Topometria: o que é e para que serve?

Publicado por Adenilson Giovanini em

A topometria é um conjunto de métodos e procedimentos utilizados para obtenção de medidas da superfície topográfica. A mesma baseia-se na geometria, sendo utilizada para a medição de:

  • Distâncias;
  • Diferenças de nível e;
  • Ângulos.

Desta maneira, a mesma mede grandezas angulares e lineares nos planos horizontal e vertical, definindo a posição relativa dos pontos de interesse.

A mesma divide-se em planimetria e altimetria.

 

Planimetria

topometria - planimetria

A planimetria é a sub-divisão da topografia responsável pela determinação de coordenadas, distâncias, ângulos e áreas de um determinado lugar.

 

Altimetria

altimetria

 

A altimetria é a sub-divisão da Topografia responsável por estudar os métodos e procedimentos utilizados para a medição de diferenças de nível ou de distâncias verticais.

 

Procedimentos pela topometria

equipamentos de topometria

Os principais procedimentos são:

  • Efetuar-se a medição de grandezas lineares e angulares em relação a planos horizontal ou vertical de referência.
  • Efetuar-se a medição de distâncias, ângulos e diferenças de nível através de fotos tiradas de aeronaves ou de pontos do terreno.
  • Efetuar-se ao mesmo tempo medidas de grandezas lineares e angulares em relação aos planos vertical e horizontal.

Instrumentos utilizados na topometria

instrumentos de topografia

Entre os diferentes equipamento utilizados na topometria temos:

Mira ou régua graduada: é uma régua de alumínio, madeira ou PVC, que possui de 0 a 4 metros. Graduada em metros, decímetros e milímetros e é usada para determinar as distâncias verticais e horizontais entre pontos.

Teodolito: utilizado na leitura de ângulos verticais e horizontais da régua graduada. No início era mecânico e depois começaram a ser usados o ótico e o eletrônico.

Laser scanner: equipamento que varre os pontos ao seu redor e obtém um grande número de pontos tridimensionais.

Instrumentos topográficos: tripé, fio de prumo (sua função é posicionar o equipamento sobre o ponto exato no terreno) e lupa.

Baliza: é usada juntamente com o teodolito para medir os ângulos horizontais e localizar os pontos no terreno.

GNSS: faz a medição da distância através de sinais de frequência das órbitas GPS, Galileo ou GLONASS.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Cadastral Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos

A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.

O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!

Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.