Nivelamento topográfico: conheça os 4 métodos

Publicado por Adenilson Giovanini em

O nivelamento topográfico se divide em nivelamento barométrico, nivelamento taqueométrico, nivelamento geométrico e nivelamento trigonométrico.

O nivelamento barométrico é feito através da utilização de equipamentos que se baseiam na utilização da força da gravidade.

Para nivelamento trigonométrico se utiliza o teodolito e para o nivelamento geométrico se utiliza nível, sendo que o nivelamento geométrico se divide em:

  • Nivelamento geométrico simples e;
  • Nivelamento geométrico composto.

Vamos entender melhor cada um destes diferentes métodos de nivelamento topográfico.

 

Nivelamento topográfico: nivelamento barométrico

Nivelamento barométricoO nivelamento barométrico é um método de nivelamento topográfico que se baseia na relação existente entre a pressão atmosférica e a altitude. O mesmo possui uma baixa precisão, sendo que existe a necessidade de se efetuar correções devido à Maré Barométrica.

A vantagem deste método de nivelamento é que o mesmo dispensa visibilidade entre os pontos a nivelar. Porém, como disse, sua precisão deixa bastante a desejar.

 

Nivelamento topográfico: nivelamento trigonométrico

Nivelamento trigonométrico

O nivelamento trigonométrico é um método de nivelamento topográfico realizado através de Teodolitos e Estações totais com visadas com qualquer inclinação.

Devido ao fato de utilizar teodolitos e estações totais, acaba se tornando bem mais rápido do que o nivelamento geométrico, porém, o mesmo é menos preciso.

 

Funcionamento do nivelamento trigonométrico

nivelamento trigonométrico

O nivelamento trigonométrico baseia-se nas relações trigonométricas para determinação das diferenças de altura dos pontos onde o terreno muda de declividade.

Veja na imagem abaixo as fórmulas utilizadas no mesmo.

fórmulas utilizadas no nivelamento trigonométrico

Neste artigo eu explico melhor o nivelamento trigonométrico, mostrando as diferentes classes e aplicações do mesmo.

 

Nivelamento topográfico: Nivelamento geométrico

nivelamento topográfico
O nivelamento geométrico é o mais preciso dos métodos de nivelamento.

O mesmo é realizado através de visadas horizontais, utilizando-se níveis topográficos e, miras falantes, dividindo-se em 2 métodos. São eles:

 

Nivelamento geométrico simples

Nivelamento geométrico simples

No nivelamento geométrico simples, instala-se o nível em local estrategicamente escolhido e faz-se leituras da régua.

O mesmo pode ser utilizado somente em levantamentos nos quais o desnível entre os pontos não exceda 4 metros, que é o comprimento da mira falante (também conhecida como régua graduada).

Veja abaixo uma imagem da mesma:

fios estadimétricos teodolitoO levantamento de dados consiste em se fazer uma série de leituras da régua, sendo que o profissional deve ler os 3 fios estadimétricos nos pontos de ré e de vante. No caso:

  • O fio estadimétrico superior (FS);
  • O fio estadimétrico médio (FM) e;
  • O fio estadimétrico inferior (FI).

 

Nivelamento geométrico composto

nivelamento geométrico composto

O nivelamento geométrico composto nada mais é do que uma série de nivelamentos geométricos simples feitos em sequência.

O mesmo é utilizado para o levantamento de locais cuja diferença de nível seja superior a 4 metros que é o comprimento da régua.

Uma vez que você tenha percebido que precisará fazer um nivelamento composto, deve instalar o nível de maneira equidistante entre aos pontos de ré e intermediário da primeira sequência de leituras.

Em seguida, é só fazer a leitura dos fios estadimétricos (FS, FM e FI).

O ideal é que ao realizar um nivelamento composto, você aproveite ao máximo a altura da régua, realizando visadas nos extremos da mesma.

Neste artigo eu explico melhor o nivelamento geométrico, trazendo algumas aplicações do mesmo.

 

Nivelamento taqueométrico

nivelamento taqueométrico

A NBR 13.133 trás o seguinte conceito para nivelamento taqueométrico:

Nivelamento trigonométrico em que as distâncias são obtidas taqueometricamente e a altura do sinal visado é obtida pela visada do fio médio do retículo da luneta do teodolito sobre uma mira colocada verticalmente no ponto cuja diferença de nível em relação à estação do teodolito é objeto de determinação.

Ou seja, no nivelamento taqueométrico, a distância horizontal e a diferença de nível são obtidas de maneira indireta através de leituras na mira graduada.

 

 

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Cadastral Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos

A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.

O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!

Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.