Sistema geodésico local: o que é?

Publicado por Adenilson Giovanini em

A lei 10.267 em suas 2 primeiras edições utilizava a projeção Universal Transversa de Mercator (UTM) para o cálculo de área. Porém, em sua terceira edição, a mesma adotou a utilização do Sistema Geodésico Local (SGL) ao invés do plano UTM.

Diante disso, muitos profissionais estão procedendo da maneira errada. Isso porque os mesmos simplesmente não conseguem entender a diferença entre o plano topográfico, o sistema topográfico local e o sistema geodésico local.

Por causa disso, decidi produzir este artigo. Prossiga com máxima atenção.

 

Plano topográfico, sistema topográfico local e sistema geodésico local – O que é o plano topográfico

O plano topográfico é um plano horizontal, finito, tangente à superfície terrestre e de dimensões limitadas ao campo topográfico.

plano topográfico

A adoção de um plano na Topografia se fez necessário por causa da curvatura da terra. Isso porque a mesma influência no nivelamento e no calculo de áreas.

É por este motivo que na topografia utiliza-se um plano. Neste espaço finito, o efeito da curvatura terrestre é minimizado.

Conforme a literatura consultada, o plano topográfico pode variar de 50 a 80 Km².

 

Sistema topográfico local

sistema topográfico local

A NBR 13.133 traz o seguinte conceito para sistema topográfico local.

Sistema de projeção utilizado nos levantamentos topográficos pelo método direto clássico para a representação das posições relativas dos acidentes levantados, através de medições angulares e lineares, horizontais e verticais, cujas características são:
a) as projetantes são ortogonais à superfície de projeção, significando estar o centro de projeção localizado no infinito;
b) a superfície de projeção é um plano normal à vertical do lugar no ponto da superfície terrestre considerado como origem do levantamento, sendo seu
referencial altimétrico referido ao datum vertical brasileiro;
c) as deformações máximas inerentes à desconsideração da curvatura terrestre e à refração atmosférica têm as seguintes expressões aproximadas:

∆l (mm) = – 0,004 l3 (km)
∆h (mm) = + 78,5 l2 (km)
∆h’ (mm) = + 67 l2 (km)
Onde:
∆l = deformação planimétrica devida à curvatura da Terra, em mm
∆h = deformação altimétrica devida à curvatura da Terra, em mm
∆h’= deformação altimétrica devida ao efeito conjunto da curvatura da Terra e da refração atmosférica, em mm
l = distância considerada no terreno, em km

d) o plano de projeção tem a sua dimensão máxima limitada a 80 km, a partir da origem, de maneira que o erro relativo, decorrente da desconsideração da
curvatura terrestre, não ultrapasse 1/35000 nesta dimensão e 1/15000 nas imediações da extremidade desta dimensão;
e) a localização planimétrica dos pontos, medidos no terreno e projetados no plano de projeção, se dá por intermédio de um sistema de coordenadas cartesianas, cuja origem coincide com a do levantamento topográfico;

f) o eixo das ordenadas é a referência azimutal, que, dependendo das peculiaridades do levantamento, pode estar orientado para o norte geográfico, para o norte magnético ou para uma direção notável do terreno, julgada importante.

Ou seja, a origem do sistema topográfico local leva em consideração a vertical, sendo que o plano topográfico local é ortogonal a mesma.

 

Sistema geodésico local – O que é um sistema cartesiano geodésico

sistema cartesiano geodésico

A UFRGS, em seu site, trás o seguinte conceito para sistema coordenado cartesiano:

Um sistema coordenado cartesiano no espaço 3-D é caracterizado por um conjunto de três retas (x,y e z), denominados de eixos coordenados, mutuamente perpendiculares. Ele é associado à um Sistema de Referência Geodésico, recebe a denominação de Sistema Cartesiano Geodésico (CG) de modo que:

  • O eixo X coincidente ao plano equatorial, positivo na direção de longitude 0°;
  • O eixo Y coincidente ao plano equatorial, positivo na direção de longitude 90°;
  • O eixo Z é paralelo ao eixo de rotação da Terra e positivo na direção norte.

Perceba que a origem do sistema de cartesiano geodésico está localizada no centro de massa da terra. Ou seja, é geocêntrico.

 

Sistema geodésico local

sistema de coordenadas cartesiano - sistema geodésico local

A norma técnica para o georreferenciamento de imóveis rurais (NTGIR) em sua terceira edição, traz o seguinte conceito para o sistema geodésico local.

O Sistema Geodésico Local (SGL) é um sistema cartesiano composto de três eixos mutuamente ortogonais (e, n, u), onde o eixo “n” aponta em direção ao norte geodésico, o eixo “e” aponta para a direção leste e é perpendicular ao eixo “n”, ambos contidos no plano topográfico, e o eixo “u” coincide com a normal ao elipsoide que passa pelo vértice escolhido como a origem do sistema.

Ou seja, o sistema geodésico local leva em consideração a vertical, sendo ortogonal a mesma.

O sistema geodésico local também está contido no plano topográfico. Ou seja, possui algo no entorno de 55 km².

Sistema geodésico local – Diferença entre a vertical e a normal

vertical e normal - geodésia

A apostila de Topografia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) traz os seguintes conceitos para vertical e normal:

 

Vertical do Lugar

É a linha que passa por um ponto da superfície terrestre (em direção ao centro do planeta) e que é normal à superfície representada pelo Geoide naquele ponto.

Esta linha é materializada pelo “fio de prumo” dos equipamentos de medição (teodolito, estação, nível, etc.), ou seja, é a direção na qual atua a força da gravidade.

 

Normal ao Elipsoide

É toda linha reta perpendicular à superfície do elipsoide de referência. Esta linha possui um desvio em relação à vertical do lugar.

 

Sistema geodésico local – Conversão de coordenadas geodésicas em coordenadas locais

Coordenadas topográficas - Conversão de coordenadas geodésicas em coordenadas locais

O Manual técnico de Posicionamento, traz as matrizes de rotações e translações que devem ser utilizadas para a transformação de dados, sendo que para a conversão de coordenadas cartesianas geocêntricas para coordenadas locais, você deve utilizar a matriz abaixo.

sistema geodésico local - conversão de coordenadas cartesianas geocêntricas para coordenadas locais

 

Já para a conversão de coordenadas cartesianas locais para coordenadas geocêntricas, você deve utilizar esta outra matriz.

conversão de coordenadas cartesianas locais para coordenadas geocêntricas

 

Estas fórmulas devem ser utilizadas, por exemplo, para a determinação de coordenadas de marcos de apoio utilizados em trabalhos realizados com estações totais e receptores GNSS.

Como acredito que você não queira ficar horas e horas efetuando cálculos.

Ou ainda, quebrar a cabeça, criando planilhas no MS Excel, a aquisição de um software que faça automaticamente esta conversão é a melhor opção.

Vídeo a respeito do assunto.

É isso por este artigo. Gratidão por você ter lido o mesmo. 🙏

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.