Levantamento Planialtimétrico Cadastral?

Publicado por Adenilson Giovanini em

O que é um levantamento planialtimétrico cadastral?

Quando o mesmo é necessário?

Quais equipamentos podem serem utilizados para o levantamento de dados?

Quais os diferentes produtos obtidos com levantamento planialtimétrico cadastral?

É isso que você aprenderá com a leitura deste artigo.

 

O que é um levantamento planialtimétrico cadastral?

levantamento planialtimétrico cadastral

A NBR 13.133, trás uma série de definições, entre elas, a definição de levantamento topográfico, classificando o mesmo em 6 tipos. São eles:

  • Levantamento topográfico expedito;
  • Levantamento topográfico planimétrico;
  • Levantamento topográfico altimétrico;
  • Levantamento topográfico planialtimétrico;
  • Levantamento topográfico planimétrico cadastral;
  • Levantamento topográfico planialtimétrico cadastral.

A NBR 13.133, trás o seguinte conceito para levamento topográfico:

Conjunto de métodos e processos que, através de medições de ângulos horizontais e verticais, de distâncias horizontais, verticais e inclinadas, com instrumental adequado à exatidão pretendida, primordialmente, implanta e materializa pontos de apoio no terreno, determinando suas coordenadas topográficas. A estes pontos se relacionam os pontos de detalhes visando à sua exata representação planimétrica numa escala predeterminada e à sua representação altimétrica por intermédio de curvas de nível, com eqüidistância também predeterminada e/ ou pontos cotados.

 

A mesma também trás o conceito de levantamento topográfico planialtimétrico cadastral:

Levantamento topográfico planialtimétrico acrescido dos elementos planimétricos inerentes ao levantamento planimétrico cadastral, que devem ser discriminados e relacionados nos editais de licitação, propostas e instrumentos legais entre as partes interessadas na sua execução.

Lembrando que aqui no blog já existem artigos sobre vários métodos de levantamento de dados. Seguem os links de acesso aos mesmos:

Levantamento topográfico: o que é, porque e como fazer.

levantamento topográfico planimétrico: o que é e para que serve?

Levantamento topográfico planialtimétrico

Levantamento topográfico por irradiação: o que é e para que serve?

 

Eu também já produzi artigo sobre nívelamento topográfico:

Nivelamento topográfico: conheça os diferentes métodos

 

E sobre levantamento aerofotogramétrico:

Levantamento aerofotogramétrico: o guia definitivo sobre o assunto

Aconselho fortemente que você leia os artigos dos links acima.

Tenha em mente que o grande objetivo de um levantamento planialtimétrico cadastral é o levantamento detalhado das diferentes feições do terreno.

Em um levantamento planialtimétrico cadastral, normalmente é feito o levantamento dos diferentes elementos naturais e artificiais existentes na área a ser mapeada.

Como exemplos de elementos artificiais temos:

  • Córregos;
  • Morros;
  • Vegetação nativa;
  • Afloramentos rochosos.

E como exemplos de elementos artificiais temos:

  • Prédios;
  • Postes;
  • Valos;
  • Muros;
  • Bocas de lobo;
  • Estradas;
  • Calçamento;
  • Meio-fio.

 

Quando um levantamento planialtimétrico cadastral é necessário?

vantagens do levantamento por irradiação

O que existe e aonde está localizado são 2 perguntas essenciais para qualquer processo de gerenciamento espacial.

Por exemplo:

  • Um engenheiro civil precisa saber quais elementos naturais e artificiais existem na área em que determinada obra de engenharia será construída;
  • Os engenheiros da universidade precisam saber a localização dos diferentes equipamentos urbanos para que possam construir as novas instalações no lugar correto;
  • Os gestores municipais precisam saber os diferentes detalhes do uso e ocupação do solo urbano, o que possibilitará uma melhor cobrança de impostos e um melhor planejamento urbano;
  • Uma empresa de engenharia, em etapa prévia a pavimentação de uma rua, precisa de um mapeamento detalhado da mesma, o que possiblitará saber quais as diferentes estruturas existentes no local e a topografia do terreno.

Enfim, perceba que a realização de um levantamento planialtimétrico cadastral trás grandes vantagens para as mais variadas áreas, sendo esta uma etapa essencial em diferentes aplicações.

 

Quais os equipamentos podem serem utilizados no levantamento planialtimétrico cadastral?

gps no levantamento cadastral

Os equipamentos normalmente utilizados no levantamento planialtimétrico cadastral são:

 

Quais os método de obtenção de dados aceitos pela legislação vigente?

equipamentos utilizados no levantamento planialtimétrico cadastral

Cada um dos diferentes equipamentos que podem serem utilizados no levantamento planialtimétrico cadastral, possuí suas próprias especificidades.

Ou seja, teremos que abordar os mesmos de maneira isolada.

 

Utilização de estações totais no levantamento planialtimétrico cadastral

levantamento de dados com estação total

A estações totais se baseiam na utilização do plano euclidiano e do plano topográfico. Desta maneira, os método aceitos para o levantamento dos dados com as mesmas são a poligonação e a irradiação.

A NBR 13133 (ABNT, 1994) classifica as poligonais em:

  • Poligonal principal;
  • Poligonal secundária e;
  • Poligonal auxiliar.

Onde a mesma trás os seguintes conceitos:

Poligonal auxiliar:

Poligonal que, baseada nos pontos de apoio topográfico planimétrico, tem os seus vértices distribuídos na área ou faixa a ser levantada, de tal forma, que seja possível coletar, direta ou indiretamente, por irradiação, interseção ou por ordenadas sobre uma linha-base, os pontos de detalhe julgados importantes, que devem ser estabelecidos pela escala ou nível de detalhamento do levantamento.

 

Poligonal principal (ou poligonal básica):

Poligonal que determina os pontos do apoio topográfico de primeira ordem.

 

Poligonal secundária:

Aquela que, apoiada nos vértices da poligonal principal, determina os pontos do apoio topográfico de segunda ordem.

 

Porém, na prática, o método da poligonação tornaria o levantamento dos dados demorado e nada produtivo. Desta maneira, o método normalmente utilizado é o da irradiação

O levantamento de dados através do método de irradiação consiste em, a partir de uma linha de referência conhecida, medir um ângulo e uma distância.

Ao efetuar-se um levantamento topográfico planimétrico pelo método da irradiação, o equipamento fica estacionado sobre um ponto e faz-se uma série de visadas dos pontos de interesse, medindo-se direções e distâncias para cada elemento a ser representado.

levantamento de dados por irradiação

 

Utilização de receptores GNSS no levantamento planialtimétrico cadastral

receptres gnss no levantamento planialtimétrico cadastral

A utilização da tecnologia GNSS possibilita um rápido mapeamento das diferentes feições do terreno.

O método normalmente utilizado é o RTK UHF, sendo que o mesmo possibilita o mapeamento dos dados com uma grande velocidade.

No método RTK UHF um receptor, conhecido como receptor base, fica em um ponto de coordenadas conhecidas, propagando a diferença entre a coordenada real e a rastreada para o outro receptor (receptor rover) via sinal de rádio.

método rtk uhf

No método rtk, com apenas 2 ou 3 seguidos em cada ponto, o profissional consegue rastrear os dados do mesmo. Com isso, este método possibilita grande produtividade.

 

Utilização de drones no levantamento planialtimétrico cadastral

levantamento aerofotogramétrico

Drones também podem serem utilizados em levantamentos planialtimétrico cadastrais, uma vez que possibilitam uma acurácia aceita para a prestação de serviços deste tipo.

Para que dados obtidos com drones possam serem utilizados para esta finalidade, você terá que obter uma série de pontos de controle que servirão para o georreferenciamento das imagens.

Também precisará fazer a correção dos dados dados obtidos e que posteriormente vetorizar as feições de interesse.

Porém, tenha muito cuidado quanto a utilização de drones para a prestação de serviços de levantamento planialtimétrico cadastral, pois esta tecnologia possui suas especificidades.

Por exemplo, não é aconselhável que você utilize a mesma para o mapeamento de uma área que possua vegetação alta, se o que você quer mapear é a presença de equipamentos urbanos.

Perceba que devido a presença da vegetação, os equipamentos urbanos não estarão foto identificáveis nas imagens.

Logo, antes de utilizar drones para o mapeamento cadastral, você precisará analisar a área, identificando se é viável a utilização desta tecnologia. Isso porque embora seja possível fazer-se o mapeamento com grande velocidade, dependendo do local, você não poderá utilizar esta tecnologia.

 

 

Produtos obtidos com um levantamento planialtimétrico cadastral

planta cadastral

No levantamento planialtimétrico cadastral, o grande objetivo é o mapeamento detalhado do terreno. Ou seja, o mesmo normalmente consiste no mapeamento de áreas pequenas, com a produção de plantas topográficas.

Porém, dependendo das circunstâncias, os engenheiros podem solicitar a produção de outros tipos de dados, como, por exemplo, arquivos nos formatos shapefile, dwg ou dxf.

Levantamentos planialtimétricos cadastrais também podem serem utilizados para o levantamento de dados que irão abastecer um Sistema de Informações Espaciais (SIG).

Nestes casos, como os dados são mantidos em meio computacional é possível o mapeamento de áreas maiores. Com isso, os gestores podem utilizar operações de Geoprocessamento que facilitem o processo de tomada de decisões.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Cadastral Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos

A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.

O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!

Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.