Levantamento Altimétrico?

Publicado por Adenilson Giovanini em

O que é um levantamento altimétrico, quais os métodos de levantamento altimétrico existentes e quais as etapas e equipamentos utilizados no mesmo.

É isso que você aprenderá com a leitura deste artigo.

 

O que é um levantamento altimétrico

o que é um levantamento altimétrico

O levantamento altimétrico também pode aparecer na literatura descrita como altimetria ou nivelamento, sendo que a mesmo possui como objetivo a determinação de curvas de níveis ou distâncias verticais existentes entre 2 ou mais pontos.

Ou seja, o que é feito em um levantamento altimétrico é a determinação das alturas, sendo que para isso utiliza-se uma superfície de referência.

A superfície de referência utilizada pode ser a cota de um ponto da superfície terrestre. Ou seja, você pode implantar um piquete e utilizar a cota do mesmo como cota de referência.

Porém, em obras de engenharia, normalmente utiliza-se a altitude, sendo que a mesma pode ser definida como a distância vertical de um ponto a superficie média dos mares.

A superfície de referência também pode ser uma referência de nível, cuja altitude é conhecida. Por exemplo, um ponto da rede de marcos altimétricos do IBGE.

Um outro procedimento que pode ser adotado é o rastreamento de um ponto com um receptor GNSS, e posteriormente transformar-se a altitude do mesmo de elipsoidal para altitude ortométrica, utilizando para isso o modelo MAPGEO 2015 que é o modelo de ondulação geoidal oficial do Brasil.

A NBR 13.133 trás os 6 métodos de levantamento de dados existentes, trazendo, entre eles, 3 métodos de levantamento altimétrico. São eles:

Vamos conhecer melhor os mesmos.

 

Levantamento topográfico altimétrico

plano altimétrico

O levantamento topográfico altimétrico também é conhecido como nivelamento, sendo que a NBR 13.133 trás o seguinte conceito para o mesmo:

Levantamento que objetiva, exclusivamente, a determinação das alturas relativas a uma superfície de referência dos pontos de apoio e/ou dos pontos de detalhes, pressupondo-se o conhecimento de suas posições planimétricas, visando à representação altimétrica da superfície levantada.

Ou seja, o que um levantamento topográfico altimétrico faz nada mais é do que levantar a altimetria do terreno.

 

Levantamento topográfico planialtimétrico

A NBR 13.133 trás o seguinte conceito para o levantamento topográfico planialtimétrico:

Levantamento topográfico planimétrico acrescido da determinação altimétrica do relevo do terreno e da drenagem natural.

A planta resultante de um levantamento topográfico planialtimétrico é uma planta topográfica planialtimétrica, a qual, além dos elementos planimétricos, também possui os elementos altimétricos.

Segue um exemplo de planta com um desenho topográfico planialtimétrico:

planta com o desenho resultante de um levantamento altimétrico

 

Levantamento topográfico planialtimétrico cadastral

A NBR 13.133 trás o seguinte conceito para o levantamento topográfico planialtimétrico cadastral:

Levantamento topográfico planialtimétrico acrescido dos elementos planimétricos inerentes ao levantamento planimétrico cadastral, que devem ser discriminados e relacionados nos editais de licitação, propostas e instrumentos legais entre as partes interessadas na sua execução.

Ou seja, uma planta planialtimétrica cadastral, possui os elementos planimétricos, altimétricos e, também, os diferentes elementos naturais e/ou artificiais de interesse.

Segue um exemplo de planta com um desenho topográfico planialtimétrico cadastral:

plano altimétrico
- planta com um desenho topográfico planialtimétrico cadastral

Agora que você conhece os métodos de levantamento altimétrico, vamos conhecer os diferentes tipos de levantamentos altimétricos existentes.

 

Tipos de levantamento altimétrico

levantamento de dados utilizados na altimetria

Existem 4 diferentes tipos de levantamento de dados normalmente utilizados na altimetria. São eles:

 

Nivelamento trigonométrico

nivelamento trigonométrio no levantamento altimétrico

O nivelamento trigonométrico baseia-se nas relações trigonométricas para determinação das diferenças de altura dos pontos onde o terreno muda de declividade. Neste artigo eu explico melhor o mesmo.

 

Nivelamento geométrico

plano altimétrico
- nivelamento geométrico

O nivelamento geométrico é o mais preciso dos métodos de nivelamento. No mesmo, são utilizadas visadas horizontais, utilizando-se níveis topográficos e miras falantes.

O nivelamento geométrico divide-se em:

  • Nivelamento geométrico simples e;
  • nivelamento geométrico composto.

Neste artigo eu abordo de maneira detalhada o mesmo.

 

Nivelamento barométrico

nivelamento barométrico

O nivelamento barométrico baseia-se na relação existente entre a pressão atmosférica e a altitude.

O mesmo possui uma baixa precisão, não sendo utilizado no dia a dia de um escritório de Agrimensura. Porém, é muito utilizado em outras aplicações que não exigem uma precisão tão alta.

 

Plano altimétrico – Nivelamento taqueométrico

nivelamento taqueométrico

A NBR 13.133 trás o seguinte conceito para nivelamento taqueométrico:

Nivelamento trigonométrico em que as distâncias são obtidas taqueometricamente e a altura do sinal visado é obtida pela visada do fio médio do retículo da luneta do teodolito sobre uma mira colocada verticalmente no ponto cuja diferença de nível em relação à estação do teodolito é objeto de determinação.

Ou seja, no nivelamento taqueométrico, a distância horizontal e a diferença de nível são obtidas de maneira indireta através de leituras na mira graduada.

Quais as etapas de um levantamento altimétricolevantamento altimétrico - as 4 etapas de um levantamento altimétrico

Um levantamento altimétrico normalmente é dividido em 4 etapas. Seguem as mesmas.

 

Levantamento altimétrico – Materialização de pontos de apoio no terreno

Nesta etapa, é definida ou transportada e materializada a cota ou altitude que será utilizada como superfície de referência.

A materialização normalmente é feita utilizando-se piques ou marcos geodésicos.

 

Levantamento dos dados

Nesta etapa é feita a obtenção de dados com a determinação das diferenças de níveis.

 

Levantamento altimétrico – Realização de cálculos e produção dos resultados finais

Nesta etapa serão realizados os diferentes cálculos necessários e a produção dos resultados finais. Lembrando que estas etapas irão variar dependendo do método de levantamento de dados utilizado.

Lembrando também que eu possuo uma série de cursos e de livros práticos. Se você que MERGULHAR FUNDO e aprender com exemplos práticos, acesse este link e conheça os mesmos.

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Cadastral Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos

livro topografia

A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.

O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!

Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.