Planimetria topografia: o que é?

Publicado por Adenilson Giovanini em

Quais as diferentes classificações da topografia, o que é a planimetria, quais os equipamentos utilizados e produtos oriundos da mesma.

Isso que você aprenderá com a leitura deste artigo.

 

Planimetria – Conceituando a topografia

conceito de topografia

De acordo com Faggion e outros autores, a Topografia pode ser entendida como parte da Geodésia, ciência que tem por objetivo determinar a forma e dimensões da Terra.

Na Topografia, trabalha-se com medidas lineares e angulares, as quais são realizadas sobre a superfície da Terra, sendo que a partir das mesmas é possível calcular-se:

Os resultados obtidos poderão ser representadas de forma gráfica através de mapas ou plantas. Para tanto é necessário um sólido conhecimento sobre:

Classificações da Topografia

classificações da topografia

A Topografia é dividida em Topometria e Topologia.

A Topologia tem por objetivo:

O estudo das formas exteriores do terreno e das leis que regem o seu modelado.

Já a Topometria estuda:

Os processos clássicos de medição de distâncias, ângulos e desníveis, cujo objetivo é a determinação de posições relativas de pontos.

 

Planimetria – Divisões da topometria

Planimetria - Divisões da topometria

A topometria pode ser dividida em:

  • Planimetria e;
  • Altimetria.

Com isso, normalmente os estudos topográficos são divididos em:

A realização simultânea dos dois levantamentos dá origem ao chamado levantamento planialtimétrico.

 

Planimetria e altimetria

planimetria e altimetria

Ao conceituar o levantamento de detalhes, a NBR 13.133, trás a seguinte passagem a respeito do tema:

O levantamento de detalhes deve ser feito a partir das poligonais em operações que podem conduzir, simultaneamente, à obtenção da planimetria e da altimetria, ou então, com procedimentos separados, se condições especiais do terreno ou exigências de exatidão assim exigirem. A densidade de pontos deve ser compatível com a escala de representação, características do terreno e finalidade do levantamento.

 

Perceba que planimetria e altimetria são as 2 áreas nas quais a Topografia pode ser dividida, sendo que a realização de um levantamento topográfico, normalmente é dividida em 2 etapas:

De acordo com a NBR 13.133 (ABNT 1994, p.4) os pontos de apoio são definidos como:

Pontos, convenientemente distribuídos, que amarram ao terreno o levantamento topográfico e, por isso, devem ser materializados por estacas, piquetes, marcos de concreto, pinos de metal, tinta, dependendo da sua importância e permanência.

 

Ou seja, na prática, o profissional primeiramente loca uma série de pontos de apoio no terreno e em um segundo momento, partindo destes pontos de apoio, o mesmo fará o levantamento de uma série de pontos que permitirão a representação da área levantada.

Representação esta normalmente feita através de plantas topográficas.

Na imagem abaixo você pode ver um modelo de planta para o cálculo de área.

planta planimétrica na planimetria e altimetria

 

Conceito de planimetria

Perceba que a planta acima possui apenas coordenas x e y. Ou seja, é uma planta planimétrica, a qual possui como superfície de referência o plano topográfico.

No caso, o plano topográfico é um plano de aproximadamente 50 km², onde os efeitos da curvatura da terra são minimizados. Caso a representação ultrapasse este comprimento, a curvatura da terra passará a exercer considerável interferência.

Por causa disso, você deve restringir o levantamento de dados ao plano topográfico.

De acordo com a NBR 13.133, na planimetria, durante o processo de abstração do universo do mundo real para o universo do mundo computacional, o profissional deve garantir que a densificação dos pontos seja compatível com:

  • A escala de representação;
  • As características do terreno e;
  • A finalidade do levantamento.

 

Equipamentos utilizados na planimetria

equipamentos utilizados na planimetria

Os equipamentos utilizados na planimetria, normalmente são estações totais e teodolitos.

 

Planialtimetria

Na realidade, no nosso dia a dia, normalmente a altimetria é representada de maneira associada a planimetria através de plantas planialtimétricas.

Ou seja, normalmente as 3 coordenadas (x,y e z) são representadas.

Perceba que na planta do exemplo anterior, as curvas de níveis estão restringidas aos limites do perímetro da propriedade.

Segue outro exemplo de planta planialtimétrica.

planimetria - planta planimétrica e altimétrica

 

Os 6 diferentes tipos de levantamentos topográficos existentes

A NBR 13.133 trás 6 diferentes tipos de levantamentos topográficos que podem ser utilizados na planimetria e altimetria. Seguem os mesmos:

Vídeo a respeito do assunto.


Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Cadastral Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos

A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.

O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!

Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.