Poligonal fechada, aberta e enquadrada?

Publicado por Adenilson Giovanini em

O que é e qual a diferença entre uma poligonal fechada, uma poligonal aberta e uma poligonal enquadrada?

Quando utilizar as mesmas?

É isso que você aprenderá com a leitura deste post.

 

O que é e qual a diferença entre uma poligonal fechada, uma poligonal enquadrada e uma poligonal aberta?

topografia - poligonais fechadas, poligonais abertas e poligonais enquadradas

Quando se fala na realização do levantamento de dados com estações totais, existem 2 métodos que são aceitos pela legislação. São eles:

Filho, C. A. Z. em sua dissertação de mestrado traz a seguinte passagem a respeito de poligonação:

A poligonação é um método muito empregado para a determinação de coordenadas de pontos, principalmente para a definição de pontos de apoio planimétrico. Uma poligonal é uma série de linhas consecutivas para as quais são conhecidos os comprimentos e direções, obtidos através de medições em campo.

O levantamento de uma poligonal é realizado através do método de caminhamento, percorrendo-se o contorno de um itinerário definido por uma série de pontos, medindo-se todos os ângulos e lados e uma orientação inicial. A partir destes dados e de uma coordenada de partida, é possível calcular as coordenadas de todos os pontos que formam esta poligonal.

 

JORDAN (1981) em seu livro Tratado general de topografia classifica as poligonais em 3 tipos:

  • Poligonais abertas;
  • Poligonais fechadas;
  • Poligonais enquadradas.

 

Poligonal fechada, poligonal enquadrada e poligonal aberta- O que é uma poligonal aberta

poligonal aberta

Uma poligonal aberta parte de um ponto com coordenadas conhecidas e acaba em um ponto cujas coordenadas deseja-se determinar.

Devido a estas características não é possível determinar-se os erros de fechamento. Logo, ao utilizar este tipo de poligonal você deve tomar todos os cuidados necessários para evitar erros.

 

Poligonal fechada, poligonal enquadrada e poligonal aberta – O que é uma poligonal fechada

poligonal fechada

Uma poligonal fechada parte de um ponto com coordenadas conhecidas e retorna ao mesmo ponto. Sua principal vantagem é permitir a verificação dos erros angulares e lineares.

 

Poligonal fechada, poligonal enquadrada e poligonal aberta – O que é uma poligonal enquadrada

poligonal enquadrada

Uma poligonal enquadrada parte de dois pontos com coordenadas conhecidas e acaba em outros dois pontos com coordenadas conhecidas. Com isso, a mesma possibilita a verificação dos erros de fechamento angular e linear.

 

Quando utilizar poligonal fechada, poligonal aberta e poligonal enquadrada

estação total e poligonais abertas e poligonais fechadas

Todo aluno que possui cadeira de Topografia na graduação aprende a calcular a área de uma poligonal fechada. Isso porque como poligonais fechadas possibilitam a verificação de erros lineares e angulares, acabam sendo um dos métodos de cálculo de área mais difundidos e aceitos não só no Brasil como no mundo como um todo.

Este método de cálculo de área, juntamente com as poligonais enquadradas também é muito utilizado em estudos científicos, tanto de dados obtidos com estações totais, como de dados obtidos com receptores GNSS.

As poligonais fechadas e as poligonais enquadradas também são indicadas para o monitoramento de estruturas. Por exemplo, HENRIQUES (2001) utilizou 2 poligonais de precisão para medições angulares através da utilização de uma estação total robotica.

Poligonais enquadradas e uma variação das poligonais abertas onde se instala a estação total sobre um marco geodésico e se orienta a mesma em outro marco geodésico, também servem para a realização de trabalhos conjuntos com equipamentos topográficos e equipamentos geodésicos.

 

 

 

Poligonal fechada, uma poligonal enquadrada e uma poligonal aberta – Classificação feita pela NBR 13.133 das poligonais

nbr 13133 e os conceitos de poligonal auxiliar, poligonal principal e poligonal secundária

A título de curiosidade, a NBR 13133 (ABNT, 1994) classifica as poligonais em:

  • Poligonal auxiliar;
  • Poligonal principal e;
  • Poligonal secundária.

 

Conceito de poligonal auxiliar

A NBR 13.133 possui o seguinte conceito de poligonal auxiliar:

Poligonal que, baseada nos pontos de apoio topográfico planimétrico, tem os seus vértices distribuídos na área ou faixa a ser levantada, de tal forma, que seja possível coletar, direta ou indiretamente, por irradiação, interseção ou por ordenadas sobre uma linha-base, os pontos de detalhe julgados importantes, que devem ser estabelecidos pela escala ou nível de detalhamento do levantamento.

 

Conceito de poligonal principal

A NBR 13.133 possui o seguinte conceito de poligonal principal:

Poligonal que determina os pontos do apoio topográfico de primeira ordem.

 

Conceito de poligonal secundária

A NBR 13.133 possui o seguinte conceito de poligonal secundária:

Aquela que, apoiada nos vértices da poligonal principal, determina os pontos do apoio topográfico de segunda ordem.

 

Vídeo a respeito do assunto.


Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Cadastral Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos

A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.

O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!

Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.