Superfície Topográfica?

Publicado por Adenilson Giovanini em

O que é a superfície topográfica, como é feito o mapeamento da mesma e como ela é representada na topografia. Isso que você aprenderá com a leitura deste artigo.

 

O que é a superfície topográfica

superfície topográfica

A superfície topográfica nada mais é do que o relevo natural do nosso planeta. Ou seja, as formas da camada externa do nosso planeta.

 

Como é feito o mapeamento da superfície topográfica

mapeamento da superfície topográfica

A Topografia utiliza o plano topográfico para fazer a abstração dos dados da superfície topográfica (universo do mundo real) para o universo do mundo computacional.

A mesma é dividida em topometria e topologia.

A topologia cuida do estudo das formas do relevo terrestre e das leis de sua formação, constituindo a parte artística da Topografia.

topologia

A topometria é a ciência que se preocupa com o processo de abstração de dados, utilizando para isso medições lineares e ângulares.

A mesma é dividida em:

A planimetria, através do levantamento planimétrico, é responsável pela medição de ângulos e distâncias no plano horizontal, de modo a definir a posição dos pontos no terreno, como se todos estivessem no mesmo plano horizontal.

Já a altimetria, através do levantamento altimétrico, cuida da determinação das alturas dos pontos topográficos em relação a um plano de referência, através de medidas no plano vertical.

Desta forma, a mesma faz a determinação da coordenada Z de cada ponto.

Da união da planimetria com a altimetria, temos a planialtimetria, que consiste no mapeamento planimétrico e altimétrico da superfície terrestre (levantamento planialtimétrico) utilizado coordenadas planoretangulares.

 

Representação da superfície topográfica

Representação da superfície topográfica

Uma vez que os dados tenham sido abstraídos do universo do mundo real para o universo do mundo computacional, os mesmos precisam ser representados.

Este processo pode ser feito em:

  • Um software de tratamento de dados, como é o caso do AutoCAD;
  • Um software de processamento de dados Geoespaciais. Como exemplos temos QGIS e ArcGIS e;
  • Um software topográfico.

Dependendo do tipo de levantamento topográfico realizado e do objetivo do mesmo, nós teremos como resultado final determinado produto topográfico.

No caso de um levantamento topográfico planimétrico, teremos a planta planimétrica.

No caso do levantamento altimétrico, teremos planilhas com as cotas.

Já no caso de levantamentos topográficos planialtimétricos, 2 diferentes produtos podem ser gerados:

A principal diferença entre um levantamento planimétrico e de um levantamento planialtimétrico é que um levantamento planiatimétrico possui as curvas de níveis da área mapeada.

 

O que são curvas de níveis

curvas de nível

Curva de nível (ou isoipa) é o nome usado para designar uma linha imaginária que agrupa pontos que possuem mesma altitude. As mesmas são a maneira mais eficiente existente de se representar as irregularidades da superfície terrestre (relevo).

Neste artigo eu abordo de maneira mais detalhada esta temática.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.