Levantamento planimétrico: o que é?

Publicado por Adenilson Giovanini em

O que é o levantamento planimétrico, qual o objetivo do mesmo, quais equipamentos que podem serem utilizados, quais os produtos oriundos do levantamento topográfico planialtimétrico e quais as etapas de um levantamento topográfico planialtimétrico?

É isso que você aprenderá com este artigo.

 

O que é o levantamento planimétrico

levantamento planimétrico com estação total

O levantamento planimétrico é um dos 6 diferentes tipos de levantamentos topográficos existentes. São eles:

 

A NBR 13.133 trás a conceituação dos diferentes métodos de levantamento de dados listados acima, sendo que a mesma define o levantamento planimétrico como:

Conjunto de métodos e processos que, através de medições de ângulos horizontais e verticais, de distâncias horizontais, verticais e inclinadas, com instrumental adequado à exatidão pretendida, primordialmente, implanta e materializa pontos de apoio no terreno, determinando suas coordenadas topográficas. A estes pontos se relacionam os pontos de detalhes visando à sua exata representação planimétrica numa escala predeterminada e à sua representação altimétrica por intermédio de curvas de nível, com eqüidistância também predeterminada e/ ou pontos cotados.

 

Ou seja, todo levantamento topográfico planimétrico possui 2 etapas:

  1. Implantação de pontos ou marcos de apoio no terreno;
  2. Determinação das coordenadas topográficas (que é o levantamento dos dados propriamente ditos).

Na realidade, todo mapeamento topográfico, seja ele planimétrico, altimétrico ou planialtimétrico utiliza as etapas listadas acima.

A título de curiosidade, a NBR 13.133 trás o seguinte conceito para levantamento topográfico:

Levantamento exploratório do terreno com a finalidade específica de seu reconhecimento, sem prevalecerem os critérios de exatidão.

Ou seja, todo levantamento que possua como objetivo o reconhecimento do terreno será um levantamento topográfico.

Porém, para um levantamento topográfico ser um levantamento topográfico planimétrico, precisa seguir uma série de critérios técnicos e utilizar equipamentos que garantam a exatidão pretendida.

 

Qual o objetivo do levantamento planimétrico

objetivo do levantamento planimétrico

O grande objetivo de um levantamento topográfico é a determinação das medidas lineares e angulares de uma determinada fração de terras.

Perceba que quando ouvimos o termo levantamento topográfico, logo pensamos no cálculo da área e do perímetro de determinada poligonal.

Isso pode fazer com que você caia no erro de não lembrar que, para o cálculo da área e do perímetro, se faz necessário o cálculo dos diferentes ângulos e distâncias.

Logo, o que um levantamento topográfico faz é determinar as diferentes medidas lineares e angulares, que por sua vez, possibilitarão o cálculo da área.

Para você saber: inclusive este é o método utilizado pelos diferentes softwares da área. Os mesmos calculam os diferentes ângulos e distâncias, sendo que o AutoCAD utiliza o método de Gauss.

Lembrando que a área é calculada no plano topográfico local. Neste artigo eu falo mais sobre este tema.

 

 

Quais equipamentos que podem serem utilizados no levantamento planimétrico

levantamento de dados a campo

Os equipamentos que podem serem utilizados no levantamento topográfico planialtimétrico são:

Naturalmente, os procedimentos técnicos adequados devem serem utilizados, garantindo assim, ótimas precisões e acurácias.

 

Quais método de levantamento podem serem utilizados no levantamento topográfico planimétrico

poligonal fechada

Todo levantamento topográfico precisa obedecer certos critérios e seguir determinadas etapas que dependerão:

  • Do tamanho da área;
  • Do relevo e;
  • Da precisão requerida pelo projeto.

Desta maneira, as etapas de um levantamento topográfico normalmente são:

Lembrando que hoje em dia toda a parte de cálculo é feita em um software da área. Antes do advento das estações totais, dos receptores GNSS e dos poderosos softwares existentes atualmente, todos os cálculos eram feitos no braço. Procedimento que incluía a verificação dos erros angulares e lineares.

Os métodos de levantamento de dados aceitos para o levantamento da poligonal são:

Segue a descrição tirada da apostila de Topografia de autoria da Professora Maria Cecília Bonato Brandalize (PUC-PR) de cada um dos diferentes métodos de levantamento de dados aceitos pela legislação:

 

Levantamento por Irradiação

Segundo ESPARTEL (1977), o Método da Irradiação também é conhecido como método da Decomposição em Triângulos ou das Coordenadas Polares.

É empregado na avaliação de pequenas superfícies relativamente planas.

Uma vez demarcado o contorno da superfície a ser levantada, o método consiste em localizar, estrategicamente, um ponto (P), dentro ou fora da superfície demarcada, e de onde possam ser avistados todos os demais pontos que a definem.

Assim, deste ponto (P) são medidas as distâncias aos pontos definidores da referida superfície, bem como, os ângulos horizontais entre os alinhamentos que possuem (P) como vértice.

A medida das distâncias poderá ser realizada através de método direto, indireto ou eletrônico e a medida dos ângulos poderá ser realizada através do emprego de teodolitos óticos ou eletrônicos.

A precisão resultante do levantamento dependerá, evidentemente, do tipo de dispositivo ou equipamento utilizado.

A figura a seguir ilustra uma superfície demarcada por sete pontos com o ponto (P) estrategicamente localizado no interior da mesma. De (P) são medidos os ângulos horizontais (Hz1 a Hz7) e as distâncias horizontais (DH1 a DH7).

método da irradiação no levantamento planimétrico

De cada triângulo (cujo vértice principal é P) são conhecidos dois lados e um ângulo. As demais distâncias e ângulos necessários à determinação da superfície em questão são determinados por relações trigonométricas.

Este método é muito empregado em projetos que envolvem amarração de detalhes e na densificação do apoio terrestre para trabalhos topográficos e fotogramétricos.

 

Levantamento por Interseção

Segundo ESPARTEL (1977), o Método da Interseção também é conhecido como método das Coordenadas Bipolares.

É empregado na avaliação de pequenas superfícies de relevo acidentado.

Uma vez demarcado o contorno da superfície a ser levantada, o método consiste em localizar, estrategicamente, dois pontos (P) e (Q), dentro ou fora da superfície demarcada, e de onde possam ser avistados todos os demais pontos que a definem.

Assim, mede-se a distância horizontal entre os pontos (P) e (Q), que constituirão uma base de referência, bem como, todos os ângulos horizontais formados entre a base e os demais pontos demarcados.

A medida da distância poderá ser realizada através de método direto, indireto ou eletrônico e a medida dos ângulos poderá ser realizada através do emprego de teodolitos óticos ou eletrônicos.

A precisão resultante do levantamento dependerá, evidentemente, do tipo de dispositivo ou equipamento utilizado.

A figura a seguir ilustra uma superfície demarcada por sete pontos com os pontos (P) e (Q) estrategicamente localizados no interior da mesma. De (P) e (Q) são medidos os ângulos horizontais entre a base e os pontos (1 a 7).

intersecção no levantamento planimétrico

De cada triângulo são conhecidos dois ângulos e um lado (base definida por PQ). As demais distâncias e ângulos necessários à determinação da superfície em questão são determinados por relações trigonométricas.

 

Levantamento por Caminhamento

Segundo ESPARTEL (1977) este é o método utilizado no levantamento de superfícies relativamente grandes e de relevo acidentado. Requer uma quantidade maior de medidas que os descritos anteriormente, porém, oferece maior confiabilidade no que diz respeito aos resultados.

….

As poligonais utilizadas no caminhamento podem serem:

  1. Aberta: o ponto inicial (ponto de partida ou PP) não coincide com o ponto final (ponto de chegada ou PC).
  2. Fechada: o ponto de partida coincide com o ponto de chegada (PP º PC).
  3. Apoiada: parte de um ponto conhecido e chega a um ponto também conhecido. Pode ser aberta ou fechada.
  4. Semi Apoiada: parte de um ponto conhecido e chega a um ponto do qual se conhece somente o azimute. Só pode ser do tipo aberta.
  5. Não Apoiada: parte de um ponto que pode ser conhecido ou não e chega a um ponto desconhecido. Pode ser aberta ou fechada.

Quais os produtos oriundos do levantamento topográfico planimétrico

O produto topográfico mais comum é a planta planimétrica. Veja um exemplo de planta planimétrica na imagem abaixo:

planta para retificação de área

Porém, dependendo das características do projeto, o contratante pode querer os dados em um arquivo dwg, dxf, shapefile, ou algum outro formato de arquivo.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Cadastral Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos

A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.

O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!

Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.