Cota Altimétrica e Altitude: O Que São?

Publicado por Adenilson Giovanini em

O que é e qual a diferença entre cota altimétrica e altitude. Você acabou de encontrar um artigo definitivo a respeito do tema.

Com a leitura do mesmo você aprenderá:

  • O que é um apoio topográfico altimétrico;
  • O que é a cota altimétrica e;
  • O que é a altitude.

Prossiga a leitura com máxima atenção.

 

O que são cotas altimétricas

Para entendermos o que são cotas altimétricas, precisaremos entender o que é um apoio topográfico altimétrico.

No caso, a NBR 13.133 traz a seguinte definição para apoio topográfico altimétrico:

Conjunto de pontos, materializados no terreno, com suas alturas referidas a uma superfície de nível arbitrária (cotas) ou ao nível médio do mar (altitudes), que serve de suporte altimétrico ao levantamento topográfico. Estes pontos são hierarquizados pelo seu erro médio quilométrico da sua determinação, classificando-os como de ordem superior e de ordem inferior.

Ou seja, o que um apoio topográfico faz nada mais é do que amarrar o levantamento topográfico ao terreno, sendo que para isso a altura utilizada pode estar referenciada a uma superfície de nível arbitrária (cotas) ou ao nível médio dos mares (altitudes).

 

Entendendo melhor o que é uma cota altimétrica

cota Altimétrica

Uma cota altimétrica, conforme a própria NBR 13.133 informa, nada mais é do que uma superfície de referência arbitrária.

Ou seja, dependendo das características do levantamento altimétrico que está realizando, você pode implantar um piquete e atribuir uma altura arbitrária ao mesmo.

Os valores normalmente utilizados são 10, 100 ou 1.000.

Este procedimento é muito utilizado em obras de engenharia de pequeno porte. Por exemplo, para determinação das cotas de corte e aterro de um terreno.

 

Cota Altimétrica – O que é a altitude ortométrica

No caso de obras de engenharia de maior porte, ao invés de utilizar cotas, você terá que utilizar a altitude ortométrica.

A altitude ortométrica é a distância entre um ponto na superfície terrestre e o geoide.

A mesma é medida ao longo da vertical.

Veja a mesma destacada na imagem abaixo. No caso, a altitude ortométrica é a linha representada pela letra “H”.

 

altitude ortométrica

 

Como obter a altitude para utilizar em sues projetos

Quando estiver prestando um serviço que precise da utilização da altitude, você precisará partir de um marco altimétrico cujas coordenadas sejam conhecidas.

Por exemplo, de um marco de referência de nível (RN) da rede de marcos altimétricos do IBGE.

Um outro procedimento que você pode adotar é o rastreamento de um ponto com um receptor GNSS e, posteriormente, transformar a altitude do mesmo de elipsoidal para altitude ortométrica, utilizando para isso o modelo MAPGEO 2015, que é o modelo de ondulação geoidal oficial do Brasil.

 

Cota altimétrica – Os diferentes métodos de levantamento altimétrico existentes

cota altimétrica - Os diferentes métodos de levantamento altimétrico existentes

Agora que você conhece os 2 tipos de alturas utilizadas na altimetria, que tal conhecer os diferentes métodos de levantamento altimétrico existentes.

Neste artigo eu cubro esta temática de maneira definitiva. Leia ele porque o mesmo é um guia definitivo sobre o tema.

Lembrando que eu possuo uma série de cursos e de livros práticos. Se você que MERGULHAR FUNDO e aprender com exemplos práticos, acesse este link e conheça os mesmos.

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos

livro topografia

A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.

O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!

Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.