Levantamento topográfico por irradiação?

Publicado por Adenilson Giovanini em

O levantamento topográfico por irradiação juntamente com a poligonação é um dos diferentes métodos de levantamento topográfico aceitos pela legislação.

Vantagens do levantamento topográfico por irradiação

vantagens do levantamento por irradiação

O levantamento topográfico por irradiação, também é conhecido como método da Decomposição em Triângulos ou das Coordenadas Polares (ESPARTEL, 1977), sendo que o mesmo baseia-se na utilização do plano topográfico para a determinação de pequenas superfícies.

Devido as suas características, este método possibilita um grande ganho de produtividade no levantamento de pequenas áreas, sendo muito utilizado para o levantamento de terrenos urbanos e demais serviços cadastrais.

Enfim pode ser utilizado para levantamentos planimétricos, altimétricos e planialtimétricos, possibilitando grande ganho de produtividade em pequenas áreas.

 

Como funciona este método de levantamento de dados

funcionamento levantamento por irradiação

O procedimento de obtenção de dados consistem em uma vez demarcado o contorno da superfície a ser levantada, locar-se a estação total em posição estratégica e a partir desta fazer-se uma série de visadas no prisma, enquanto que um ou mais auxiliares se descolam pelos pontos de interesse.

Na imagem abaixo você pode ver o levantamento de uma curva existente em uma estrada. Perceba como que com a colocação de 6 pontos é possível representar-se perfeitamente a mesma.

 

levantamento por irradiação em estrada

Perceba também como que a partir de uma única estação o operador da estação total consegue fazer visada de todos os pontos de interesse.

Naturalmente, caso seja necessário o operador irá utilizar 2 ou mais bases, fazendo a troca de estação entre as mesmas.

Porém, como disse, este é um ótimo método para ser utilizado em áreas pequenas. A utilização do mesmo em áreas maiores, quando comparada a utilização e receptores GNSS, torna o levantamento por irradiação um método pouco produtivo.

 

Utilização do levantamento topográfico por irradiação em propriedades rurais e urbanas

utilização do levantamento topográfico por irradiação

 

O levantamento topográfico por irradiação ainda é bastante utilizado em propriedades de pequeno porte e por causa do problema de multicaminhamento existente na obtenção de dados com receptores GNSS, é um método altamente aceitável e produtivo para a realização de serviços que envolvam topografia cadastral urbana.

O levantamento de áreas com a utilização do método de irradiação exige que inicialmente o agrimensor adote um ângulo e um ponto cujas coordenadas podem serem conhecidas ou arbitrárias.

Irradiação

A partir deste ponto inicial, realizando-se uma série de visadas é possível determinar-se:

  • Os diferentes ângulos e distâncias;
  • As coordenadas dos demais pontos e;
  • A área da propriedade.

irradiação topografia

Veja na imagem abaixo um exemplo de local ótimo para a instalação do equipamento ao efetuar-se um levantamento topográfico planimétrico pelo método da irradiação.

Perceba que o equipamento fica estacionado sobre um ponto e faz-se uma série de visadas dos pontos de interesse, medindo-se direções e distâncias para cada elemento a ser representado.

Levantamento dos dados - levantamento topográfico por irradiação

 

Cuidados ao se realizar um levantamento topográfico por irradiação

irradiação

Ao se realizar um levantamento topográfico por irradiação, os principais cuidados que você deve ter são:

1: quanto a realização de visadas longas, Isso porque ao realizar visadas superiores 300 metros a interferência da reflectância e da pressão atmosféricas costumam ser maior.

2: Na realização de trocas de estação. Este é um erro que todo profissional que operou uma estação já cometeu.

Neste artigo eu mostro 6 erros cometidos ao se operar estações totais.

Lembrando que caso você deseje aprender a operar estações totais profissionalmente, eu possuo o Treinamento Estação Total na Prática, no qual ensino de maneira passo a passo a operar estações totais.

curso estação total na prática

Para conhecer melhor o mesmo e os bônus disponibilizados juntamente com ele é só clicar neste link.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Cadastral Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos

A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.

O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!

Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.