Ondulação Geoidal: o que é e como calcular!

Publicado por Adenilson Giovanini em

O que é a ondulação geoidal, qual o modelo de ondulação geoidal atualmente utilizado no Brasil, qual a diferença entre geoide e elipsoide, quando utilizar a altitude ortométrica e a altitude elipsoidal, como fazer a transformação de uma para a outra?

É isso que você vai aprender com a leitura deste artigo.

 

O que é a ondulação geoidal?

o que é um modelo de ondulação geoidal

Para entender o que é a ondulação geoidal e qual o modelo de ondulação geoidal atualmente utilizado no Brasil, você precisa primeiramente entender a diferença entre altitude ortométrica e altitude elipsoidal.

Porém, para que eu possa explicar estes conceitos para você, eu precisarei primeiramente explicar o que é o geoide e o que é o elipsoide.

Então eu primeiramente explicarei o que são os mesmos.

 

Ondulação geoidal – o que é o geoide?

O geoide é a figura matemática que melhor descreve a forma da terra.

O mesmo possui o seguinte conceito:

Nível médio dos mares, suposto em equilibrio, prolongado para o centro dos continentes e sobre a influência da força da gravidade e da massa da terra.

Dica de amigo: na realidade, o geoide não é tão irregular quanto a imagem acima mostra. Esta imagem, que é a mais popular existente do geoide foi distorcida para que as pessoas consigam entender melhor o mesmo.

 

Ondulação geoidal – o que é o elipsoide?

 

ondulação geoidal - conceito de elipsoide

O elipsoide é um modelo matemático dotado de 2 parâmetros:

  • Semi-eixo maior e;
  • Semi-eixo menor.

O mesmo precisou ser criado, pois o geoide era demasiadamente complexo para ser utilizado no dia a dia.

Com isso, o mesmo precisa de formulas que tornavam o mesmo difícil de ser utilizado.

 

Entenda o que são a altitude ortométrica, a altitude elipsoidal e como a ondulação geoidal é calculada

Olhe para a imagem abaixo:

ondulação geoidal

A mesma explica exatamente o que é a ondulação geoidal.

Perceba que entre o terreno e o elipsoide existe uma diferença, que foi representada por uma linha verde que recebeu a letra h. Esta diferença é conhecida como altitude elipsoidal (ou geométrica).

Perceba também que entre o terreno e o geoide existe uma distância, que foi representada por uma linha na cor laranja, a qual recebeu a letra H. Esta diferença é conhecida como altitude ortométrica.

No caso, a altitude ortométrica é a altitude que deve ser utilizada em obras de engenharia, sendo que utilizando-se como base dados obtidos pelo mareógrafo de Imbituba, em Santa Catarina o IBGE implantou uma rede de marcos altimétricos, a qual abrange todo o território nacional.

Normalmente, em toda sede do município existe um marco desta rede. O mesmo é conhecido como R.N. (referência de nível).

Desta maneira, para a realização de obras de engenharia, os profissionais podem utilizar este marco como referência.

Acontece que caso a obra de engenharia fique distante do RN, torna-se demorado e oneroso fazer o transporte da altitude ortométrica desde o RN até o local da obra.

Diante disso, a pergunta que fica é:

Existe alguma outra maneira de determinar-se a altitude ortométrica, utilizando-se a mesma nas obras de engenharia.

A resposta para esta pergunta é sim, existe, você pode obter dados com um receptor GNSS.

 

Posicionamento pelo GNSS e a altitude elipsoidal

Isso porque ao longo do tempo, a tecnologia GNSS surgiu e se popularizou, sendo que a obtenção de dados com receptores GNSS se tornou amplamente utilizada.

O problema é que os receptores GNSS obtém a altitude elipsoidal, que é a altitude em relação ao elipsoide, de certa maneira que para poder utilizar dados obtidos com receptores GNSS no seu dia a dia, você precisa transformar a altitude de elipsoidal para altitude ortométrica.

A ondulação geoidal é esta diferença existente entre a a altitude ortométrica e a altitude elipsoidal.

Olhe para a imagem novamente:

modelo de ondulação geoidal

Perceba que a ondulação geoidal é representada na mesma pela letra N.

Ou seja, que ao invés de transportar as coordenadas a partir de um RN, você pode local um marco geodésico no local no qual a obra de engenharia será realizada e fazer a transformação da altitude de elipsoidal para ortométrica, utilizando a mesma na obra de engenharia.

 

Modelo de Ondulação Geoidal MAPGEO 2015

dados gravimétricos

No caso, o modelo de ondulação geoidal que deve ser utilizado é o hgeoHNOR2020. O mesmo é o modelo de ondulação geoidal oficial do Brasil.

O mesmo inaugura uma nova série de modelos caracterizados pela melhor adaptação às altitudes vigentes na Rede Altimétrica de Alta Precisão (RAAP).

 

Ondulação geoidal – Como converter a altitude elipsoidal em ortométrica

altitude ortométrica

O próprio IBGE disponibiliza uma ferramenta online da altitude elipsoidal em altitude ortométrica. Para acessar a mesma é só clicar neste link.

Ou se preferir o usuário pode baixar o MAPGEO desktop a partir deste link.

Vídeo a respeito do assunto.


Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Cadastral Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos

A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.

O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!

Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.