Levantamento planimétrico cadastral?

Publicado por Adenilson Giovanini em

O que é o levantamento planimétrico cadastral, qual o objetivo do mesmo, quais equipamentos que podem serem utilizados, quais os produtos oriundos do mesmo, quais as etapas e aplicações de um levantamento topográfico planialtimétrico cadastral?

É isso que você aprenderá com este artigo.

 

O que é o levantamento planimétrico cadastral?

O levantamento planimétrico cadastral é um dos 6 diferentes tipos de levantamentos topográficos existentes. São eles:

No caso, a NBR 13.133 define levantamento topográfico como sendo:

Levantamento exploratório do terreno, com a finalidade específica de seu reconhecimento, sem prevalecerem os critérios de exatidão.

Para o levantamento topográfico planimétrico, a NBR 13.133 trás a seguinte definição:

Levantamento dos limites e confrontações de uma propriedade, pela determinação do seu perímetro, incluindo, quando houver, o alinhamento da via ou logradouro com o qual faça frente, bem como a sua orientação e a sua amarração a pontos materializados no terreno de uma rede de referência cadastral, ou, no caso de sua inexistência, a pontos notáveis e estáveis nas suas imediações.
Quando este levantamento se destinar à identificação dominial do imóvel, são necessários outros elementos complementares, tais como: perícia técnico-judicial, memorial descritivo, etc.

Perceba que o objetivo de um levantamento topográfico planimétrico é a determinação do perímetro de uma propriedade, o qual é feito mediante o levantamento dos limites e confrontações da mesma.

Já para o levantamento topográfico planimétrico cadastral, a NBR 13.133 trás a seguinte definição:

Levantamento planimétrico acrescido da determinação planimétrica da posição de certos detalhes visíveis ao nível e acima do solo e de interesse à sua finalidade, tais como: limites de vegetação ou de culturas, cercas internas, edificações, benfeitorias, posteamentos, barrancos, árvores isoladas, valos, valas, drenagem natural e artificial, etc. Estes detalhes devem ser discriminados e relacionados nos editais de licitação, propostas e instrumentos legais entre as partes interessadas na sua execução.

 

Qual o objetivo do levantamento planimétrico cadastral?

planta de um levantamento topográfico planimétrico

Fonte da imagem: http://acruzengenharia.com.br

Com base na definição presente na NBR 13.133, podemos concluir que o grande objetivo do levantamento topográfico planimétrico é o levantamento detalhado de determinada fração de terras.

Este tipo de levantamento topográfico normalmente serve de base em processos de tomada de decisão.

Conforme a própria NBR 13.133 trás, os detalhes que serão mapeados devem serem definidos em etapa prévia ao levantamento topográfico, sendo que é a parte contratante que deve definir quais elementos naturais e/ou artificiais que serão mapeados.

 

Quais equipamentos que podem serem utilizados no levantamento planimétrico cadastral?

posicionamento pelo gnss no levantamento topográfico

Entre os equipamentos que podem serem utilizados no levantamento topográfico planimétrico cadastral estão:

Veja bem, eu adicionei teodolitos a esta lista, pois os mesmos possibilitam o mapeamento planialtimétrico cadastral. Porém, na prática não é o que se faz, uma vez que a utilização destes equipamentos exige cálculos complexos e possui uma baixa produtividade no levantamento de dados.

Os equipamentos normalmente utilizados são estações totais e receptores GNSS.

Quanto a utilização do sensoriamento remoto, o mesmo também pode ser utilizado. Por exemplo, pode-se utilizar imagens de satélite de alta resolução ortorretificadas e georreferenciadas. Ou ainda, imagens obtidas com drones ou com aviões.

Com isso, é possível a composição de um banco de dados georreferenciado, através de programas de Geoprocessamento do tipo SIG (sistemas de Informações Geográficas) ou CAD (desenho assistidos por computador).

Porém, conforme Ribeiro, M. e Boscotto, F. mostram, o sensoriamento remoto não substitui levantamentos topográficos, que são mais precisos e detalhados, auxiliando os mesmos.

Por exemplo, em um processo de atualização cadastral, o sensoriamento remoto auxilia a equipe de trabalho do município durante a obtenção de dados a campo.

 

Quais os produtos oriundos do levantamento planimétrico cadastral

levantamento topográfico planimétrico cadastral

Fonte: https://fotos.habitissimo.com.br/

O principal dos produtos oriundos de uma levantamento topográfico planimétrico cadastral é a planta topográfica.

Porém, dependendo das características do projeto, outros produtos podem serem solicitados. Como exemplos temos:

  • Arquivos do tipo dwg, dxf e/ou shapefile;
  • SIGs.

 

Quais as etapas de um levantamento topográfico planimétrico cadastral?

etapas do levantamento planimétrico

As etapas de um levantamento planimétrico cadastral se resumem a:

  1. Reunião com o cliente;
  2. Planejamento para a ida a campo;
  3. Obtenção de dados a campo;
  4. Descarregamento e tratamento dos dados;
  5. Vetorização e produção dos resultados finais;
  6. Entrega do resultado final para o cliente.

Lembrando que em etapa prévia ao levantamento dos dados, tendo como base os objetivos do levantamento topográfico cadastral é que os equipamentos, métodos e utilizados, bem como as feições que serão mapeadas devem serem definidas.

 

Aplicações de um levantamento topográfico planimétrico cadastral

levantamento planialtimétrico

Uma vez que normalmente os profissionais vão a campo com um equipamento planialtimétrico (ou seja, que além das coordenadas x e y, também obtém a coordenada z), na prática raramente um levantamento é planimétrico cadastral.

O que é amplamente utilizado são os levantamentos planialtimétricos cadastrais, sendo que entre as principais aplicações do levantamento topográfico planialtimétrico cadastral, temos:

  • Desenvolvimento de projetos da indústria mineral;
  • Construção de estações de tratamento de esgotos (ETE), centrais hidrelétricas e de complexos industriais;
  • Abertura de estradas vicinais, avenidas, ruas e rodovias;
  • Construção de barragens, lagos e açudes;
  • Desenvolvimento de redes de água e esgoto e;
  • Execução de obras de engenharia diversas (viadutos, pontes, etc.).

A realização do levantamento planialtimétrico cadastral é uma etapa essencial em toda e qualquer obra de engenharia, possuindo um custo irrisório quando comparado as vantagens de sua realização.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Cadastral Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos

A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.

O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!

Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.