Geodésia: Objetivos e Aplicações…

Publicado por Adenilson Giovanini em

Mesmo sem você perceber, a Geodésia está impactando a você e todas as demais pessoas do planeta o tempo todo.

Com isso, a mesma está trazendo inúmeras vantagens e benefícios, sem que você nem perceba que a presença dela.

Por exemplo, seu smartfone consegue rastrear dados de navegação GPS e, com isso, você consegue utilizar aplicativos, como, Google Maps, Uber e Wase. Agradeça a Geodésia por isso.

Você decide ir até o shopping, pega seu carro e começa a dirigir pela rodovia. Está chovendo, porém, as ruas não estão alagadas.

Agradeça mais uma vez a geodésia, pois conhecimentos e equipamentos geodésicos foram utilizados para a construção e pavimentação das ruas e também par a construção do shopping center.

Você chega novamente em casa, abre a torneira e toma um copo de água refrescante. Agradeça novamente a geodesia, pois equipamentos geodésicos foram utilizados na construção da estação de tratamento de água.

 

Conceito de geodésia?

geodésia

 

O livro fundamentos de Geodésia traz o seguinte conceito.

Entende-se a Geodésia como a ciência que estuda a forma e as dimensões do planeta terra, bem como a determinação do campo gravitacional e da superfície oceânica.

Segundo Webster, “A geodésia é o ramo da matemática aplicada que determina a exata posição de pontos, figuras e áreas de grandes porções da superfície terrestre. Também a forma e o tamanho da terra, além das variações do seu campo gravitacional.

 

Origem da Geodésia

origem da geodésia

O termo Geodésia possui origem no grego. Palavra “Γεωδαισία“, que é composta por “γη“, que significa “terra”, e “δαιζω“, que significa “dividir”.

Este termo foi usado, pela primeira vez, por Aristóteles e pode significar tanto divisões (geográficas) da terra, como também o ato de dividir a terra (por exemplo entre proprietários).

 

Objetivos

objetivos da geodésia

O objetivo primordial da Geodésia é a determinação da forma e das dimensões da terra.

O estudo da mesma normalmente se divide em:

  • Geodésia global e;
  • Geodésia aplicada.

A Geodesia global se encarrega da mensuração da forma e das dimensões da terra.

A geodésia aplicada se encarrega da determinação precisa de pontos sobre a superfície terrestre, tanto em áreas continentais, como em áreas oceânicas, objetivando-se ao mapeamento e outras finalidades.

 

Formas idealizadas para representar a terra

geoide e elipsoide

A terra pode ser representada de 2 maneiras distintas:

Vamos entender melhor os mesmos.

Geoide

 

O geoide pode ser definido como:

A superfície dos mares, suposta em equilíbrio, prolongada para dentro dos continentes, sobre a influência da massa da terra e da força da gravidade.

A altitude em relação ao geoide é a altitude ortométrica, sendo que a mesma é a altitude que deve ser utilizada em obras de engenharia.

O único problema é que o geoide é uma forma relativamente complexa. Ou seja, para se posicionar sobre a mesma seriam necessários cálculos complexos, de certa forma que os Agrimensores teriam que utilizar valores diferentes para cada serviço prestado.

Por causa disso, os Geodesistas e Cartógrafos precisaram criar uma forma mais simples para o planeta. Foi neste contexto que foi criado o elipsoide.

 

Geodésia – O que é um Elipsoide

geodésia - elipsoide

 

O elipsoide é uma forma matemática que foi criada com intuito de facilitar o Posicionamento pelo GNSS.

O mesmo é dotado de 2 parâmetros:

  • Semi-eixo menor;
  • Semi-eixo maior.

A altitude obtida sobre o elipsoide é a altitude geométrica, também conhecida como altitude elipsoidal.

Além do geoide e do elipsoide, também existe a superfície física.

 

Superfície física

modelos terrestres

 

A superfície física nada mais é do que a superfície da terra em si. O local sobre o qual nós estamos.

O problema é que após a criação do geoide e do elipsoide, os geodesistas estavam com um série de problemas que precisavam ser solucionados. Sendo que os 2 principais deles eram:

  • A altitude obtida com receptores GNSS é a altitude geométrica, porém a altitude utilizada em obras de engenharia é a altitude ortométrica. Ou seja, os mesmos precisavam de alguma maneira fazer esta transformação.
  • A superfície topográfica, o geoide e o elipsoide precisavam de alguma maneira serem amarrados.

 

Criação do datum

datum

Diante destes problemas, os geodesistas decidiram criar o datum, sendo que o mesmo nada mais é do que a amarração entre as diferentes superfícies (física, geoide e elipsoide).

Desta maneira, um datum possui 3 parâmetros. São eles:

  • Um Elipsóide;
  • Um ponto de amarração;
  • Um norte.

 

geoide e elipsoide

 

Perceba como que o datum faz a amarração da superfície topográfica, do geoide e do elipsoide.

 

 

Aplicações da Geodésia

aplicações da Geodésia

Seguem Algumas aplicações da Geodésia, adaptadas do livro “Fundamentos de Geodésia”.

 

Produção de mapas

Na distribuição e implantação de pontos de controle, tanto horizontais, como verticais, na superfície terrestre, estabelecendo uma rede de marcos geodésicos georreferenciados que servirão de apoio para as atividades de mapeamento cartográfico.

 

Planejamento urbano

O georreferenciamento de uma série de pontos de controle possibilita uma melhor identificação e localização de vias urbanas e logradouros públicos.

 

Projetos de Obras de Engenharia

Grandes estruturas, tais como barragens, pontes e grandes edifícios necessitam dispor de plantas para uma perfeita localização predeterminada.

 

Ecologia

O estudo do efeito do homem no meio Ambiente. Atividades tais como movimento de terra, água subterrânea, extração de petróleo, possuem os efeitos monitorados mediante a geodésia.

 

Hidrologia

O posicionamento e os mapas são fornecidos pela Geodésia, contendo as informações relativas as bacias hidráulicas, etc.

 

Outras aplicações

É isso por este artigo. Espero que o mesmo seja útil e relevante para você.

Vídeo a respeito do assunto.

É isso por este artigo. Gratidão por você ter lido o mesmo. 🙏

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.