Tipos de levantamento planimétrico?

Publicado por Adenilson Giovanini em

Tipos de levantamento planimétrico, você acabou de colocar suas 2 mãos em um guia definitivo a respeito do tema.

Com a leitura do mesmo você aprenderá:

  • Quais os 6 métodos de levantamento topográfico existentes;
  • Quais os produtos oriundo de um levantamento topográfico;
  • Quais as técnicas utilizadas nos tipos de levantamento planimétrico e;
  • Quais as 7 etapas do levantamento de dados.

Prossiga a leitura com máxima atenção.

 

Os diferentes tipos de levantamento planimétrico existentes

tipos de levantamento planimétrico

Antes de mergulharmos fundo nos diferentes tipos de levantamento planimétrico, eu preciso que você saiba que existem 6 diferentes tipos de levantamentos topográficos. São eles:

Todos estes diferentes tipos de levantamentos topográficos estão descritos na NBR 13.133, sendo que a mesma trás a seguinte definição para o Levantamento topográfico:

Levantamento dos limites e confrontações de uma propriedade, pela determinação do seu perímetro, incluindo, quando houver, o alinhamento da via ou logradouro com o qual faça frente, bem como a sua orientação e a sua amarração a pontos materializados no terreno de uma rede de referência cadastral, ou, no caso de sua inexistência, a pontos notáveis e estáveis nas suas imediações. Quando este levantamento se destinar à identificação dominial do imóvel, são necessários outros elementos complementares, tais como: perícia técnico-judicial, memorial descritivo, etc.

Ou seja, o levantamento topográfico planialtimétrico nada mais é do que o levantamento normalmente realizado para a determinação da área e do perímetro dos imóveis rurais.

O mesmo consiste em, com a utilização de um equipamento ou metodologia adequada, percorrer-se o perímetro da propriedade, levantando-se suas mudanças de ângulos verticais e horizontais e as distâncias.

 

Métodos de levantamento de dados aceitos para a realização de tipos de levantamento planimétrico

tipos de levantamento planimétrico e técnicas utilizadas Os métodos de levantamentos de dados aceitos pela legislação para a realização de tipos de levantamento planimétrico são:

Vamos entender mais detalhadamente estes 2 métodos de levantamento de dados.

Tipos de levantamento planimétrico – Poligonação

tipos de levantamento planimétrico - Poligonação

A poligonação é um dos métodos de levantamento topográfico mais utilizado na topografia cadastral.

O mesmo normalmente é utilizado para a determinação de pontos de apoio planimétricos e para o levantamento de imóveis rurais e urbanos.

Uma poligonal consiste em uma série de linhas consecutivas, onde são conhecidos os comprimentos e direções, obtidos através de medições em campo (Veiga Et. Al. Apostila de Topografia, 2007 – Link: https://pt.scribd.com/doc/135557040/Fundamentos-de-Topografia)

O método normalmente utilizado para o levantamento de uma poligonal é o levantamento perimétrico, sendo que no mesmo o profissional, tendo como base um azimute de partida, percorre um itinerário pré definido, medindo todas as distâncias e mudanças de ângulo.

Desta maneira, a partir das coordenadas do ponto de partida é possível calcular-se as coordenadas de todos os pontos que formam esta poligonal.

tipos de levantamento planimétrico - poligonação

Classificação das poligonais

A NBR 13.133 classifica as poligonais em principal, secundária e auxiliar:

  • Poligonal principal: poligonal que determina os pontos de apoio topográfico de primeira ordem;
  • Poligonal secundária: aquela que, apoiada nos vértice da poligonal principal determina os pontos de apoio topográfico de segunda ordem;
  • Poligonal auxiliar: poligonal que, baseada nos pontos de apoio topográfico planimétrico, tem seus vértices distribuídos na área ou faixa a ser levantada, de tal forma que seja possível coletar, direta ou indiretamente, por irradiação, interseção ou ordenadas sobre uma linha de base, os pontos de detalhes julgados importantes, que devem ser estabelecidos pela escala ou nível de detalhamento do levantamento.

As poligonais levantadas em campo também se classificam em fechadas, enquadradas e abertas.

 

Poligonal fechada

Uma poligonal fechada parte de um ponto com coordenadas conhecidas e retorna ao mesmo ponto. Sua principal vantagem é permitir a verificação dos erros angulares e lineares.

Poligonal fechada

Poligonal enquadrada

Uma poligonal enquadrada parte de dois pontos com coordenadas conhecidas e acaba em outros dois pontos com coordenadas conhecidas.

Com isso, a mesma possibilita a verificação dos erros de fechamento angular e linear.

tipos de levantamento planimétrico - Poligonal enquadrada

Poligonal aberta

Uma poligonal aberta parte de um ponto com coordenadas conhecidas e acaba em um ponto cujas coordenadas deseja-se determinar.

Poligonal aberta Devido a estas características não é possível determinar-se os erros de fechamento. Logo, ao utilizar este tipo de poligonal você deve tomar todos os cuidados necessários para evitar erros.

tipos de levantamento planimétrico – Irradiação

irradiação topografia O levantamento de dados através do método de irradiação consiste em, a partir de uma linha de referência conhecida, medir um ângulo e uma distância.

O mesmo é semelhante a um sistema de coordenadas polares, que pode ser visto na imagem abaixo.

tipos de levantamento planimétrico - irradiação

Sendo que a distância pode ser obtida utilizando-se uma trena, distanciômetro eletrônico, estação total ou através de métodos taqueométricos.

Ao efetuar-se levantamentos topográficos pelo método da irradiação, o equipamento fica estacionado sobre um ponto e faz-se uma série de visadas dos pontos de interesse, medindo-se direções e distâncias para cada elemento a ser representado.

Levantamento dos dados por irradiação

As 7 Etapas da realização de um Levantamento topográfico terreno

etapas do levantamento topográfico

A NBR 13.133 informa que o levantamento topográfico, em qualquer de suas finalidades, deve ter, no mínimo, as seguintes etapas:

a) planejamento, seleção de métodos e aparelhagem;

b) apoio topográfico;

c) levantamento de detalhes;

d) cálculos e ajustes;

e) original topográfico;

f) desenho topográfico final;

g) relatório técnico.

 

O que é um apoio topográfico

Talvez você tenha ficado confuso, pois na seção anterior eu informei que para a realização de um levantamento topográfico é necessário implantar-se um apoio topográfico.

No caso, a NBR 13.133. traz o seguinte conceito para apoio topográfico:

Conjunto de pontos planimétrico, altimétrico, ou planialtimétrico, que dão suporte ao levantamento topográfico

Ou seja, uma vez que esteja a campo, a primeira coisa que você deve fazer é a locação de uma série de piquetes e/ou marcos topográficos, os quais irão amarrar o levantamento topográfico ao terreno.

 

Tipos de levantamento planimétrico – Equipamentos utilizados na prestação de serviços topográficos

tipos de levantamento planimétrico - equipamentos utilizados

Os equipamentos normalmente utilizados na prestação de levantamentos planimétricos são estações totais.

Lembrando que levantamentos topográficos também podem ser realizados com a utilização de Receptores GNSS e de Drones.

Porém, cada um destes equipamentos se baseia na utilização de ciências e métodos de medição especifícos.

 

Produto oriundo dos tipos de levantamento planimétrico

O resultado final obtido com a realização de um levantamento planimétrico será formado pela planta e pelo o memorial descritivo do imóvel. Peças técnicas estas exigidas pelos profissionais de registro.

Veja na imagem abaixo uma planta que eu mesmo produzi após realizar o levantamento do perímetro de um imóvel rural.

tipos de levantamento planimétrico - Planta oriunda dp levantamento dos dados

No caso, esta é uma das diferentes plantas que eu ensino a produzir no Curso de Confecção de Plantas Para Topografia Cadastral.

plantas para topografia

 

Caso deseje conhecer melhor o mesmo é só clicar neste link.

Já nesta segunda imagem, você pode ver um modelo de memorial descritivo.

memorial descritivo

Vídeo a respeito do assunto.

Lembrando que eu possuo uma série de cursos e de livros práticos. Se você que MERGULHAR FUNDO e aprender com exemplos práticos, acesse este link e conheça os mesmos.

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Cadastral Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos

A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.

O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!

Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.