Quais as divisões da topografia

Publicado por Adenilson Giovanini em

Quais as divisões da topografia. Esta é uma dúvida comum entre alunos e profissionais iniciantes.

Porém, não se preocupe querida pessoa, que você acabou de colocar suas 2 mãos em um artigo definitivo sobre o tema.

 

Quais as divisões da topografia

divisões da topografia

A topografia pode ser dividida em 2 partes, Topometria e Topologia.

A Topometria, por sua vez, se divide em:

Veja os detalhes no mapa mental abaixo:

quais as divisões da topografia

Vamos ver detalhadamente quais as divisões da Topografia.

 

Quais as Divisões da Topografia – Topometria

topometria

A topometria esta fundamentada nos princípios da geometria aplicada que, através de equipamentos topográficos, realiza medições lineares e angulares, definindo assim, a posição dos pontos topográficos nos planos horizontal e vertical.

 

Planimetria

planimetria

A planimetria é responsável pela medição de ângulos e distâncias no plano horizontal, de modo a definir a posição dos pontos no terreno, como se todos estivessem no mesmo plano horizontal.

Desta maneira, a mesma faz a determinação das coordenadas X e Y dos pontos.

 

Altimetria

quais as divisões da topografia - altimetria

A altimetria cuida da determinação das alturas dos pontos topográficos em relação a um plano de referência, através de medidas no plano vertical.

Desta forma, a mesma faz a determinação da coordenada Z de cada ponto.

Portanto, a posição de um ponto no espaço é conhecida quando se determinam as coordenadas desse ponto, relativas aos três eixos retangulares X, Y e Z.

coordenadas planoretangulares

 

Divisões da Topografia – Topologia

A topologia cuida do estudo das formas do relevo terrestre e das leis de sua formação, constituindo a parte artística da Topografia, de aplicação constante na representação do relevo, através das curvas de nível e demais elementos.

 

Resumo sobre as divisões da Topografia

divisões da Topografia

Fonte: http://topografiapoli.pbworks.com/w/file/fetch/77236106/MMacedo_TopoPlan.pdf

 

Perceba que a Topometria é responsável pelo levantamento dos dados. Já a Topologia é responsável pela representação dos dados.

No dia a dia dos escritórios da área, normalmente, a planimetria e a altimetria aparecem juntas. Ou seja, o levantamento dos dados será planialtimétrico.

 

 

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos

A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.

O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!

Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.