Serviço Topográfico: os 6 Tipos?

Publicado por Adenilson Giovanini em

Um serviço topográfico consiste no levantamento de um lote ou gleba com o objetivo de conhecer-se as características do mesmo.

 

Dados obtidos com a realização de um serviço topográfico

dados obtidos com a realização de um serviço topográfico

Um serviço topográfico normalmente constitui no levantamento planimétrico, altimétrico ou planialtimétrico de determinada área de interesse.

 

Produtos oriundos de um serviço topográfico

produtos oriundos de um serviço topográfico

O principal produto oriundo da prestação de serviços topográficos é a planta topográfica, sendo que a mesma se divide em 4 tipos:

Para conhecer estes diferentes tipos de planta topográfica é só acessar os links acima.

Além da planta topográfica, existem serviços específicos nos quais o contratante solicita os dados no formato digital. Normalmente, no formatos DXF, DWG ou shapefile.

 

Equipamentos utilizados

equipamentos topográficos

O levantamento dos dados pode ser feito utilizando-se a topografia, o posicionamento pelo GNSS ou o sensoriamento remoto.

No caso da topografia, o equipamento normalmente utilizado é a estação total. Porém, se o objetivo for a realização de um nivelamento, o profissional também pode utilizar um nível topográfico.

Até poucos anos atras, a estação total era o equipamento normalmente utilizado na topografia cadastral.

Porém, como possibilitam uma maior velocidade de trabalho, atualmente os receptores GNSS são mais utilizados na topografia cadastral.

Ao longo dos últimos anos os drones também se popularizaram bastante.

Lembrando que são tecnologias distintas, cujas especificidades precisam serem levadas em consideração.

Estações totais utilizam a ciência da Topografia. Ciência esta que se baseia na utilização do plano topográfico.

Receptores GNSS se baseiam na utilização do posicionamento pelo GNSS e da Geodésia. Com isso, os mesmos utilizam coordenadas geodésicas e não coordenadas plano retangulares, como é o caso das estações totais.

Drones, por sua vez, se baseiam nas ciências do sensoriamento remoto e da fotogrametria.

Perceba que são equipamentos distintos que utilizam ciências e tecnologias distintas. Isso faz com que cada equipamento seja mais adequado para determinadas circunstâncias.

Por exemplo, drones não podem ser utilizados se os pontos não forem foto identificáveis.

Receptores GNSS, por sua vez, encontram dificuldades para a realização de mapeamentos na selva urbana, principalmente em locais nos quais existam ruas estreitas com prédios altos.

Já estações totais, possibilitam uma menor velocidade de trabalho do que receptores GNSS, porém, existem locais e serviços para os quais este equipamento é o mais indicado.

 

Os diferentes métodos de mapeamento existentes

métodos de mapeamento

A NBR 13.133 trás as diferentes definições e métodos de mapeamento, sendo que a mesma divide o mapeamento topográfico em 6 etapas.

São elas:

Para conhecer estes diferentes métodos de levantamento topográfico existentes é só acessar os links acima.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos

A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.

O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!

Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.