Levantamento topográfico planialtimétrico cadastral?

Publicado por Adenilson Giovanini em

O que é um levantamento topográfico planialtimétrico cadastral. Você acabou de encontrar um guia definitivo sobre o tema.

Com a leitura do mesmo você aprenderá:

  • O que é o levantamento topográfico planialtimétrico cadastral;
  • Quando o mesmo é necessário;
  • Quais equipamentos podem serem utilizados para o levantamento de dados;
  • Quais os diferentes produtos obtidos com levantamento topográfico planialtimétrico cadastral e;
  • Quais as 7 etapas do levantamento planialtimétrico cadastral.

Prossiga a leitura com máxima atenção.

 

O que é um levantamento topográfico planialtimétrico cadastral?

levantamento topográfico planialtimétrico cadastral

A NBR 13.133, trás uma série de conceitos e definições, entre elas, dos 6 diferentes métodos de levantamento topográfico existentes. São eles:

No caso, a NBR 13.133, trás o seguinte conceito para levamento topográfico:

Conjunto de métodos e processos que, através de medições de ângulos horizontais e verticais, de distâncias horizontais, verticais e inclinadas, com instrumental adequado à exatidão pretendida, primordialmente, implanta e materializa pontos de apoio no terreno, determinando suas coordenadas topográficas. A estes pontos se relacionam os pontos de detalhes visando à sua exata representação planimétrica numa escala predeterminada e à sua representação altimétrica por intermédio de curvas de nível, com eqüidistância também predeterminada e/ ou pontos cotados.

levantamento topográfico planialtimétrico cadastral, a mesma define como:

Levantamento topográfico planialtimétrico acrescido dos elementos planimétricos inerentes ao levantamento planimétrico cadastral, que devem ser discriminados e relacionados nos editais de licitação, propostas e instrumentos legais entre as partes interessadas na sua execução.

Tenha em mente que o grande objetivo de um levantamento topográfico planialtimétrico cadastral é o levantamento detalhado das diferentes feições do terreno.

Em um levantamento planialtimétrico cadastral, normalmente é feito o levantamento dos diferentes elementos naturais e artificiais existentes na área a ser mapeada.

Como exemplos de elementos artificiais temos:

  • Córregos;
  • Morros;
  • Vegetação nativa;
  • Afloramentos rochosos.

E como exemplos de elementos artificiais temos:

  • Prédios;
  • Postes;
  • Valos;
  • Muros;
  • Bocas de lobo;
  • Estradas;
  • Calçamento;
  • Meio-fio.

 

 

Quando um levantamento topográfico planialtimétrico cadastral é necessário?

levantamento por irradiação no levantamento topográfico planialtimétrico cadastral

Este método de levantamento topográfico é muito utilizado principalmente na topografia de obras.

Por exemplo:

  • Um engenheiro civil precisa saber quais elementos naturais e artificiais existem na área em que determinada obra de engenharia será construída;
  • Os gestores municipais precisam saber os diferentes detalhes do uso e ocupação do solo urbano, o que possibilitará uma melhor cobrança de impostos e um melhor planejamento urbano;
  • Uma empresa de engenharia, em etapa prévia a pavimentação de uma rua, precisa de um mapeamento detalhado da mesma, o que possibilitará saber quais as diferentes estruturas existentes no local e a topografia do terreno.

Enfim, perceba que a realização de um levantamento topográfico planialtimétrico cadastral traz grandes vantagens para as mais variadas áreas, sendo esta uma etapa essencial em diferentes aplicações.

O mesmo possibilita saber o que e qual a localização dos elementos naturais e/ou artificiais de interesse.

 

Quais equipamentos podem ser utilizados no levantamento topográfico planialtimétrico cadastral?

gps no levantamento topográfico planialtimétrico cadastral

Os equipamentos normalmente utilizados no levantamento topográfico planialtimétrico cadastral são:

Na realidade, teodolitos normalmente são utilizados apenas na universidade, com intuito de mostrar para os estudantes os diferentes equipamentos topográficos existentes.

Outro sim, cada tecnologia possui suas restrições. Enquanto que a utilização de tecnologias mais antigas, como estações totais, possibilitam menor produtividade.

Tecnologias como receptores GNSS e drones, podem apresentar restrições quanto ao levantamento de dados em certos locais.

Por exemplo, em locais que possuam muita vegetação, a utilização de drones pode não ser adequada para a geração de modelos digitais do terreno, uma vez que leva em consideração o dossel no processo de obtenção de dados.

Da mesma maneira, receptores GNSS podem apresentar problemas para o rastreamento de dados em locais de mata fechada e em ambientes urbanos.

Na prática, o que se faz normalmente é o levantamento de dados com receptores GNSS ou com drones e, posteriormente, caso seja necessário, o levantamento de dados de certos locais específicos com estações totais.

 

Quais os método de obtenção de dados aceitos pela legislação vigente?

equipamentos utilizados no levantamento planialtimétrico cadastral

Cada um dos diferentes equipamentos que podem ser utilizados no levantamento topográfico planialtimétrico cadastral, possuí suas próprias especificidades.

Ou seja, teremos que abordar os mesmos de maneira isolada.

 

Utilização de estações totais no levantamento topográfico planialtimétrico cadastral

levantamento de dados com estação total

A estações totais se baseiam na utilização do plano euclidiano e do plano topográfico. Desta maneira, os método aceitos para o levantamento dos dados com as mesmas são a poligonação e a irradiação.

A NBR 13.133 (ABNT, 1994) classifica as poligonais em:

  • Poligonal principal;
  • Poligonal secundária e;
  • Poligonal auxiliar.

Onde a mesma traz os seguintes conceitos:

Poligonal auxiliar:

Poligonal que, baseada nos pontos de apoio topográfico planimétrico, tem os seus vértices distribuídos na área ou faixa a ser levantada, de tal forma, que seja possível coletar, direta ou indiretamente, por irradiação, interseção ou por ordenadas sobre uma linha-base, os pontos de detalhe julgados importantes, que devem ser estabelecidos pela escala ou nível de detalhamento do levantamento.

 

Poligonal principal (ou poligonal básica):

Poligonal que determina os pontos do apoio topográfico de primeira ordem.

 

Poligonal secundária:

Aquela que, apoiada nos vértices da poligonal principal, determina os pontos do apoio topográfico de segunda ordem.

 

Porém, na prática, o método da poligonação tornaria o levantamento dos dados demorado e nada produtivo. Desta maneira, o método normalmente utilizado é o da irradiação

O levantamento de dados através do método de irradiação consiste em, a partir de uma linha de referência conhecida, medir um ângulo e uma distância.

Ao efetuar-se um levantamento topográfico planimétrico pelo método da irradiação, o equipamento fica estacionado sobre um ponto e faz-se uma série de visadas dos pontos de interesse, medindo-se direções e distâncias para cada elemento a ser representado.

levantamento de dados irradiação

 

Utilização de receptores GNSS no levantamento topográfico planialtimétrico cadastral

receptor gnss no levantamento topográfico planialtimétrico cadastral

A utilização da tecnologia GNSS possibilita um rápido mapeamento das diferentes feições do terreno.

O método normalmente utilizado é o RTK UHF, sendo que o mesmo possibilita o mapeamento dos dados com uma grande velocidade.

No método RTK UHF um receptor, conhecido como receptor base, fica em um ponto de coordenadas conhecidas, propagando a diferença entre a coordenada real e a rastreada para o outro receptor (receptor rover) via sinal de rádio.

método rtk uhf

No método RTK, com apenas 2 ou 3 segudos em cada ponto, o profissional consegue rastrear os dados do mesmo. Com isso, este método possibilita grande produtividade.

 

Utilização de drones no levantamento topográfico planialtimétrico cadastral

levantamento aerofotogramétrico

Drones também podem serem utilizados em levantamentos planialtimétrico cadastrais, uma vez que possibilitam uma acurácia aceita para a prestação de serviços deste tipo.

Para que dados obtidos com drones possam ser utilizados para esta finalidade, você terá que obter uma série de pontos de controle, que servirão para o georreferenciamento das imagens.

Também precisará fazer a correção dos dados obtidos e que posteriormente vetorizar as feições de interesse.

Porém, tenha muito cuidado quanto a utilização de drones para a prestação de serviços de levantamento planialtimétrico cadastral, pois esta tecnologia possui suas especificidades.

Por exemplo, não é aconselhável que você utilize a mesma para o mapeamento de uma área que possua vegetação alta, se o que você quer mapear é a presença de elementos naturais e artificiais.

Perceba que devido a presença da vegetação, os tais elementos não estarão foto identificáveis nas imagens.

Logo, antes de utilizar drones para o mapeamento cadastral, você precisará analisar a área, identificando se é viável a utilização desta tecnologia.

 

Qual a acurácia necessária?

acurácia no levantamento topográfico planialtimétrico cadastral

A acurácia necessária varia de aplicação para aplicação.

Por exemplo, na prestação de um serviço de Georreferenciamento de Imóveis Rurais, as acurácias que você precisa obedecer são:

  • ✔ Marco de apoio básico: 10 cm na horizontal e 30 cm na vertical;
  • ✔ Marco de apoio imediato – 20 cm na horizontal e 60 cm na vertical;
  • ✔ Ponto do tipo M – 50 cm na horizontal;
  • ✔ Ponto do tipo P – 3 metros na horizontal;
  • ✔ Ponto do tipo V – 7,5 metros na horizontal.

 

Produtos obtidos com um levantamento planialtimétrico cadastral

planta cadastral

No levantamento topográfico planialtimétrico cadastral, o grande objetivo é o mapeamento detalhado do terreno. Ou seja, o mesmo normalmente consiste no mapeamento de áreas pequenas, com a produção de plantas topográficas.

Porém, dependendo das circunstâncias, o contratante pode solicitar os dados no formato digital, em arquivos nos formatos shapefile, dwg ou dxf.

 

Etapas de um Levantamento Topográfico Planialtimétrico cadastral

Etapas de um Levantamento Topográfico Planialtimétrico cadastral

A NBR 13.133 informa que o levantamento topográfico, em qualquer de suas finalidades, deve ter, no mínimo, as seguintes etapas:

a) planejamento, seleção de métodos e aparelhagem;

b) apoio topográfico;

c) levantamento de detalhes;

d) cálculos e ajustes;

e) original topográfico;

f) desenho topográfico final;

g) relatório técnico.

 

Neste artigo eu mostro as 6 etapas do levantamento topográfico.

Espero que este artigo tenha sido útil e relevante para você.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

Aprenda a Prestar de Serviços de Topografia Topografia Cadastral Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e de Exemplos Práticos

A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.

O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!

Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.