a partir do INPE é possível baixar dados SRTM de qualquer lugar do território brasileiro. para isso é só acessar este link.

Também é possível baixar diferentes informações. Leia este PDF produzido pelo laboratório de geotecnologias da UPM caso deseje saber mais a respeito.

 

 

Aplicações dos dados obtidos com as missões ASTER E SRTM

modelo digital de terreno

 

Os dados obtidos com as missões ASTER e SRTM e seus respectivos modelos digitais de elevação servem para diferentes finalidades.

Como exemplos de aplicações temos:

  • Planejamento do uso do espaço agrícola;
  • Manejo de bacias hidrográficas;
  • Gestão ambiental;
  • Zoneamentos ecológicos e;
  • Programas de conservação de florestas e de solo.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

Conheça o Livro de Topografia Mais Completo do Brasil

A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.

O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!

Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.