Planimétricos: Métodos de Mapeamento?

Publicado por Adenilson Giovanini em

Planimétricos, você acabou de colocar suas 2 mãos em um guia definitivo a respeito destes métodos de mapeamento.

Com a leitura do mesmo você aprenderá:

  • Quais os 6 métodos de levantamento topográfico existentes;
  • Quais os produtos oriundo de um levantamento topográfico;
  • Quais as técnicas utilizadas nos levantamentos planimétricos e;
  • Quais as 7 etapas do levantamento de dados.

Prossiga a leitura com máxima atenção.

 

Planimétricos – Os diferentes métodos de levantamento existentes

métodos de levantamento planimétrico

Antes de mergulharmos fundo nos diferentes métodos de levantamento planimétricos existentes, eu preciso que você saiba que existem 6 diferentes tipos de levantamentos topográficos. São eles:

Todos estes diferentes tipos de levantamentos topográficos estão descritos na NBR 13.133, sendo que a mesma trás a seguinte definição para o Levantamento topográfico:

Levantamento dos limites e confrontações de uma propriedade, pela determinação do seu perímetro, incluindo, quando houver, o alinhamento da via ou logradouro com o qual faça frente, bem como a sua orientação e a sua amarração a pontos materializados no terreno de uma rede de referência cadastral, ou, no caso de sua inexistência, a pontos notáveis e estáveis nas suas imediações. Quando este levantamento se destinar à identificação dominial do imóvel, são necessários outros elementos complementares, tais como: perícia técnico-judicial, memorial descritivo, etc.

Ou seja, o levantamento topográfico planialtimétrico nada mais é do que o levantamento normalmente realizado para a determinação da área e do perímetro dos imóveis rurais.

O mesmo consiste em, com a utilização de um equipamento ou metodologia adequada, percorrer-se o perímetro da propriedade, levantando-se suas mudanças de ângulos verticais e horizontais e as distâncias.

 

Planimétricos – Métodos de levantamento aceitos pela legislação

planimétricos - métodos de levantamento utilizados Os métodos de levantamento planimétrico aceitos pela legislação para a realização de métodos de levantamento planimétrico são:

Vamos entender mais detalhadamente estes 2 métodos de levantamento de dados.

Métodos de levantamento planimétricos – Poligonação

levantamentos planimétricos - Poligonação

A poligonação é um dos métodos de levantamento planimétricos mais utilizado na topografia cadastral.

O mesmo normalmente é utilizado para a determinação de pontos de apoio planimétricos e para o levantamento de imóveis rurais e urbanos.

Uma poligonal consiste em uma série de linhas consecutivas, onde são conhecidos os comprimentos e direções, obtidos através de medições em campo (Veiga Et. Al. Apostila de Topografia, 2007 – Link: https://pt.scribd.com/doc/135557040/Fundamentos-de-Topografia)

O método normalmente utilizado para o levantamento de uma poligonal é o levantamento perimétrico, sendo que no mesmo o profissional, tendo como base um azimute de partida, percorre um itinerário pré definido, medindo todas as distâncias e mudanças de ângulo.

Desta maneira, a partir das coordenadas do ponto de partida é possível calcular-se as coordenadas de todos os pontos que formam esta poligonal.

levantamentos planimétricos - poligonação

Métodos de levantamento planimétricos – Classificação das poligonais

A NBR 13.133 classifica as poligonais em principal, secundária e auxiliar:

  • Poligonal principal: poligonal que determina os pontos de apoio topográfico de primeira ordem;
  • Poligonal secundária: aquela que, apoiada nos vértice da poligonal principal determina os pontos de apoio topográfico de segunda ordem;
  • Poligonal auxiliar: poligonal que, baseada nos pontos de apoio topográfico planimétrico, tem seus vértices distribuídos na área ou faixa a ser levantada, de tal forma que seja possível coletar, direta ou indiretamente, por irradiação, interseção ou ordenadas sobre uma linha de base, os pontos de detalhes julgados importantes, que devem ser estabelecidos pela escala ou nível de detalhamento do levantamento.

As poligonais levantadas em campo também se classificam em fechadas, enquadradas e abertas.

 

Poligonal fechada

Uma poligonal fechada parte de um ponto com coordenadas conhecidas e retorna ao mesmo ponto. Sua principal vantagem é permitir a verificação dos erros angulares e lineares.

Poligonal fechada

Poligonal enquadrada

Uma poligonal enquadrada parte de dois pontos com coordenadas conhecidas e acaba em outros dois pontos com coordenadas conhecidas. Com isso a mesma possibilita a verificação dos erros de fechamento angular e linear.

planimétricos - Poligonal enquadrada

Poligonal aberta

Uma poligonal aberta parte de um ponto com coordenadas conhecidas e acaba em um ponto cujas coordenadas deseja-se determinar.

Poligonal aberta Devido a estas características não é possível determinar-se os erros de fechamento. Logo, ao utilizar este tipo de poligonal você deve tomar todos os cuidados necessários para evitar erros.

Levantamentos planimétricos – Irradiação

irradiação topografia O levantamento de dados através do método de irradiação consiste em, a partir de uma linha de referência conhecida, medir um ângulo e uma distância.

O mesmo é semelhante a um sistema de coordenadas polares, que pode ser visto na imagem abaixo.

levantamentos planimétricos - irradiação

Sendo que a distância pode ser obtida utilizando-se uma trena, distanciômetro eletrônico, estação total ou através de métodos taqueométricos.

Ao efetuar-se levantamentos topográficos pelo método da irradiação, o equipamento fica estacionado sobre um ponto e faz-se uma série de visadas dos pontos de interesse, medindo-se direções e distâncias para cada elemento a ser representado.

Levantamento dos dados por irradiação

As 7 Etapas da realização de um levantamento topográfico

etapas do levantamento topográfico

A NBR 13.133 informa que o levantamento topográfico, em qualquer de suas finalidades, deve ter, no mínimo, as seguintes etapas:

a) planejamento, seleção de métodos e aparelhagem;

b) apoio topográfico;

c) levantamento de detalhes;

d) cálculos e ajustes;

e) original topográfico;

f) desenho topográfico final;

g) relatório técnico.

Neste artigo eu abordo de maneira cirúrgica a temática, mostrando as 7 etapas do levantamento tpográfico.

 

Levantamentos planimétricos – Equipamentos utilizados na prestação de serviços topográficos

levantamentos planimétricos - equipamentos utilizados

Os equipamentos normalmente utilizados na prestação de serviços de levantamento planimétrico são estações totais.

Lembrando que levantamentos topográficos também podem ser realizados com a utilização de Receptores GNSS e de Drones.

Porém, cada um destes equipamentos se baseia na utilização de ciências e métodos de medição especificos.

 

Produtos oriundos dos levantamentos planimétricos

O resultado final mais comum obtido com a realização dos diferentes tipos de levantamentos planimétricos é uma planta topográfica.

métodos de levantamento planimétrico - Planta oriunda dp levantamento dos dados

No caso, esta é uma das diferentes plantas que eu ensino a produzir no Curso de Confecção de Plantas Para Topografia Cadastral.

curso planta de topografia

 

Caso deseje conhecer melhor o mesmo é só clicar neste link.

Dependendo das caracteristicas do projeto, o contratante também pode os dados no formato digital, norma,ente em arquivos no formato .dxf, .dwg ou shapefile.

Quando este tipo de serviço é solicitado

levantamento cadastral

O levantamento planimétrico normalmente é utilizado na prestação de serviços de topografia cadastral. Isso porque na topografia cadastral, o grande objetivo é o mapeamento do perímetro e das confrontações de imóveis rurais e urbanos.

Vídeo a respeito do assunto.

Lembrando que eu possuo uma série de cursos e de livros práticos. Se você que MERGULHAR FUNDO e aprender com exemplos práticos, acesse este link e conheça os mesmos.

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.