Estação Total Georreferenciamento?

Publicado por Adenilson Giovanini em

Talvez você queira aprender sobre estação total georreferenciamento, aprendendo a utilizar sua estação total em processos de georreferenciamento de imóveis rurais!

Ou senão, simplesmente tenha curiosidade sobre como proceder, caso precise.

Diante disso, a sua dúvida é:
Como devo proceder para utilizar estações totais em processos de georreferenciamento?

Neste artigo, eu irei cobrir justamente esta temática, mostrando como utilizar estações totais em processos de georreferenciamento.

 

Resumo

Utilização de estação total no georreferenciamento de imóveis rurais
O que a lei do georreferenciamento diz a respeito da utilização de estações totais
O problema da transformação de dados entre superfícies diferentes?
Com amarrar dados obtidos com estações totais e receptores GNSS?
Cuidados que você deve tomar no uso de estações totais em processos de georreferenciamento

 

Estação total georreferenciamento – Utilização de estação total no georreferenciamento de imóveis rurais

Em processos de Georreferenciamento de Imóveis Rurais os dados precisam estar Geoespacializados e amarrados ao sistema Geodésico brasileiro, através do datum SIRGAS 2000, época 4.

Para a obtenção dos dados normalmente utiliza-se receptores GNSS, obtendo-se os dados em coordenadas geográficas ou UTM.

O grande problema é que as estações totais baseiam-se na utilização do plano euclidiano (também conhecido como plano cartesiano), onde que algo comum é na definição da estação a campo atribuir-se coordenada 0 para o eixo x, coordenada 0 para o eixo y e coordenada 10,100 ou 1.000 para o eixo z.

Além disso, estações totais normalmente obtém os dados no plano topográfico local. O mesmo é um plano com aproximadamente 50 quilômetros quadrados de extensão.

A utilização deste plano é necessária pois, dentro deste espaço de até 50 km o efeito da curvatura da terra é mínimo.

Perceba que com isso temos equipamentos diferentes utilizando superfícies de referência diferentes para a obtenção de dados.

Isso faz com que tenhamos um primeiro problema porque é necessário, de alguma maneira, amarrar-se os dados obtidos com estações totais e receptores GNSS.

 

Estação total georreferenciamento – O que a lei do georreferenciamento diz a respeito de a utilização de estações totais

A lei do Georreferenciamento traz em seu teor que para a obtenção de dados com estações totais deve-se materializar uma série de marcos geodésicos de apoio imediato a campo.

Isso mesmo, existem 2 tipos de marcos normalmente utilizados como marcos de base em processos de georreferenciamento.

São eles:

  • Marco de apoio básico e
  • Marco de apoio imediato.

Vamos entender bem a diferença entre estes 2 tipos de marcos porque este conhecimento é essencial na utilização de estações totais.

 

Marco de Apoio básico

Marco Geodésico que serve de base para a realização de levantamentos e posterior correção das linhas-base no processamento de dados obtidos com a tecnologia GNSS no método relativo.

A acurácia das coordenadas deste tipo de marco deve ser:

  • 10 cm na horizontal;
  • 30 cm na vertical.

Apoio de apoio imediato

Marco geodésico normalmente locado no perímetro da propriedade com intuito de servir de partida para o levantamento de dados com estações totais.
A acurácia das coordenadas deste tipo de marco deve ser:

  • 20 cm na horizontal;
  • 60 cm na vertical.

Além disso, a norma diz que, para a realização do levantamento de dados com a utilização de estações totais, deve-se locar no mínimo 3 marcos a campo.


Projeção dos dados

Quando se fala em estação total georreferenciamento, as coordenadas obtidas com a utilização do datum são em termos de latitudes e longitudes. Com isso, tornasse complicada a obtenção de medidas lineares e de áreas.

Por causa disso, os dados precisam ser projetados para o plano. O problema é que toda forma de projeção causa alguma distorção nos dados.

Ou seja, precisaremos mergulhar na Geodésia, entendendo o que é o plano topográfico local e o sistema de coordenadas geodésico carteziano tridimensional.

Para isso, trarei as descrições existentes em um brilhante artigo publicado na Revista A Mira.
Link: http://bit.ly/2WTj0UY


Estação total georreferenciamento e o Plano Topográfico Local

estação total georreferenciamento - Plano Topográfico Local

O Plano Topográfico Local (PTL) desconsidera a curvatura da Terra e é perpendicular à vertical do lugar no ponto da superfície terrestre considerado como origem do levantamento.

Nessa simplificação, não se levam em conta os erros sistemáticos provenientes da desconsideração da curvatura terrestre e do desvio da vertical.

Esse plano pode também pode ser estabelecido perpendicularmente à normal ao elipsoide, no caso da determinação de coordenadas topográficas a partir de coordenadas geodésicas, onde a orientação deverá ser feita pelo azimute geodésico.


Estação Total Georreferenciamento – Sistema de Coordenadas Geodésico Cartesiano Tridimensional


estação total georreferenciamento
O Sistema de Coordenadas Cartesiano Tridimensional é estabelecido sobre o elipsoide de revolução e constituído de três eixos perpendiculares.

  • O eixo X, coincidente com o plano equatorial e positivo na direção da longitude 0o, e;
  • o eixo Y, também situado no plano equatorial, e positivo na direção da longitude 90o;
  • O eixo Z é paralelo ao eixo de rotação da terra e é positivo na direção do norte.


Se a origem do sistema está localizada no centro de massa da terra, suas coordenadas são denominadas de geocêntricas e, em caso contrário, de topocêntricas.

Dê uma espiada na imagem existente no início deste tópico que você entenderá melhor a explicação acima sobre estação total georreferenciamento.

 

Como amarrar dados obtidos com estações totais e receptores GNSS

amarrar dados obtidos com estações totais e receptores GNSS
Quando se fala em estação total georreferenciamento, de acordo com o artigo da Revista A Mira, no Brasil a transformação de coordenadas geodésicas em coordenadas plano-retangulares no Sistema Topográfico Local está normalizada pela NBR 14.166 (Rede de Referência Cadastral Municipal – Procedimento).

Os procedimentos, conceitos e a formulação matemática estão descritos na referida Norma e Anexos.

No entanto, com a evolução dos métodos de levantamento, outras metodologias podem ser usadas e, dentre essas, pode-se destacar o método que transforma as coordenadas expressas no Sistema Geodésico Cartesiano Tridimensional em coordenadas referidas ao Sistema Geodésico Local, pelo emprego de rotações e translações.

Dica de amigo: estação total georreferenciamento, aconselho que você leia o artigo da revista A Mira a respeito de transformação de coordenadas. O link de acesso ao mesmo é: http://bit.ly/2WTj0UY

 

Estação total georreferenciamento – Cuidados que você deve tomar no uso de estações totais em processos de georreferenciamento

estação total georreferenciamento - uso de estações totais no georreferenciamento

1 – Você deve utilizar uma das metodologias de PT1 a PT8 indicadas no quadro 3, presente na página 26 do manual técnico de posicionamento para a obtenção dos dados com o uso de estações totais.

2 – Ao fazer o levantamento de dados com o uso de estações totais, nunca faça visadas muito longas (maiores que 300 metros) por causa do erro provocado principalmente pela refração atmosférica.

3 – Tome certo cuidado para não extrapolar os limites do fuso utm, pois a deformação dos dados será elevada.

4 – Obedeça a legislação e sempre loque pelo menos 3 marcos a campo, ajustando as coordenadas dos mesmos.


No vídeo abaixo eu mostro como fazer a verificação dos dados no AutoCAD e como que, com a utilização deste procedimento, você nunca mais irá errar uma troca de estação no levantamento de dados estação total georreferenciamento.



Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Entre eles, o Treinamento Estação Total na Prática, um curso de estação total com o qual você vai dominar a operação de estações totais.

curso de estação total

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.