Escala gráfica: o que é e como usar?

Publicado por Adenilson Giovanini em

A escala gráfica é um dos diferentes tipos de escalas que um mapa pode ter.

Vamos entender melhor o que é a mesma e quais os outros tipos de escalas existentes e suas características.

Escala gráfica – Os diferentes tipos de escala existentes

escalas existentess

No que se refere as escalas, existem 3 tipos. São elas:

Porém, dentre estes 3 diferentes tipos de escalas, os 2 corriqueiramente utilizados em mapas são a escala gráfica e a escala numérica.

Vamos conhecer melhor as mesmas e aprender a calcular elas.

Escala gráfica

escala de umamapa

A escala gráfica é representada por um pequeno segmento de reta graduado, sobre o qual está estabelecida diretamente a relação entre as distâncias no mapa, indicadas a cada trecho deste segmento, e a distância real de um território.

 

escala-grafica

 

Observe, de acordo com o exemplo acima que cada segmento de 1 cm é equivalente a 50 metros no terreno, 2 cm a 100 metros, e assim sucessivamente.

Desta maneira, caso a distância entre 2 construções no mapa seja de 5 cm, a distância real entre elas será de 250 metros.

A grande vantagem da escala gráfica é que a mesma possibilita que a pessoa estabeleça direta e visualmente a relação de proporção existente entre as distâncias no mapa e no mundo real.

Exemplo de escala gráfica

escala Mapa_Pequena_Escala

No esquema acima, podemos perceber que cada intervalo entre um número e outro representa uma distância específica, que é devidamente apontada pela escala.

O grande beneficio da utilização da escala gráfica está no fato de que ao se reproduzir um mapa, a mesma se amplia e se reduz juntamente com o mesmo.

Assim, se transferirmos um mapa que estava em um papel menor para um pôster grande, a escala continuará correta, o que não acontece com a escala numérica que, nesse caso, teria de ser recalculada.

Escala numérica

escala numérica

A escala numérica, como o próprio nome sugere, é formada basicamente por números, sendo que a mesma nada mais é do que uma relação entre a distância ou área no mapa e a mesma distância ou área no mundo real.

Desta maneira, se a escala de um mapa for de 1:50.000, como mostrado na imagem acima. Isso significa que 1 metro no mapa equivale a 50.0000 metros no mundo real.

Com isso, a grande vantagem da escala numérica é o fato de sem nenhum cálculo conseguirmos saber qual é o fator de escala de um mapa.

Por exemplo, ao pegar um mapa em mãos, se nas informações referentes ao sistema de referência estiver informado que a escala é de 1:10.000, você imediatamente perceberá que isso significa que 1 cm no mapa equivale a 5.000 cm no mundo real.

Porém, o problema da escala numérica é que se o mapa for ampliado ou reduzido a mesma se perderá. Desta maneira, é aconselhável que se coloque ambas as escalas, gráfica e numérica nos mapas.

Alguns cuidados importantes quanto a escala numérica

mapa com escala numérica

O primeiro dos cuidados importantes no que se refere a escala numérica é que é importante deixar sempre o numerador como 1.

Isso porque conforme mostrei acima, ao proceder desta maneira, a pessoa conseguirá rapidamente identificar qual é a escala do mapa.

Uma segunda dica importante é que normalmente os mapas não possuem nenhuma indicação de em quais unidades os dados estão.

Por causa disso, se você é um profissional iniciante, pode ficar com certo receio quanto a unidade utilizada.

Saiba que é de praxe, o sistema de medidas estar em centimetros. Ou seja, em uma escala de 1:5.000, 1 cm no mapa equivaler a 5.000 centimetros no terreno ou, se transformarmos para metros, a 50 metros.

Por isso, sempre ao interpretar a escala de um mapa, cuide se juntamente com a mesma está informado a medida utilizada e caso não diga nada, significa que o sistema de medidas utilizado é o centímetro.

Escala gráfica – Representação da escala em um mapa

escala de um mapa gráfica A escala numérica informa em números quantas vezes o espaço real foi reduzido. Por exemplo, se pronunciarmos a escala de 1:25.000, leremos:

Escala de um para vinte e cinco mil.

Ou seja, a proporção é de uma unidade no mapa para vinte e cinco mil unidades no mundo real.

Neste caso, o algarismo ‘um’ é o Numerador, e o número “25.000” é o denominador.

Escala gráfica e numérica e o sistema de unidades

escalas

No caso da escala gráfica, ao lermos a mesma saberemos de maneira direta a quantos metros no terreno 1 cm no mapa equivale. Por exemplo, na imagem abaixo 1 cm no mapa equivale a 50 metros no terreno.

escala-grafica

Porém, no caso da escala numérica, você precisa ficar atento. Isso porque existe um pega ratão.

Eu digo isso porque normalmente juntamente com a mesma não existe nenhuma menção a qual sistema de unidades está sendo utilizado. Com isso, os profissionais iniciantes normalmente ficam em dúvida.

Saiba que por padrão o sistema de unidades da escala numérica é o centímetro. Ou seja, no exemplo abaixo 1 cm no mapa equivale a 50.000 cm no terreno, que se transformados são 500 metros.

escala numérica

Porém, em alguns casos a escala numérica possui indicado o sistema de medidas (cm, m, km).

Nestes casos, você deve utilizar o sistema de medidas informado.

Por exemplo, se no exemplo acima estivesse informado que o sistema de medidas era o metro, 1 cm no mapa estaria equivalendo a 50.000 metros e não 50.000 centímetros.

Logo, tome muito cuidado com este pega ratão.

Fórmula da escala

A fórmula da escala que é 1/e=d/D pode ser vista abaíxo.Fórmula do cálculo da escalaNa mesma:

A mesma normalmente é utilizada para calcular a escala de um mapa.

Por exemplo, digamos que você tenha uma distância no mundo real de 500 metros que é representada no mapa como tendo 5 cm.

Utilizando a fórmula da escala é possível determinar-se qual a escala do mapa.

A primeira etapa para a determinação da escala do mapa consiste em transformarmos ambos os dados para a mesma unidade.

Para isso transformaremos os centímetros em metros. Ou seja, 5 sentimentos são 0,05 metros.

Lembre-se que na transformação entre unidades temos o metro, o decímetro, o centímetro e por último o milimetro, conforme você pode ver na imagem abaixo.

multiplos do metro

Ou seja, para transformar de centímetros para metro a virgula anda duas casas para trás, o que dá como resultado 0,05 metros.

Colocando isso na fórmula da escala fica:

calculando com a fórmula da escala

Efetuando-se os devidos cálculos obteremos o valor de de 10.000. Ou seja, a escala do mapa é de 1/10.000.

Determinação da distância no mapa

distância no mapa
Da mesma maneira, se tivéssemos a escala numérica e a distância real, conseguiríamos calcular a distância no mapa.
Por exemplo, se a escala fosse de 1/5.000 e a distância real fosse de 1.000 metros.

cálculo da distãncia no mapaEncontraríamos o valor de 0,20 metros. Transformando para centímetros encontraríamos o valo de 20 centímetros. Ou seja, na escala de 1/5.000, 1000 metros no mundo real correspondem a 20 centímetros no mapa.

Determinação da distância real

Por último, caso desejemos, também poderemos calcular a distância real. Por exemplo, digamos que em um mapa cuja escala numérica é de 1/5.000, você precisa descobrir qual é a distância real entre 2 elementos que no mapa se encontram a uma distância de 5 Cm.

fórmula da escala - calculo da distância real

Calculando encontraremos o valor de 25.000 centímetros. Ou seja, 250 metros.
É isso por este artigo. Lembrando que eu também possuo uma série de cursos práticos e de livros.
Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 

Categorias: ArcGIS

Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.