Cálculo de coordenadas na topografia?

Publicado por Adenilson Giovanini em

Cálculo de coordenadas na topografia. Você acabou de colocar suas 2 mãos em um artigo definitivo sobre o tema.

Com a leitura do mesmo você irá aprender:

  • Qual o sistema de coordenadas utilizado na topografia;
  • Como é feito o cálculo de coordenadas;
  • Como fazer o cálculo das projeções;
  • Como fazer o calculo dos azimutes.

Prossiga a leitura com máxima atenção.

 

Qual o sistema de coordenadas utilizado na topografia

cálculo de coordenadas

A topografia se baseia na utilização do espaço euclidiano, sendo que a mesma utiliza coordenadas plano retangulares ((X, Y e Z).

A NBR 14.166 traz o seguinte conceito para coordenadas plano retangulares:

Coordenadas cartesianas definidoras da localização planimétrica dos pontos medidos no terreno e representados no plano topográfico do sistema topográfico local, cuja origem está no ponto de tangência deste plano com a superfície de referência adotada pelo Sistema Geodésico Brasileiro – SGB.

A Topografia pode ser dividida em 2 grandes áreas. Planimetria e altimetria.

Veiga, L. A. K. e outros autores trazem o seguinte conceito sobre planimetria e altimetria:

Tradicionalmente o levantamento topográfico pode ser divido em duas partes: o levantamento planimétrico, onde se procura determinar a posição planimétrica dos pontos (coordenadas X e Y) e o levantamento altimétrico, onde o objetivo é determinar a cota ou altitude de um ponto (coordenada Z). A realização simultânea dos dois levantamentos dá origem ao chamado levantamento planialtimétrico.

Ou seja, a planimetria se preocupa com a representação das coordenadas X e Y e a planialtimetria se preocupa com a representação das coordenadas X, Y e Z.

 

Como é feito o cálculo de coordenadas na topografia

álculo de coordenadas na topografia

Com intuito de facilitar o entendimento de como é feito o cálculo de coordenadas na topografia, trarei um exemplo baseado na planimetria.

Ao se efetuar um levantamento topográfico, o que o profissional fará é a abstração dos dados do universo do mundo real para o universo do mundo computacional.

Para que este processo seja possível, uma vez que tenha chegado na área que deve ser mapeada, a primeira coisa que o profissional deve fazer é a implantação do apoio topográfico.

A NBR 13.133 traz o seguinte conceito para apoio topográfico:

Conjunto de pontos, materializados no terreno, que proporciona aos levantamentos topográficos o controle de posição em relação à superfície terrestre determinada pelas fronteiras do país, referenciando-os ao datum planimétrico do país.

Ou seja, ao chegar na área que deve ser mapeada, a primeira coisa que você deve fazer é a implantação de piquetes ou marcos geodésicos que irão amarrar o levantamento topográfico ao terreno.

Uma vez feito isso, você deve fazer o levantamento dos dados propriamente ditos.

 

Exemplo prático mostrando o cálculo de coordenadas na topografia

Olhe para a imagem abaixo.

cálculo de coordenadas topografia

Digamos que você foi contratado para fazer o levantamento planimétrico desta área, sendo que você deve fazer o mapeamento da mesma para que o engenheiro tenha as coordenadas exatas do terreno.

Uma vez no terreno, a primeira coisa que você fará é a locação de um piquete (apoio topográfico) que amarrará o levantamento topográfico ao terreno.

feito isso, você instalará a estação total sobre o mesmo e orientará a mesma utilizando o azimute.

Olhe para a imagem abaixo. Digamos que você tenha instalado a estação total no ponto Est 01.

instalação da estação total

Em seguida, você irá orientar a estação total utilizando o Azimute.

Ou seja, como a estação total utiliza coordenadas plano retangulares, ao fazer isso, você criará no software da estação total um sistema de coordenadas cuja origem (ponto de coordenadas 0 para o eixo X e 0 para o eixo Y) é o ponto sobre o qual você instalou a estação total.

Uma vez que a estação total foi instalada, você poderá solicitar que o prismeiro se desloque até os pontos de interesse, para que você efetue as visadas.

Como resultado final do mapeamento do lote, você terá as seguintes coordenadas. Est 01 – 0,0;

  • P1 – 0,80;
  • P2 – 100,80;
  • P3 – 100,0.

coordenadas dos pontos

Naturalmente este é só um exemplo. Se você fizesse leituras a campo, dificilmente obteria valores cheios.

O importante é que você entenda que o que a estação total fez foi abstrair matematicamente valores do mundo real para o universo do mundo computacional, utilizando para isso coordenadas plano retangulares.

 

Cálculo de coordenadas – Como calcular as projeções

Uma vez que você tenha feito a visada com a estação total, a mesma normalmente solicita qual o tipo de dado que você deseja armazenar.

Se coordenadas, projeções, distâncias inclinadas ou distâncias planas.

Normalmente o que é utilizado são as coordenadas, pois as mesmas possibilitam o cálculo direto de distâncias e da área.

Porém, dependendo da aplicação é necessário calcular-se as projeções, sendo que de acordo com Veiga e outros autores (livro fundamentos de topografia – página 139), as mesmas são dadas pelas fórmulas abaixo:

Projeção no eixo X (PX) = distância * seno do Azimute;
Projeção no eixo Y (PY) = distância * cosseno do Azimute.

Veja na imagem abaixo o exemplo presente no livro Fundamentos de Topografia.

cálculo das projeções

Perceba que temos as projeções sobre o eixo X (x1 a x6) e, as projeções sobre o eixo Y (y1 a y6).

 

Como calcular os azimutes a partir das coordenadas dos pontos

cálculo do azimute a partir das projeções

Perceba que para a obtenção de dados com uma estação total, uma etapa essencial é a orientação da estação. Procedimento este normalmente feito utilizando-se o azimute.

Porém, caso você tenha apenas as coordenadas dos pontos, poderá calcular os azimutes a partir das mesmas.

Para isso, de acordo com Veiga e outros autores é só você utilizar as fórmulas abaixo.

cálculo de coordenadas - formulas para o cálculo do azimute

Lembrando que o Azimute de uma direção é medido a partir do Norte, no sentido horário, varia de 0º a 360º e consiste no ângulo formado entre a meridiana de origem que contém os polos, magnéticos ou geográficos, e a direção considerada.

Para realizar posterior análise de quadrante, é importante que ∆X e ∆Y sejam obtidos fazendo-se sempre a coordenada do segundo ponto menos a coordenada do primeiro.

analise do quadrante

Na figura acima observa-se que as projeções ∆X e ∆Y da direção 0-1 sobre os eixos cartesianos X e Y são positivas. Analogamente, para a direção 0-2, a projeção sobre o eixo X é positiva e sobre o eixo Y é negativa.

Considerando-se a direção 0-3, verifica-se que ambas as projeções são negativas. E, a direção 0-4 apresenta a projeção sobre o eixo X negativa e sobre o eixo Y positiva.

Lembrando que eu possuo uma série de cursos e de livros práticos. Se você que MERGULHAR FUNDO e aprender com exemplos práticos, acesse este link e conheça os mesmos.

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos

A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.

O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!

Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.