Coordenadas geográficas: o que são?

Publicado por Adenilson Giovanini em

As coordenadas geográficas, também conhecidas como sistema de coordenadas geográficas possibilitam a localização inequívoca da posição de objetos, fenômenos e acidentes geográficos na superfície terrestre.

Para a determinação de posições, o planeta é dividido em paralelos e em meridianos.

coordenadas geográficas - o que são paralelos e meridianos

 

 

Coordenadas Geográficas – O que são Paralelos

Para a determinação dos paralelos leva-se em consideração o movimento da terra. Isso porque a terra possui um movimento de rotação no entorno de um eixo imaginário que passa pelos polos.

Se traçarmos um círculo perpendicular ao eixo de rotação (90º), dividiremos o planeta em dois hemisférios, obtendo a linha do equador.

 

paralelos

 

Partindo deste circulo central, podemos nos deslocar em direção aos polos terrestres, traçando uma série de círculos menores, paralelos a linha do equador, os quais são denominados paralelos de latitude terrestre ou geográfica.

 

Coordenadas Geográficas – O que são Meridianos

Meridianos são círculos traçados de maneira perpendicular a linha do equador que dividem a terra em hemisférios.

meridianos

 

Como calcular coordenadas geográficas

paralelos e meridianos - coordenadas geográficas

Utilizando-se paralelos e meridianos é possível determinar-se um conjunto de coordenadas únicas para cada ponto da superfície terrestre. Coordenadas estas que recebem o o nome de Latitudes e Longitudes.

 

coordenadas geográficas

 

 

O que é uma latitude?

A latitude geográfica é o ângulo formado entre o ponto de interesse e o equador terrestre, sendo que o mesmo é medido ao longo do meridiano que passa pelo lugar de interesse.

coordenadas geográficas -o que a latitude

Todos os pontos do equador terrestre têm latitude geográfica igual a 0º. Pontos situados ao norte do equador terrestre têm latitudes maiores que 0º, variando até 90º que é a latitude do polo geográfico norte.

As latitudes ao sul do equador terrestre também variam de 0º a 90º, que é a latitude do polo geográfico sul.

Para diferenciar os valores das latitudes e não haver confusão, atribui-se sinal positivo para as latitudes norte e sinal negativo para as latitudes sul.

Ou senão, as letras N, para coordenadas de pontos que se situam ao norte da linha do equador e S, para coordenadas de pontos que se situam ao Sul da linha do equador.

O que é uma longitude?

A longitude geográfica é o ângulo formado entre o meridiano de Greenwich e o meridiano que passa pelo ponto considerado.

longitude

A longitude normalmente é positiva a Leste (0 a +180°) e negativa a Oeste (0 a -180°).

Veja um exemplo de como calcular latitudes e longitudes através da imagem abaixo:

latitude e longitude

 

Perceba que as coordenadas de Nova Orleans são Latitude de 30° N (norte), ou 30° (como é positiva, não precisamos colocar o sinal) e Longitude de 90° W (oeste) ou – 90º.

É importante que você sempre coloque a orientação, Norte (N) ou Sul (S) ou + (positivo) e – (negativo) para a Latitude e Leste (E – East do inglês) ou Oeste (W – West do inglês), ou + e – para a Longitude.

 

Coordenadas geográficas – Mais exemplos de cálculos da latitude e da longitude

O mapa abaixo fornece as coordenadas geográficas globais estabelecidas a partir da combinação das latitudes e das longitudes.

mapa com coordenadas geográficas

Vamos calcular as coordenadas destes pontos.

Ponto A:
Latitude: -20º ou 20ºS
Longitude: -60º ou 60ºW

Ponto B:
Latitude: -40º ou 40ºS
Longitude: 0º

Ponto C:
Latitude: -20º ou 20ºS
Longitude: 90º ou 90ºE

Ponto D:
Latitude: 0º
Longitude: 0º

Ponto E:
Latitude: 40º ou 40ºN
Longitude: 120º ou 120ºE

Agora que você aprendeu a calcular coordenadas geográficas, eu preciso que você saiba que na realidade, normalmente são utilizados graus, minutos e segundos, sendo que, com isso, cada local do planeta possui uma coordenada única.

No caso, um grau tem 60 minutos e 1 minuto tem 60 segundos.

graus, minutos e segundos

A representação de uma coordenada em graus, minutos e segundos é feita da seguinte maneira:

30° 10′ 13,57″

Onde:

° é o símbolo utilizado para graus;

‘ é o símbolo utilizado para minutos e;

” é o símbolo utilizado para segundos.

 

Desta maneira, para chegar na Praia dos Ingleses, em Florianópolis, você tem que chegar no ponto de coordenadas:

27°26’8.51″S e;

48°23’28.64″O.

Veja este local na imagem abaixo:

coordenadas geográficas da praia dos ingleses

 

Vídeo a respeito do assunto.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos. Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia. Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Cadastral Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos

A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.

O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!

Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.