levantamento topográfico planimétrico?

Publicado por Adenilson Giovanini em

O levantamento topográfico planimétrico é um dos 6 diferentes tipos de levantamentos topográficos existentes.

Os outros 5 métodos de levantamento topográfico são:

Todos estes diferentes tipos de levantamentos topográficos estão descritos na NBR 13.133, sendo que a mesma trás a seguinte definição para o levantamento topográfico planimétrico:

“Levantamento dos limites e confrontações de uma propriedade, pela determinação do seu perímetro, incluindo, quando houver, o alinhamento da via ou logradouro com o qual faça frente, bem como a sua orientação e a sua amarração a pontos materializados no terreno de uma rede de referência cadastral, ou, no caso de sua inexistência, a pontos notáveis e estáveis nas suas imediações. Quando este levantamento se destinar à identificação dominial do imóvel, são necessários outros elementos complementares, tais como: perícia técnico-judicial, memorial descritivo, etc.”

Ou seja, o levantamento topográfico planialtimétrico nada mais é do que o levantamento normalmente realizado para a determinação da área e do perímetro dos imóveis rurais.

O mesmo consiste em, com a utilização de um equipamento ou metodologia adequada, percorrer-se o perímetro da propriedade, levantando-se suas mudanças de ângulos verticais e horizontais e as distâncias.

Resultado final obtido com a realização do levantamento topográfico planimétrico

O resultado final do levantamento topográfico planimétrico será formado pela planta e pelo o memorial descritivo do imóvel.

Peças técnicas estas exigidas pelos profissionais de registro de imóveis em todos os diferentes levantamento cadastrais.

Veja na imagem abaixo uma planta que eu mesmo produzi após realizar o levantamento do perímetro de um imóvel rural.

levantamento topográfico planimétrico - Planta obtida com o levantamento dos dados

No caso, esta é uma das diferentes plantas que eu ensino a produzir no Curso de Confecção de Plantas Para Topografia Cadastral.

curso de autocad topografia

 

Caso deseje conhecer melhor o mesmo é só clicar neste link.

Já nesta segunda imagem você pode ver um modelo de memorial descritivo.

memorial descritivo para levantamento topográfico planimétrico Neste artigo eu mostro o que é, para que serve e os diferentes tipos de memoriais descritivos existentes.

Técnicas utilizadas no levantamento topográfico planimétrico

técnicas utilizadas no levantamento topográfico planimétrico Os métodos de levantamentos de dados aceitos pela legislação são:

Vamos entender mais detalhadamente estes 2 métodos.

Poligonação

A poligonação é um dos levantamentos topográficos mais utilizados na topografia cadastral.

Esta técnica normalmente é utilizada principalmente para a determinação de pontos de apoio planimétricos.

Uma poligonal consiste em uma série de linhas consecutivas onde são conhecidos os comprimentos e direções, obtidos através de medições em campo (Veiga Et. Al. Apostila de Topografia, 2007 – Link: https://pt.scribd.com/doc/135557040/Fundamentos-de-Topografia)

O método normalmente utilizado para o levantamento de uma poligonal é o levantamento perimétrico, sendo que no mesmo o profissional, tendo como base um azimute de partida, percorre um itinerário pré definido, medindo todas as mudanças de ângulo e lados.

Desta maneira, a partir das coordenadas do ponto de partida é possível calcular-se as coordenadas de todos os pontos que formam esta poligonal.

levantamento topográfico planimétrico - levantamento de uma poligonal

A NBR 13133 (ABNT, 1994) classifica as poligonais em principal, secundária e auxiliar:

  • Poligonal principal: poligonal que determina os pontos de apoio topográfico de primeira ordem;
  • Poligonal secundária: aquela que, apoiada nos vértice da poligonal principal determina os pontos de apoio topográfico de segunda ordem;
  • Poligonal auxiliar: poligonal que, baseada nos pontos de apoio topográfico planimétrico, tem seus vértices distribuídos na área ou faixa a ser levantada, de tal forma que seja possível coletar, direta ou indiretamente, por irradiação, interseção ou ordenadas sobre uma linha de base, os pontos de detalhes julgados importantes, que devem ser estabelecidos pela escala ou nível de detalhamento do levantamento.

As poligonais levantadas em campo também se classificam em:

  • Fechadas;
  • Enquadradas ou;
  • Abertas.

 

Poligonal fechada

Uma poligonal fechada parte de um ponto com coordenadas conhecidas e retorna ao mesmo ponto. Sua principal vantagem é permitir a verificação dos erros angulares e lineares.

Poligonal fechada

Poligonal enquadrada

Uma poligonal enquadrada parte de dois pontos com coordenadas conhecidas e acaba em outros dois pontos com coordenadas conhecidas. Com isso a mesma possibilita a verificação dos erros de fechamento angular e linear.

Poligonal enquadrada

Poligonal aberta

Uma poligonal aberta parte de um ponto com coordenadas conhecidas e acaba em um ponto cujas coordenadas deseja-se determinar.

Poligonal aberta Devido a estas características não é possível determinar-se os erros de fechamento. Logo, ao utilizar este tipo de poligonal você deve tomar todos os cuidados necessários para evitar erros.

Irradiação

irradiação topografia O levantamento de dados através do método de irradiação consiste em, a partir de uma linha de referência conhecida, medir um ângulo e uma distância.

O mesmo é semelhante a um sistema de coordenadas polares, que pode ser visto na imagem abaixo.

irradiação no levantamento topográfico planimétrico

Sendo que a distância pode ser obtida utilizando-se uma trena, distanciômetro eletrônico, estação total ou através de métodos taqueométricos.

Ao efetuar-se um levantamento topográfico planimétrico pelo método da irradiação, o equipamento fica estacionado sobre um ponto e faz-se uma série de visadas dos pontos de interesse, medindo-se direções e distâncias para cada elemento a ser representado.

Levantamento dos dados por irradiação

Vídeo a respeito do assunto.


Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Conheça o Curso de Georreferenciamento de Imóveis Rurais Mais Completo do Brasil

curso de georreferenciamento

O Método Georreferenciamento Sem Mistérios é:

  • Um curso SIMPLES, FÁCIL, PRÁTICO, EFICAZ e direto ao ponto!
  • Sem pré-requisitos e SEM ENROLAÇÃO!
  • Aprenda através de EXEMPLOS REAIS!
  • Linguagem FÁCIL e voltada para a PRÁTICA!
  • Evolua Do ZERO ao EXPERT DOMINANTE e vá diretamente para a prática, prestando serviços de altíssima qualidade e com segurança!

 

Mais de 207 profissionais já participaram do curso

alunos do curso de georreferenciamento de imoveis rurais

 

depoimento aluno do curso georreferenciamento

 

 

levantamento topográfico planimétrico - francisco

 

 

depoimento Leonato

 

depoimento do Eduardo Cabral

 

seta

 

levantamento topográfico planimétrico - georreferenciamento curso

 

seta

 

 

 

Bônus Que Você ganhará Juntamente Com o Curso

levantamento topográfico planimétrico - curso georreferenciamento

  • Curso Como Orçar Serviços Topográficos;
  • Curso de Topograph 98;
  • Curso de Cartografia e Transformação de Dados;
  • Curso de Confecção de Plantas Topográficas;
  • Curso de Operador de Receptores GNSS;
  • Curso de Legislação Cadastral e Produção de Peças Técnicas.

Com estes bônus você terá todos os conhecimentos necessários para ter um escritório de topografia de sucesso.

Você saberá:

  • Operar receptores GNSS;
  • Fazer o tratamento dos dados;
  • Produzir as diferentes plantas necessárias;
  • Produzir as diferentes peças técnicas necessárias e;
  • Como proceder na prestação dos diferentes serviços (levantamento de área, desmembramento, remembramento, retificação, levantamentos para usucapião, georreferenciamento, entre outros).

seta

 

curso de georreferenciamento rural

 

seta

 

levantamento topográfico planimétrico - curso georreferenciamento

 

seta

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.