Geotecnologias e Suas Aplicações?

Publicado por Adenilson Giovanini em

Geotecnologias e suas aplicações, diante de você encontra-se um artigo com simplesmente tudo que você precisa saber sobre o tema.

Com a leitura do mesmo você aprenderá:

  • O que são as geotecnologias;
  • Qual a diferença entre Geoprocessamento e Geomática;
  • Quais as diferentes Geotecnologias existentes;
  • Quais as principais aplicações das mesmas;
  • E muito mais.

Prossiga a leitura com máxima atenção.

 

Geotecnologias e suas aplicações

geoprocessamento

Fonte da imagem: https://www.geoaplicada.com/geoinformatica-geoprocessamento-e-geotecnologias/o_que_e_geoprocessamento/

As geotecnologias são as diferentes tecnologias inerentes ao geoprocessamento.

Por outro lado, a própria palavra Geoprocesamento, em sua etimologia diz o que o Geoprocessamento é.

No caso, “Geo” significa terra e a palavra “processamento” está relacionada ao processamento de dados em ambiente computacional.

Ou seja, o Geoprocessamento engloba as ciências e tecnologias envolvidas na obtenção e no processamento de dados geoespaciais.

Como exemplos de ciências e tecnologias que fazem parte do Geoprocessamento e que devido a isso são chamadas de Geotecnologias temos:

As diferentes ciências e tecnologias mencionadas acima, as quais são corriqueiramente chamadas de geotecnologias, costumam ser divididas em uma série de etapas. São elas:

Perceba que existe todo um universo de Geotecnologias, sendo que dependendo da aplicação uma ou alguma delas serão utilizadas.

Antes de mergulharmos de cabeça nas diferentes Geotecnologias e suas aplicações, quero responder algumas dúvidas comuns dos profissionais.

 

Qual a diferença entre Geoprocessamento e Geomática

levantamento georreferenciado, geotecnologias, geoprocessamento e georreferenciamento

No Brasil, estes termos costumam ser considerados sinônimos. Porém, na literatura internacional, muitas vezes, o geoprocessamento aparece como uma subárea da Geomática.

Nesse sentido, o mesmo é responsável pela correlação de dados espaciais e cadastrais e pela codificação das informações em um Sistema de Informação Geográfica (SIG).

 

Geotecnologias e suas aplicações – O que é um levantamento georreferenciado?

levantamento georreferenciado

Na realização de operações de geoprocessamento, normalmente utiliza-se dados georreferenciados, sendo que podemos conceituar levantamento georreferenciado como:

Levantamento topográfico que possibilita a localização e identificação de elementos ou locais na superfície terrestre, através da utilização de coordenadas geográficas (também conhecidas como coordenadas geodésicas).

Ou seja, um levantamento georreferenciado é qualquer levantamento que faça a obtenção de coordenadas sobre um datum, de certa maneira que seja possível geoespacializar as coordenadas obtidas.

De uma maneira mais simples, podemos dizer que um levantamento georreferenciado é um levantamento que possibilita que outra pessoa chegue ao local cujas coordenadas foram obtidas, pouco importa qual o local no qual tais coordenadas foram obtidas.

Perceba que não se leva em consideração os métodos de obtenção de dados utilizados, equipamentos e nem mesmo a a acurácia dos dados.

Se uma pessoa consegue obter uma coordenada e outra pessoa consegue chegar no local daquela coordenada, teremos um levantamento georreferenciado.

 

Geotecnologias e suas aplicações – O que é o Georreferenciamento de imóveis rurais

Levantamento georreferenciado, geotecnologias, geoprocessamento e georreferenciamento de imóveis rurais

O georreferenciamento de imóveis rurais consiste na medição de imóveis rurais seguindo-se determinadas acurácias previstas na legislação vigente.

Ou seja, diferentemente de um levantamento georreferenciado, no georreferenciamento de imóveis rurais, existem acurácias as quais o profissional precisa obedecer.

Desta maneira, o mesmo conseguirá utilizar somente determinados equipamentos e métodos de obtenção de dados.

Agora que você conseguir entender que um levantamento georreferenciado não leva em consideração a acuracia dos dados obtidos, bastando os dados estarem geoespacializados.

E que o georreferenciamento de imóveis rurais possui toda uma legislação a respeito, existindo acurácias, métodos e equipamentos que devem ser utilizados, vamos mergulhar de cabeça nas diferentes geotecnologias e suas aplicações.

 

Geotecnologias e suas aplicações – Topografia

Topografia

A palavra “Topografia” em sua etimologia também explica exatamento o que é a topografia.

No caso, a mesma deriva das palavras gregas “topos” (lugar) e “graphen” (descrever). Ou seja, a topografia se preocupa com a descrição exata e minuciosa de um lugar.

Para isso, a mesma se baseia na utilização do plano topográfico e de uma série de equipamentos e métodos de obtenção de dados.

 

Geotecnologias e suas aplicações – Geodésia

Geotecnologias e suas aplicações - Geodésia

O termo Geodésia possui origem no grego. Palavra “Γεωδαισία“, que é composta por “γη“, que significa “terra”, e “δαιζω“, que significa “dividir”.

Ou seja, o significado literal da palavra geodésia é dividir a terra.

Este termo foi usado, pela primeira vez, por Aristóteles e pode significar tanto divisões (geográficas) da terra, como também o ato de dividir a terra (por exemplo entre proprietários).

O objetivo primordial da Geodésia é a determinação da forma e das dimensões da terra.

 

Geotecnologias e suas aplicações – Posicionamento pelo GNSS

Geotecnologias e suas aplicações - Posicionamento pelo GNSS

O posicionamento Pelo GNSS possibilita a determinação de posições em qualquer lugar da superfície terrestre a partir da determinação das posições de uma série de satélites em órbita.

Para que a determinação de uma posição na terra é necessário um número mínimo de satélites, os quais devem estar estrategicamente distribuídos na órbita terrestre.

 

Cartografia

Geodesia e Cartografia - Conceitos, divisões e aplicações da Cartografia

Segundo o dicionário cartográfico do IBGE, define-se cartografia como:

Conjunto de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas, baseado nos resultados de observações diretas ou de análises de documentação, visando à elaboração e preparação de cartas, projetos e outras formas de expressão, bem como a sua utilização.

Em outras palavras, a cartografia é a ciência que trata da concepção, da produção, da difusão, da utilização e do estudo dos mapas. Os produtos cartográficos normalmente produzidos são plantas, cartas e mapas.

Essas denominações estão associadas à escala de levantamento e a representação dos dados, onde que dependendo da escala e das características do mapeamento, um destes diferentes produtos deverá ser produzido.

A cartografia, segundo Maling (1989), é classificada didaticamente em:

  • Cartografia matemática: trata dos aspectos matemáticos ligados à concepção e à construção dos mapas, isto é, das projeções cartográficas.
  • Cartometria – trata das medições efetuadas sobre mapas, designadas à medição de ângulos e direções, distâncias, áreas, etc.

Outra atividade importante atribuída à cartografia temática, são as convenções e os símbolos cartográficos utilizados para representar os elementos desejados.

De forma a facilitar a leitura e interpretação dos mapas, os símbolos e cores são padronizados.

 

Geotecnologias e suas aplicações – Fotogrametria

Geotecnologias e suas aplicações - Fotogrametria

A fotogrametria é uma ciência que possui como objetivo o mapeamento e a produção de mapas e cartas topográficas de áreas de interesse. A mesma obtém informações dos alvos através do registro, medição e interpretação de imagens.

 

Geotecnologias e suas aplicações – Sensoriamento remoto

Geotecnologias e suas aplicações - Sensoriamento remoto

O Sensoriamento remoto é o conjunto de técnicas que possibilita a obtenção de informações sobre alvos sem a necessidade de contato direto com os mesmos.

Alvos estes que podem ser objetos, áreas ou fenômenos naturais ou artificiais.

Para a obtenção das informações necessárias o sensoriamento remoto registra a interação da radiação eletromagnética com o alvo, de certa maneira que uma vez que o espectro eletromagnético é conhecido, o resultado da interação do mesmo com o alvo revelará uma série de informações sobre o mesmo.

 

Geotecnologias e suas aplicações – Sistema de Informação Geográfica

Sistema de Informação Geográfica

Um Sistema de Informação Geográfica (SIG), originado do inglês Geographic Information System (GIS) representa a união entre hardware e software que pode armazenar, analisar e processar dados georreferenciados.

Os SIG’s podem conter arquivos de varredura digital como imagens de satélite e fotos aéreas ou arquivos vetoriais como pontos, linhas ou polígonos.

 

Aplicações das geotecnologias

aplicações das geotecnologias

O que existe e onde está são 2 perguntas de fundamental importância para o homem.

As geotecnologias, por sua vez, possibilitam saber-se estas informações. Com isso, as penas através da utilização de SIG se aplicam a praticamente todas as áreas do conhecimento humano.

Por exemplo, um Economista consegue entender melhor o comportamento da Economia através de um mapa do que dos dados puros.

Um Geólogo através da utilização de um SIG e de principais e Geoprocessamento consegue estimar o tamanho e a distribuição espacial de determinado mineral.

Um Biólogo, por sua vez, a partir da utilização de um SIG, consegue identificar em quais locais determinado virus está mais ativo, conseguindo ser mais assertivo na determinação de medidas sanitárias.

Gestores públicos, por sua vez, conseguem ser mais assertivos na gestão a partir do mapeamento de fatores relevantes.

Consecionárias de energia elétrica, conseguem agir mais rapidamente a partir do momento que as redes estão mapeadas, fazendo parte de um SIG.

Estudo da paisagem como topografia, hidrografia, geologia e geomorfologia e variáveis ​​ambientais como temperaturas, precipitação e radiação solar.

Auxílio na prevenção de desastres naturais como, por exemplo, inundações, terremotos e erupções vulcânicas.

Gerenciamento e monitoramento de atividades humanas relacionadas a diversas áreas como infraestrutura, agricultura e pecuária.

Enfim quase todas as áreas do conhecimento humano se beneficiam das geotecnologias e suas aplicações.

Isso porque como disse, o que existe e onde está são 2 perguntas essenciais, de certa maneira que as geotecnologias trazem benefícios a praticamente todas as ciências existentes.

Naturalmente, para isso 2 profissionais distintos precisam trabalhar em sintonia, o especialista em dados geoespaciais e o profissional da área alvo.

Isso porque, por exemplo, um Biólogo não entende de Geotecnologias. Um Tecnólogo em Geoprocessamento, por outro lado, não entende de Biologia.

Perceba que é necessário o trabalho conjunto destes profissionais.

É isso por este artigo. Lembrando que eu também possuo uma série de cursos práticos e de livros.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

Aprenda a produzir Mapas e Plantas no QGIS

 

curso de qgis online

Se você quer (ou precisa) aprender a produzir mapas e plantas, o curso online de Qgis, Oficina do QGIS é para você.

No mesmo, você vai aprender a utilizar o QGIS profissionalmente, aprendendo a produzir mapas que vão deixar seus clientes de queixo-caído.

seta azul curso de qgis online oficina do qgis seta azul

Principais Conteúdos Abordados no Curso Online de QGIS

 

Módulo 1: passos inicias no QGIS – Elaborando mapa de biomas do Brasil

mapa de biomas no curso de qgis online

Módulo 2: criando mapa de uso e ocupação do solo de propriedade rural

 mapa de uso e ocupação do solo

 

Módulo 3: cálculo de áreas, perímetros e distâncias de linhas no QGIS

cálculo de áreas

 

Módulo 4: criando memorial descritivo de áreas e quadro analítico de forma automática no QGIS

geotecnologias e suas aplicações - memorial descritivo de áreas no curso de qgis

 

Módulo 5: criando uma planta de macrozoneamento para licenciamento ambiental

planta de macrozoneamento

 

Módulo 6: criando um mapa de proteção de área permanente (APP’s) de uma propriedade rural

geotecnologias e suas aplicações - mapa de proteção de área permanente

 

Módulo 7: criando um mapa hipsométrico da sua área de interesse

mapa hipsométrico

 

Módulo 8: criando uma planta topográfica georreferenciada no QGIS

 planta topográfica georreferenciada

 

Módulo 9: layout de mapas – criando um mapa de bacias e sub bacias hidrográficas

mapa de bacias e sub bacias hidrográfica

 

Módulo 10: delimitação de bacias hidrográficas

geotecnologias e suas aplicações - delimitação de bacias hidrográficas

 

Módulo 11: demarcação urbanística no QGIS

demarcação urbanística no QGIS

 

Módulo 12: mapa de classes de declividade (com MDE – Alos Palsar)

geotecnologias e suas aplicações - mapa de classes de declividade

 

Módulo 13: mapa de prospecção de áreas para instalação de usinas solares fotovoltaicas

mapa de prospecção de áreas

 

Módulo 14: elaborar mapa de classes de solo

geotecnologias e suas aplicações - elaborar mapa de classes de solo no curso de qgis online

 

Módulo 15: elaborar mapas de classes de fatores limitantes à mecanização agrícola dos solos

mapa de fatores limitantes à mecanização agrícola

 

seta azul

 

 

 

Categorias: ArcGIS

Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.