Estação Total Robótica?

Publicado por Adenilson Giovanini em

Estação total robótica, você acabou de colocar suas 2 mãos em um artigo definitivo sobre o tema.

Com a leitura do mesmo, você aprenderá:

  • O que é uma estação total robótica;
  • Como uma estação total robótica funciona;
  • Qual a precisão dos dados obtidos com estações totais;
  • Quais os diferentes tipos de estações totais existentes;
  • E muito mais.

Prossiga a leitura com máxima atenção.

 

O que é uma estação total robótica

o que é uma estação total robótica

A estação total robótica é um equipamento topográfico oriundo da evolução tecnológica.

Uma estação total robótica possibilita a realização de uma série de tarefas de maneira automática. Ou seja, sem a interferência humana. Como exemplos temos:

  • Procurar um prisma;
  • Encontrar o mesmo;
  • Centralizar;
  • Realizar a obtenção de dados e;
  • Acompanhar o deslocamento do prisma enquanto o operador de campo se movimenta.

Muito mais do que isso, uma estação total robótica possibilita que você faça uma série de configurações, programando a mesma para obter dados quando determinado evento acontecer.

Com isso, a mesma realizará medições de maneira automática. Procedimento este que pode ser utilizado, por exemplo, para a medição de determinada área.

Desta maneira, ao iniciar o levantamento dos dados, você irá configurar a estação total para que a mesma faça a leitura a cada intervalo de o tempo e/ou distância.

Uma vez feita esta configuração, você não precisará apertar o botão de medição. Perceba que uma estação total robótica possui várias vantagens quando comparada a uma estação total comum.

Antes de mergulharmos mais fundo nestas vantagens, vamos entender melhor o que é uma estação total e como foi que surgiram as estações totais robóticas.

 

Estação total robótica – O que é uma estação total de topografia

estação topografia

A estação total, também conhecida como taqueômetro eletrônico é um instrumento que mede ângulos e distâncias.

Na realidade, as estações totais nada mais são do que o resultado da união de um teodolito com um distanciômetro eletrônico em um único equipamento.

Toda estação total possui um software interno, sendo que, com isso, as mesmas conseguem armazenar dados e executar cálculos com os mesmos.

 

Como uma estação total funciona?

topografia estação total de topografia

Para a obtenção de dados, a estação total de topografia utiliza um feixe de raios laser, o qual é emitido, bate em um prisma e volta até a estação total.

funcionamento estação topografia

O tempo que o raio demora entre sua emissão e a chegada de volta na estação total e o ângulo de rotação da mesma possibilitam que o computador interno calcule o ângulo e a distância do ponto.

No caso, a estação total se baseia na utilização do plano topográfico, utilizando o espaço euclidiano, sendo que a mesma utiliza coordenadas plano retangulares (X, Y e Z).

Neste artigo eu explico de maneira detalhada como que uma estação total de topografia faz a determinação de coordenadas.

cálculo de coordenadas

Uma vez que o usuário tenha obtido os dados de todos os pontos de interesse é só o mesmo baixar os dados para um computador, levar os mesmos para um ambiente CAD e fazer os desenhos e cálculos necessários.

 

Partes de uma estação total

Na imagem abaixo, você pode ver uma estação DTM-652 da Nikon. Na mesma é possível ver as diferentes partes que compõem uma estação. Partes de uma estação total de topografia

Vamos analisar cada uma das diferentes partes e ver quais que são as funções das mesmas. Para isso, vamos começar pela parte superior esquerda da tela do computador e avançar em sentido horário.

1 – Teclas de montagem da bateria: como o próprio nome diz, servem para a montagem da bateria.

2 – Marca de alinhamento: serve para alinhar a estação total de topografia.

3- Chamada vertical: também conhecido como “parafuso de chamada da vertical”. O mesmo serve para fazer o ajuste fino do equipamento na vertical, colocando-se o mesmo bem sobre o prisma.

4 – Trava da vertical: serve para uma vez que o equipamento esteja bem sobre o ponto, travar o mesmo.

5 – Trava da base: serve para travar e destravar a base, possibilitando que a estação total seja retirada da mesma, ficando-se apenas com a base de nivelamento. Nem todas as marcas e modelos de estação total possibilitam a separação da estação de sua base.

6 – Marca de alinhamento: serve para alinhar a estação total de topografia.

7 – Tela e teclado na face 1: possibilita a configuração interna do equipamento e a obtenção de dados.

8 – Bolha tabular: a mesma serve para fazer-se o nivelamento da estação total. Além desta bolha, a estação total também possui um nível de cantoneira em sua base de nivelamento.

9 – Cobertura do retículo: como o próprio nome diz, serve para a cobertura do retículo da estação total.

10 – Anel de dioptrias: possibilita o ajuste do foco do equipamento.

11 – Ocular da luneta: possibilita a visualização do prisma.

12 – Anel de focalização: é utilizado no processo de focalização do prisma.

13 – Mira óptica (buscador): possibilita a colocação do equipamento mais ou menos sobre o ponto, facilitando o processo de obtenção de dados.

 

Estação total robótica – Os diferentes tipos de estações totais existentes

tipos de estação total de topografia

Com o passar do tempo e com os avanços tecnológicos as estações totais se dividiram em uma vasta gama de equipamentos. Desta maneira temos estações totais:

Desta maneira, uma estação total com um laser scanner acoplado consegue realizar o escaneamento de até 26 mil pontos por segundo.

Naturalmente, o preço varia muito, existindo equipamentos que custam menos de R$ 10.000,00 reais, até equipamentos que custam no entorno de R$ 100.000,00 reais.

 

Estação total robótica – Benefícios

Quando comparada a uma estação total comum, uma estação total robótica possibilita uma grande produtividade, permitindo que o operador não precise da ajuda de prismeiros.

Naturalmente, em locais que exista a passagem de pessoas, um colaborador terá que ficar próximo a estação. Isso porque este é um equipamento visado por ladrões.

Porém, mesmo assim, a produtividade é bem maior do que a obtida com uma estação total simples.

As estações totais robóticas também possuem uma série de algoritmos avançados e um ambiente CAD, de certa maneira que o profissional pode ainda a campo, conferir se as medidas estão certas.

de acordo com artigo produzido pela empresa Santiago e Cintra, as estações robóticas também são compatíveis com vários aplicativos, os quais servem de apoio ao trabalho, possibilitando a obtenção de uma maior versatilidade na realização de procedimentos a campo.

 

Precisão dos dados

levantamento topográfico com estação total de topografia

É importante que você saiba que existe toda uma série de classificações e de acurácias, as quais uma estação total deve obedecer.

A NBR que aborda esta temática é a 13.133. Na página 7 a mesma trás uma tabela com as classificações das estações totais.

nbr 13133 - classificações de uma estação total de topografia

Perceba que de acordo com a precisão, existem 3 categorias de estações totais. Ao comprar uma estação total é aconselhável que você sempre leve esta tabela em consideração.

No existem modelos de estação total robótica com precisão angular de 0,5” e precisão Linear inferiores a 1 mm + 1 ppm.

Vídeo a respeito do assunto.

 

 

Continue seus estudos a respeito do tema

Estação total robótica - Continue seus estudos a respeito do tema

Lembrando que aqui no blog eu possuo centenas de artigos. Vários deles são a respeito da operação de estações totais.

Separei alguns deles para você continuar seus estudos.

> Aula de Estação Total – Assista Estas 3…

> Estação total e Teodolito: O Que São…

> Estação topografia: Como Utilizar – As 5 Etapas…

> Locação com estação total: conheça as 4 etapas…

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

É isso por este artigo. Gratidão por você ter lido o mesmo. 🙏

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Também sou o autor do livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática que é o livro mais completo do Brasil sobre o tema.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.