Coordenadas Topográficas?

Publicado por Adenilson Giovanini em

As coordenadas topográficas, juntamente com as coordenadas geodésicas, são os 2 diferentes tipos de coordenadas existentes.

Com a leitura deste artigo você entenderá a diferença entre estes diferentes tipos de coordenas, aprendendo a utilizar as mesmas no seu dia a dia.

 

O que são coordenadas topográficas

coordenadas topográficas

Coordenadas topográficas são coordenadas referenciadas ao plano topográfico local.

A NBR 14.166 traz o seguinte conceito a respeito de coordenadas plano-retangulares (X, Y).

Coordenadas cartesianas definidoras da localização planimétrica dos pontos medidos no terreno e representados no plano topográfico do sistema topográfico local, cuja origem está no ponto de tangência deste plano com a superfície de referência adotada pelo Sistema Geodésico Brasileiro – SGB.

 

 

 

O que é o plano topográfico

sistema topográfico local

 

O plano topográfico é um plano horizontal, finito, tangente à superfície terrestre e de dimensões limitadas ao campo topográfico.

A adoção de um plano na Topografia se fez necessário, pois a curvatura da terra acaba influenciando no cálculo de áreas e de diferenças de níveis.

Com isso, se fez necessária a adoção de um plano de tamanho limitado, no qual a influência da curvatura da terra é mínima.

A este respeito, a NBR 13.133 traz a seguinte passagem.

d) o plano de projeção tem a sua dimensão máxima limitada a 80 km, a partir da origem, de maneira que o erro relativo, decorrente da desconsideração da
curvatura terrestre, não ultrapasse 1/35000 nesta dimensão e 1/15000 nas imediações da extremidade desta dimensão;

Ou seja, ao realizar um levantamento topográfico, você estará se baseando no plano topográfico, sendo que caso o mesmo ultrapasse a distância de 80 Km, a curvatura da terra passará a exercer fortes efeitos nos dados obtidos.

 

Sistema topográfico local

plano topográfico

A NBR 13.133 traz o seguinte conceito para sistema topográfico local.

Sistema de projeção utilizado nos levantamentos topográficos pelo método direto clássico para a representação das posições relativas dos acidentes levantados, através de medições angulares e lineares, horizontais e verticais, cujas características são:
a) as projetantes são ortogonais à superfície de projeção, significando estar o centro de projeção localizado no infinito;
b) a superfície de projeção é um plano normal à vertical do lugar no ponto da superfície terrestre considerado como origem do levantamento, sendo seu
referencial altimétrico referido ao datum vertical brasileiro;
c) as deformações máximas inerentes à desconsideração da curvatura terrestre e à refração atmosférica têm as seguintes expressões aproximadas:

∆l (mm) = – 0,004 l3 (km)
∆h (mm) = + 78,5 l2 (km)
∆h’ (mm) = + 67 l2 (km)
Onde:
∆l = deformação planimétrica devida à curvatura da Terra, em mm
∆h = deformação altimétrica devida à curvatura da Terra, em mm
∆h’= deformação altimétrica devida ao efeito conjunto da curvatura da Terra e da refração atmosférica, em mm
l = distância considerada no terreno, em km

d) o plano de projeção tem a sua dimensão máxima limitada a 80 km, a partir da origem, de maneira que o erro relativo, decorrente da desconsideração da
curvatura terrestre, não ultrapasse 1/35000 nesta dimensão e 1/15000 nas imediações da extremidade desta dimensão;
e) a localização planimétrica dos pontos, medidos no terreno e projetados no plano de projeção, se dá por intermédio de um sistema de coordenadas cartesianas, cuja origem coincide com a do levantamento topográfico;

f) o eixo das ordenadas é a referência azimutal, que, dependendo das peculiaridades do levantamento, pode estar orientado para o norte geográfico, para o norte magnético ou para uma direção notável do terreno, julgada importante.

 

 

Coordenadas topográficas

o que são coordenadas topográficas

Na topografia, a abstração dos dados do universo do mundo real para o universo do mundo computacional utiliza coordenadas euclidianas, através da utilização de coordenadas bidimensionais (X e Y) em levantamentos planimétricos e de coordenas tridimensionais (X, Y e Z) em levantamentos planialtimétricos.

 

Coordenadas topográficas e coordenadas geodésicas – Entenda a diferença

datum

A topografia e a geodésia são ciências distintas.

A topografia se baseia na utilização do plano topográfico, através da utilização de coordenadas topográficas euclidianas (X, Y e Z).

A geodésia, por outro lado, se baseia na utilização de um datum.

Um datum, por sua vez, possui:

  • Um elipsoide;
  • Um ponto de Amarração (coordenadas X, y e Z);
  • Um norte.

O ponto de amarração normalmente é o ponto de tangência, ou de maior proximidade entre o geoide e o elipsoide.

datum e elipsoide

Para a determinação de posições, o datum é dividido em paralelos e em meridianos.

coordenadas topográficas - o que são paralelos e meridianos

 

 

Coordenadas topográficas – O que são Paralelos

Para a determinação dos paralelos, leva-se em consideração o movimento da terra. Isso porque a terra possui um movimento de rotação no entorno de um eixo imaginário que passa pelos polos.

Se traçarmos um círculo perpendicular ao eixo de rotação (90º), dividiremos o planeta em dois hemisférios, obtendo a linha do equador.

 

paralelos

 

Partindo deste circulo central, podemos nos deslocar em direção aos polos terrestres, traçando uma série de círculos menores, paralelos a linha do equador, os quais são denominados paralelos de latitude terrestre ou geográfica.

 

Coordenadas topográficas – O que são Meridianos

Meridianos são círculos traçados de maneira perpendicular a linha do equador, que dividem a terra em hemisférios.

meridianos

 

Como calcular coordenadas geográficas

paralelos e meridianos

Utilizando-se paralelos e meridianos é possível determinar-se um conjunto de coordenadas únicas para cada ponto da superfície terrestre. Coordenadas estas que recebem o o nome de Latitudes e Longitudes.

 

coordenadas topográficas - o que são coordenadas geográficas

 

 

O que é uma latitude?

A latitude geográfica é o ângulo formado entre o ponto de interesse e o equador terrestre, sendo que o mesmo é medido ao longo do meridiano que passa pelo lugar de interesse.

latitude

 

O que é uma longitude?

A longitude geográfica é o ângulo formado entre o meridiano de Greenwich e o meridiano que passa pelo ponto considerado.

longitude

A longitude normalmente é positiva a Leste (0 a +180°) e negativa a Oeste (0 a -180°).

SISTEMA GEODÉSICO LOCAL: CONCEITO E PROPRIEDADES

A lei 10.267 em suas 2 primeiras edições utilizava a projeção Universal Transversa de Mercator (UTM) para o cálculo de área.

Porém, em sua terceira edição, a mesma adotou a utilização do Sistema Geodésico Local (SGL) ao invés do plano UTM.

Com isso, o Manual técnico de Posicionamento, traz as matrizes que devem ser utilizadas para a transformação de dados, trazendo na página 33 uma representação de um ponto sobre a superfície terrestre associado ao Sistema Geodésico Local e ao Sistema Geocêntrico.

coordenadas topográficas - sistema geodésico local

Ou seja, a transformação de coordenadas entre o Sistema Geodésico Local e o sistema geocêntrico deve utilizar as fórmulas presentes no Manual Técnico de Posicionamento.

Para a conversão de coordenadas cartesianas geocêntricas para coordenadas locais você deve utilizar a matriz abaixo.

coordenadas topográficas - conversão de coordenadas cartesianas geocêntricas para coordenadas locais

 

Já para a conversão de coordenadas cartesianas locais para coordenadas geocêntricas você deve utilizar esta outra matriz.

conversão de coordenadas cartesianas locais para coordenadas geocêntricas

 

Estas fórmulas devem ser utilizadas, por exemplo, para a determinação de coordenadas de marcos de apoio utilizados em trabalhos realizados com estações totais e receptores GNSS.

Coordenadas topográficas – Conversão de coordenadas geodésicas em coordenadas locais

Coordenadas topográficas - Conversão de coordenadas geodésicas em coordenadas locais

Para a conversão de coordenadas geodésicas em coordenadas topográficas locais podemos utilizar 2 procedimentos:

  • O primeiro procedimento consiste em calcular-se diretamente a partir das coordenadas geodésicas do ponto através da utilização de séries.
  • O outro procedimento requer o cálculo sempre a partir da origem, usando-se o azimute geodésico e a distância corrigida para a altitude do plano.

As fórmulas detalhadas do primeiro caso podem ser encontradas na literatura (Lima 1997 – https://repositorio.usp.br/item/001133732).

No entanto, como acredito que você não queira ficar horas e horas efetuando cálculos.

Ou ainda, quebrar a cabeça, criando planilhas no MS Excel, a aquisição de um software que faça automaticamente esta conversão é a melhor opção.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos

A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.

O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!

Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.