Levantamento topográfico planialtimétrico?

Publicado por Adenilson Giovanini em

O levantamento topográfico planialtimétrico possui como principal objetivo indicar as declividades e altimetrias do terreno.

Para este tipo de levantamento, haja vista a acurácia necessária, normalmente utiliza-se estações totais e receptores GNSS.

O resultado final de um levantamento planialtimétrico, normalmente é uma planta topográfica contendo as curvas de níveis.

Porém, existem situações especificas nas quais os profissionais solicitam estes dados em arquivos digitais, como, por exemplo, arquivos DWG ou shapefile.

O levantamento topográfico planialtimétrico é muito utilizado em topografia urbanas, constituindo um importante instrumento de subsídio aos processos de tomada de decisão na elaboração de projetos de implantação dos mais variados tipos de obras.

Durante a fase de execução de uma obra, também é utilizado para a determinação do volume de corte e aterro do terreno.

Etapas de um levantamento topográfico planialtimétrico

etapas de um levantamento topográfico planialtimétrico
Um levantamento topográfico planialtimétrico normalmente é dividido em 4 etapas. São elas:

Etapa 1 – Reunião com o cliente

topografia - reunião com o cliente

Nesta etapa define-se os detalhes do projeto. Por exemplo, quais áreas que precisam de um maior adensamento de pontos e que feições do terreno devem serem mapeadas.

 

Etapa 2 de um levantamento topográfico planialtimétrico – Preparação para a ida a campo

Levantamento topográfico planialtimétrico - escritório de topografia

Esta etapa costuma ser dividida em 2 etapas, pré pré ida a campo e pré ida a campo.

A pré pré ida a campo acontece dias antes da ida a campo. Na mesma, o agrimensor olha a previsão do tempo e, caso seja necessário, manda fabricar marcos geodésicos.

Já a pré ida a campo acontece no dia anterior a ida a campo e ao se carregar os equipamentos e instrumentos topográficos na caminhoneta.

Desta maneira, no dia anterior ida a campo o profissional ou um ajudante deve checar se está tudo ok com as baterias e demais materiais necessários.

Já carregar-se os equipamentos na caminhoneta deve-se, preferencialmente, utilizar-se um chacklist, para não correr-se o risco de esquecer-se de carregar alguma coisa.

 

Etapa 3 – Obtenção de dados a campo

obtenção de dados com receptor gps

Nesta etapa é feita a obtenção de dados a campo.

Normalmente, você irá á campo com uma estação total ou com um receptor GNSS. Caso decida-se a utilizar um receptor GNSS, é importante tomar muito cuidado quanto ao método utilizado.

O aconselhável é que você preferencialmente utilize o método RTK/UHF.

Digo isso porque alguns anos atrás eu fui contratado para refazer o serviço que outro profissional tinha feito.

Isso porque o mesmo foi a campo e utilizou o método cinemático para a obtenção de dados.

O problema é que, haja vista a aplicação, o grau de detalhamento da superfície topográfica necessário era maior do que o possibilitado pelo método cinemático.

Ou seja, o serviço daquele profissional teve que ser simplesmente jogado no lixo.

Outro cuidado importante que você precisa ter durante a ida a campo é quanto a elaboração do croqui. O mesmo irá ajudar você a posteriormente, condensando informações importantes.

 

Etapa 4 de um Levantamento topográfico planialtimétrico – Desenho técnico da planta topográfica

Levantamento topográfico planialtimétrico - planta topográfica

Nesta etapa você irá produzir a planta com as curvas de níveis da área de interesse. No Treinamento Topografia Cadastral na Prática eu ensino toda esta parte de produção de plantas topográfica planialtimétricas.

Além disso, alguns engenheiros ou arquitetos podem ao invés da planta, pedir o projeto do AutoCAD ou uma série de shapefiles com os dados levantados.

Isso irá depender do projeto e do grau de conhecimento do engenheiro ou arquiteto. Porém, a maioria dos profissionais pede somente uma planta com as curvas de níveis.

Compreendendo o que é um levantamento topográfico planialtimétrico

Compreendendo o que é um levantamento topográfico planialtimétrico

Um levantamento topográfico planialtimétrico descreve o terreno com exatidão, fornecendo também com exatidão as medidas planas, de ângulos e de inclinação.

Os profissionais que costumam pedir este tipo de projeto são engenheiros e arquitetos. Porém, o número de situações nas quais levantamentos topográficos planialtimétricos podem serem aplicados são diversas.

Por exemplo:

Levantamento topográfico planialtimétrico na construção civil

construção ivil
Utiliza-se em projetos de Casas, sobrados, prédios, loteamentos, residenciais, Estações de tratamento de esgoto, complexos industriais, abertura de estradas, vicinais, ruas, avenidas, rodovias, implantação de rede de esgoto, rede de água, oleoduto, gasoduto, pontes, viadutos, barragem, construção de lagos, açudes, PCH (Pequena Central Hidrelétrica), extração de minérios, pedreiras entre muitas outras finalidades.

Essencial para o bom planejamento, o levantamento planialtimétrico cadastral norteia os projetos, pois é a representação do terreno em formato digital.

Com isso, é possível determinar-se os volumes de corte, aterro e o custo das movimentações de terra.

Isso sem falar que também serve de base para:

  • A análise de viabilidade do projeto;
  • O estudo do melhor traçado de estradas;
  • O cálculo e simulação de projetos antes de ir-se a campo executar.

Já em loteamentos e residenciais, o levantamento topográfico Planialtimétrico será a base dos projetos:

  • Urbanístico;
  • De terraplenagem,
  • De água, esgoto, drenagem, pavimentação, APP’s e acesso as casas.

Como consequência, também irá refletir nos projetos de:

  • Iluminação;
  • Paisagístico,
  • Localização horizontal e vertical de nível de travessias e pontes.

Enfim, irá refletir em todo o estudo e viabilidade do loteamento ou residencial.

Na Agropecuária

Levantamento topográfico planialtimétrico aplicado a agropecuária

Utiliza-se para a confecção do projeto e implantação de sistemas de Irrigação ou fertirrigação (café, milho, soja, cana-de-açúcar, laranja, limão, etc.).

Perceba que é praticamente impossível realizar-se um projeto de Irrigação sem se conhecer o desnível do terreno.

Isso porque os dados obtidos através do levantamento planialtimétrico cadastral servirão para dimensionar o tamanho da bomba/motor, a extensão das tubulações, o número de conexões e a implantação de curvas de níveis in loco para conservação do solo.

 

Levantamento topográfico planialtimétrico – Estudo de melhor uso e ocupação do solo

levantamento topográfico planialtimétrico no uso e ocupação do solo

O levantamento topográfico planialtimétrico cadastral também possibilita um estudo preciso da declividade da propriedade.

Levando-se esta informação em consideração é possível a definição, por exemplo:

  • De onde pode ser mecanizado ou não;
  • Onde será melhor o plantio da cultura X , da cultura Y ou a destinação para pastagem;
  • Identificação de algum tipo de empreendimento, dependendo da localização e do potencial da região.

Enfim, perceba que as aplicações do levantamento topográfico planialtimétrico são diversas.

Estude melhor as mesmas e passe a prestar novos serviços para seus clientes, aumentando as vendas e os lucros do seu escritório.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos. Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia. Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Cadastral Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos

A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.

O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!

Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.