Modelo Geoidal?

Publicado por Adenilson Giovanini em

Modelo geoidal, você acabou de encontrar um artigo definitivo sobre o tema:

Com a leitura do mesmo você aprenderá:

  • O que é um modelo geoidal;
  • O que é o Geoide;
  • Qual o conceito de Elipsoide;
  • Qual a diferença entre altitude ortométrica e altitude geométrica e;
  • Quais os modelos geoidais utilizados no Brasil.

Prossiga a leitura com máxima atenção.

 

O que é um modelo geoidal

De acordo com o IBGE um modelo geoidal é:

Um modelo digital que fornece os fatores para conversão das altitudes dadas pelos receptores GNSS, resultando em altitudes compatíveis com a gravidade terrestre, mais adequadas para descrever o escoamento de massas líquidas, como as necessárias em grandes projetos de irrigação, geração hidrelétrica etc.

Em termos técnicos, um modelo para conversão de altitudes descreve numericamente a separação entre o elipsoide de referência das altitudes geométricas – também chamadas elipsoidais, resultantes da utilização dos Sistemas Globais de Navegação por Satélites (GNSS) – e a superfície de referência das altitudes físicas, isto é, no caso do Brasil, o datum vertical da Rede Altimétrica de Alta Precisão (RAAP) do Sistema Geodésico Brasileiro (SGB). A partir das coordenadas geodésicas resultantes do adequado processamento das observações coletadas por meio de um receptor GNSS geodésico, deve-se extrair do modelo o fator para conversão da altitude geométrica em altitude física.

Para entendermos melhor o que é um modelo geoidal, precisamos entender o que são:

  • O geoide;
  • O elipsoide;
  • Um datum;
  • A altitude ortométrica e;
  • A altitude elipsoidal.

 

Modelo geoidal – O que é o geoide?

O geoide é a figura matemática que mais se aproxima a forma real do planeta.

O mesmo pode ser conceituado como:

O nível médio dos mares suposto em equilíbrio, prolongado ao longo dos continentes e sobre a influência da força da gravidade e da massa da terra.

Este prolongamento do nível médio dos mares possibilita a criação de uma superfície fictícia equipotencial gravitacional, o que significa que todos os seus pontos superficiais possuem a mesma força da gravidade.

O geoide foi introduzido em 1828 por Carl Friedrich Gauss, porém recebeu este nome somente em 1873 por J. F. Listing.

A precisão que encontramos atualmente, no entanto, só foi alcançada nos anos 1990, com a Solução Precisa do Geoide, de Petr Vaníček e sua equipe, que permite que se tenha uma exatidão de centímetros a milímetros na computação geoidal.

De acordo com Carl Friedrich Gauss, o geoide é a “figura física da Terra” que, em média, coincide com o valor médio do nível médio das águas do mar.

Por causa desta característica, a altitude ortométrica (altitude em relação ao modelo geoidal) é a altitude utilizada em obras de engenharia.

Na realidade, embora seja utilizado para aproximar a forma do planeta, o geoide é consideravelmente mais suave do que a superfície física terrestre.

Enquanto que a superfície terrestre varia entre os +8850 m (Monte Everest) e −11000 m (Fossa das Marianas), o geoide varia apenas em cerca de ±100 m.

 

Modelo geoidal – O que é o elipsoide?

modelo geoidal - conceito de elipsoide

O elipsoide é uma figura matemática mais simples do que o geoide. Isso porque o mesmo possui apenas 2 parâmetros. São eles:

  • Semi-eixo maior e;
  • o semi-eixo menor.

O mesmo precisou ser criado, pois o geoide era demasiadamente complexo para ser utilizado no dia a dia.

A altitude obtida em relação ao elipsoide é a altitude geométrica.

 

Como que o elipsoide, o geoide e a superfície topográfica são amarrados?

altitude ortométrica o que é um datum

O elipsoide, o geoide e a superfície topográfica são amarrados através de um datum (também conhecido como superfície de referência), sendo que um datum possui 3 parâmetros. São eles:

  • Um ponto de amarração;
  • Um elipsoide e;
  • Um norte.

Com isso, ao utilizar um software de Geoprocessamento você não está utilizando um elipsoide e sim um datum. O elipsoide é somente um dos elementos que constituem o datum.

 

Qual a diferença entre altitude ortométrica e altitude geométrica

altitude ortométrica e altitude geométrica

 

A altitude geométrica, também conhecida como altitude elipsoidal é a altitude em relação ao elipsoide. A mesma é a altitude obtida com um receptor GNSS.

Já a altitude ortométrica é a altitude em relação ao geoide, sendo que a mesma é que deve ser utilizada em obras de engenharia.

 

Entendendo o modelo geoidal

O modelo geoidal, também conhecido como ondulação geoidal descreve a separação entre o geoide e o elipsoide.

Na imagem abaixo existente na contracapa da NBR 14.166 a ondulação geoidal aparece destacada com a letra N.

modelo geoidal

Perceba que nós temos o elipsoide e o geoide.

Perceba também que a letra “h” representa a altitude em relação ao elipsoide (altitude elipsoidal ou geométrica), que é a altitude obtida com receptores GNSS.

Já a letra “H”, representa a altitude em relação ao geoide (altitude ortométrica), que é a altitude que deve ser utilizada em obras de engenharia.

O modelo geoidal (também conhecido como ondulação geoidal) é o modelo que serve de base para a transformação da altitude de elipsoidal para ortométrica.

A fórmula que possibilita este cálculo é:

N=h-H
Onde:

Vídeo a respeito do assunto.

 

Que dados são utilizados para a atualização do modelo geoidal

geoide - dados gravimétricos
A atualização do modelo geoidal é feita através da utilização de dados gravimétricos coletados no território brasileiro e de novos modelos globais do geopotencial. Também se faz a utilização do aprimoramento das técnicas utilizadas nos cálculos.

No caso, todas as atualizações são feitas pelo IBGE juntamente com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

O resultado destas atualizações é uma aplicação desktop para ambiente Windows denominada MAPGEO, que possibilita a interpolação dos valores da ondulação geoidal a partir da grade regular que representa o modelo.

A última versão disponibilizada pelo IBGE é o modelo geoidal MAPGEO2015. Veja o mesmo na imagem abaixo.

 

modelo geoidal MAPGEO2015

 

Juntamente com este último modelo, o IBGE trouxe uma grande novidade. Isso porque também é possível calcular-se a ondulação geoidal a partir do site do IBGE no link: https://ww2.ibge.gov.br/mapgeo/mapgeo.htm.

Após o usuário enviar os dados para o aplicativo online, o site do IBGE faz a transformação dos mesmos, sendo que os resultados são disponibilizados via download através de um link.

P.S.: Dependendo da quantidade de pontos submetidos ao serviço, o processamento dos mesmos pode levar alguns minutos.

Modelos geoidais utilizados no Brasil

O Brasil já teve vários modelos geoidais. Isso porque conforme a tecnologia evoluiu, a mesma possibilitou uma melhor determinação da gravidade terrestre. Como consequência, modelos mais acurados surgiram.

Os diferentes modelos geoidais adotados pelo Brasil são:

  • MAPGEO92;
  • MAPGEO2004;
  • MAPGEO2010 e;
  • MAPGEO2015.

Este último serviu de base para o desenvolvimento do modelo mais recente, hgeoHNOR2020, que inaugura uma nova série de modelos caracterizados pela melhor adaptação às altitudes vigentes na Rede Altimétrica de Alta Precisão (RAAP).

Vídeo sobre o tema:

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.