Curvas de níveis: o que são e para que servem?

Publicado por Adenilson Giovanini em

As curvas de níveis nada mais são do que linhas que unem pontos de mesma cota, sendo que a representação da superfície topográfica através de curvas de níveis necessária, pois de alguma maneira o ser humano precisa abstrair dados da topografia de um lugar.

Desta maneira, a representação da superfície topográfica através de curvas de níveis fornece uma série de dados que os engenheiros e arquitetos podem utilizar em seus processos de tomada de decisão.

Por exemplo:

Em um projeto de terraplanagem é possível calcular-se o volume exato de corte e aterro que será necessário, bem como as respectivas cotas.

Em um projeto de irrigação sistematizada é possível construir-se canais e taipas, de certa maneira que toda a área seja irrigada de maneira homogênea.

O que são as curvas de níveis?

o que são curvas de nível

Ao se realizar o levantamento de dados normalmente os profissionais costumam produzir modelos digitais de elevação, como o mostrado na imagem abaixo.

DEMs over Zion National Park

Embora um modelo digital de elevação possibilite a percepção da topografia de um local, o problema é que os arquitetos e engenheiros possuem certa dificuldade na utilização destes modelos em seus processos de tomada de decisão.

Isso porque os mesmos precisam de dados mais exatos referentes as altitudes e diferenças de níveis do terreno.

É justamente esta a grande vantagem da utilização de curvas de níveis.

Isso porque ao unirem pontos de mesma cota, as mesmas possibilitam que o profissionais tenham informações mais exatas para utilizarem em seus projetos.

Desta maneira, as curvas de níveis, também conhecidas como linhas isoípsas ajudam a verificar a altitude de um terreno, bem como a representar qualquer irregularidade existente em sua superfície.

 

Cuidados que você precisa ter ao obter dados para a produção de curvas de níveis

cuidados ao obter dados para a produção de curvas de níveis

As curvas de níveis e os modelos digitais de elevação nada mais são do que processos de representação do mundo real em meio computacional.

Desta maneira, o que irá definir a qualidade dos resultados gerados será:

  • A acurácia dos equipamentos utilizados;
  • O grau de detalhamento utilizado pelo usuário.

Vamos entender melhor como você deve proceder para produzir curvas de níveis que representem a superfície terrestre de forma adequada.

Acurácia dos equipamentos utilizados

Você possui um leque de possibilidades que poderá utilizar para a obtenção dos dados que servirão de base para a produção das curvas de níveis.

Podendo utilizar, por exemplo:

Vamos analisar melhor cada uma destas diferentes possíveis fontes de dados.

 

Dados ASTER E SRTM

Os dados obtidos com estes sensores possuem uma resolução espacial que varia de 15 a 90 metros, dependendo do sensor considerado.

Haja vista esta característica, dados obtidos a partir destas plataformas podem serem utilizados para a produção de modelos digitais de elevação e curvas de níveis de áreas amplas como, por exemplo, bacias hidrográficas ou municípios.

Porém, não podem serem utilizados em obras de engenharia, haja vista a grande generalização existente na altitude.

 

Dados obtidos com drones e aviões

Os dados obtidos com drones e aviões normalmente possuem uma acurácia sub-métrica, chegando até mesmo na casa dos centímetros, o que significa que são dados ótimos para serem utilizados em obras de engenharia.

Porém, os mesmos precisam serem tratados da maneira certa, devendo serem georreferenciados e ortorretificados.

Além disso, também precisam que uma série de pontos de controles sejam obtidos a campo para serem utilizados no processo de georreferenciamento, os quais devem serem obtidos com os equipamentos e metodologias certas.

Devido ao baixo custo, quando comparado a utilização de aviões, a utilização de drones simplesmente explodiu nos últimos anos, existindo drones que possibilitam o mapeamento de até 400 ha a 600 ha por dia.

Dados obtidos com receptores GNSS e estações totais

Naturalmente, a produtividade da utilização de estações totais e receptores GNSS é muito menor do que a utilização de drones. Isso sem falar que na obtenção de dados com drones é possível obter-se uma acurácia melhor do que 5 cm.

Porém, dependendo das características do local, não é possível utilizar-se drones. Com isso faz-se necessária a utilização de receptores GNSS e/ou estações totais.

Isso acontece porque em locais de mata fechada, o drone não consegue obter um número satisfatório de dados a nível do solo, o que impede a correta produção das curvas de níveis.

Cuidados que você precisa ter no processo de abstração de dados

curvas de nível e adensamento dos dados

Ao obter dados a campo com estações totais e receptores GNSS você precisa fazer a correta abstração da superfície topográfica.

Desta maneira, em locais mais planos você irá espaçar mais os dados e em locais mais montanhosos você irá adensar mais os dados.

O grande objetivo é a correta representação da superfície topográfica. Perceba que se a perceba é plana não tem porque perder tempo obtendo-se um grande quantidade de dados.

Por outro lado, quando existir uma maior transição na superfície você precisará obrigatoriamente obter um maior número de dados.

 

Algumas das diferentes aplicações das curvas de níveis

Existe uma ampla gama de aplicações que utilizam informações referentes ás curvas de níveis.

Por exemplo, na agricultura, as mesmas são utilizadas para o planejamento e implantação de sistemas de irrigação.

Também são utilizadas no plantio, de certa maneira que o agricultor aproveita melhor o terreno e obtém menos problemas naturais, como por exemplo, de erosão.

Em obras de engenharia, as curvas de níveis possibilitam a determinação do exato local do terreno no qual as obras devem serem realizadas. Ajudando também a diminuir e calcular os exatos volumes de corte e aterro.

Vídeo sobre o tema:


Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.