Nivelamento trigonométrico: o que é?

Publicado por Adenilson Giovanini em

O nivelamento trigonométrico consiste em uma série de operações de campo e de escritório utilizadas para a determinação de alturas.

Para a realização de um nivelamento trigonométrico se faz necessária a obtenção a campo de uma série de dados relativos:

  • A distância que pode ser horizontal ou inclinada;
  • Aos ângulos que podem ser verticais, zenitais ou nadirais.

Além disso, também é necessário obter-se a altura do instrumento e do sinal.

 

 

Funcionamento do nivelamento trigonométrico

O nivelamento trigonométrico baseia-se nas relações trigonométricas para determinação das diferenças de altura dos pontos onde o terreno muda de declividade.

Veja na imagem abaixo as fórmulas utilizadas no mesmo.

fórmulas utilizadas no nivelamento trigonométrico

Aplicações do nivelamento trigonométrico

O principal objetivo do nivelamento trigonométrico, conforme o próprio nome sugere é a determinação das diferenças de níveis, sendo que o mesmo pode ser utilizado até mesmo no levantamento de áreas extensas.

Áreas estas que normalmente possuem grandes desníveis, sendo que o mesmo também é utilizado para a determinação de alturas de morros, torres, prédios, etc.

O nivelamento trigonométrico é menos acurado que o nivelamento geométrico, porém é mais utilizado que o mesmo, pois possibilita uma maior velocidade de trabalho.

Veja na imagem abaixo a equação geral do nivelamento trigonométrico.

Equação geral do nivelamentro trigonométrico

Influência da curvatura terrestre e da refração

Ao realizar um nivelamento, o profissional deve ter um pouco de cuidado quanto a curvatura da terra. Isso porque a mesma deve ser levada em consideração no levantamento de linhas superiores a 150 metros.

De acordo com Carvalho e macedo 2014 (http://topografiapoli.pbworks.com/w/file/fetch/77583296/MMacedo_TopoAlt_Nivelamento_Trigonometrico.pdf) a curvatura terrestre e as diferentes densidades nas camadas da atmosfera afetam os nivelamentos, principalmente quando as visadas são extensas.

Os mesmos ainda informam que a um ponto na superfície terrestre correspondem 3 horizontes distintos. São eles:

  • Horizonte Aparente – Ha
  • Horizonte Ótico – Ho
  • Horizonte Verdadeiro – Hv

Influência da curvatura terrestre e da refração

Na imagem abaixo você pode ver a fórmula utilizada para a correção da curvatura terrestre.

Correção da curvatura terrestre e refração no nivelamento trigonométrico

Lembrando que todo o aparelho após ser transportado deve ter seu erro zenital ou erro residual de seu limbo vertical verificado. No caso, este erro é um desvio da verticalidade da linha 0° – 180º do teodolito.

Para a correção do mesmo você deve utilizar a fórmula da imagem abaixo:

Correção do erro zenital

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Vídeo sobre o tema:

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Cadastral Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos

A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.

O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!

Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.