Métodos de levantamento planimétrico?

Publicado por Adenilson Giovanini em

Quais são os 4 diferentes métodos de levantamento planimétrico existentes, quando utilizar os mesmos e que elementos que as respectivas plantas topográficas devem ter.

É isso que você aprenderá com a leitura deste artigo.

 

Métodos de levantamento planimétrico – Conheça os 6 diferentes métodos de levantamento de dados existentes

métodos de levantamento planimétrico

Existem 6 diferentes tipos de levantamentos topográficos, sendo que dependendo dos objetivos do levantamento de dados, um destes 6 diferentes métodos de levantamento deve ser adotado.

De acordo com a NBR 13.133 os métodos de levantamento de dados existentes são:

No caso, a NBR 13.1333 trás o seguinte conceito para levantamento topográfico:

Conjunto de métodos e processos que, através de medições de ângulos horizontais e verticais, de distâncias horizontais, verticais e inclinadas, com instrumental adequado à exatidão pretendida, primordialmente, implanta e materializa pontos de apoio no terreno, determinando suas coordenadas topográficas. A estes pontos se relacionam os pontos de detalhes visando à sua exata representação planimétrica numa escala predeterminada e à sua representação altimétrica por intermédio de curvas de nível, com eqüidistância também predeterminada e/ou pontos cotados.

Ou seja, todo levantamento topográfico deve possuir 2 etapas:

Sendo que posteriormente será produzida a planta, a qual terá o desenho topográfico.

Vamos conhecer melhor cada um dos diferentes métodos de levantamento planimétrico existentes.

Métodos de levantamento planimétrico – Levantamento topográfico planimétrico

O levantamento topográfico planimétrico também é conhecido como levantamento planimétrico ou levantamento perimétrico, sendo que a NBR 13.133 trás o seguinte conceito para o mesmo:

Levantamento dos limites e confrontações de uma propriedade, pela determinação do seu perímetro, incluindo, quando houver, o alinhamento da via ou logradouro com o qual faça frente, bem como a sua orientação e a sua amarração a pontos materializados no terreno de uma rede de referência cadastral, ou, no caso de sua inexistência, a pontos notáveis e estáveis nas suas imediações. Quando este levantamento se destinar à identificação dominial do imóvel, são necessários outros elementos complementares, tais como: perícia técnico-judicial, memorial descritivo, etc.

O grande objetivo de um levantamento topográfico é o levantamento dos limites e confrontações de uma propriedade.

Ou seja, durante o levantamento topográfico, o profissional deve fazer a medição das mudanças de ângulo e distâncias, obtendo ao final do levantamento o perimetro e a área da propriedade imobiliária.

O profissional também deve informar na planta e no memorial descritivo toda e qualquer mudança de confrontante existente.

Na imagem abaixo você pode ver um exemplo de planta oriunda de um levantamento topográfico planimétrico.

Métodos de levantamento planimétrico - planta de um levantamento topográfico planimétrico

Perceba que a mesma possui todos os elementos essenciais que um planta ou mapa deve ter (Norte, legenda, título, sistema de projeção e escala).

Possuindo ainda uma série de outras informações importantes. São elas:

  • Os confrontantes e o local no qual existe mudança de confrontação (através de segmentos de reta existentes nas mudanças de ângulo);
  • A numeração dos vértices;
  • Dados do responsável técnico;
  • A data;
  • A localização do imóvel e;
  • O desenhista (é normal o desenhista ser um dos colaboradores e o responsável técnico ser o dono da empresa, sendo que a ART ou RRT deve estar no nome do responsável técnico).

 

 

Métodos de levantamento planimétrico – Levantamento topográfico planialtimétrico

A NBR 13.133 trás o seguinte conceito para o levantamento topográfico planialtimétrico:

Levantamento topográfico planimétrico acrescido da determinação altimétrica do relevo do terreno e da drenagem natural.

Uma planta topográfica planialtimétrica é uma planta cujo desenho topográfico, além dos elementos planimétricos, também possui os elementos altimétricos.

Segue um exemplo de planta com um desenho topográfico planialtimétrico:

planta produzida para um levantamento topográfico planialtimétrico

 

 

Levantamento topográfico planimétrico cadastral

A NBR 13.133 trás o seguinte conceito para o levantamento topográfico planimétrico cadastral:

Levantamento planimétrico acrescido da determinação planimétrica da posição de certos detalhes visíveis ao nível e acima do solo e de interesse à sua finalidade, tais como: limites de vegetação ou de culturas, cercas internas, edificações, benfeitorias, posteamentos, barrancos, árvores isoladas, valos, valas, drenagem natural e artificial, etc. Estes detalhes devem ser discriminados e relacionados nos editais de licitação, propostas e instrumentos legais entre as partes interessadas na sua execução.

Ou seja, um levantamento topográfico planimétrico cadastral, além dos limites e confrontações, deve realizar o levantamento dos diferentes elementos naturais e/ou artificiais existentes na propriedade imobiliária.

Elementos estes cujo edital de licitação, proposta ou instrumento legal deve discriminar.

Ou seja, se for um serviço o qual esta sendo prestado para um órgão público, o edital deve detalhar os elementos que precisam serem mapeados.

Se, por outro lado, quem estiver contratando o serviço for uma empresa ou profissional liberal, este deve detalhar quais são os elementos que devem serem mapeados.

A planta topográfica planimétrica cadastral também deve trazer a representação dos mesmos. Segue um exemplo de planta com um desenho topográfico planimétrico cadastral:

Métodos de levantamento planimétrico - planta com um desenho topográfico planimétrico cadastral

Fonte: https://sgtopografia.com.br/

Perceba que a mesma trás a representação de uma série de elementos, possuindo uma legenda que explica de maneira detalhada os mesmos.

 

 

Métodos de levantamento planimétrico – Levantamento topográfico planialtimétrico cadastral

A NBR 13.133 trás o seguinte conceito para o levantamento topográfico planialtimétrico cadastral:

Levantamento topográfico planialtimétrico acrescido dos elementos planimétricos inerentes ao levantamento planimétrico cadastral, que devem ser discriminados e relacionados nos editais de licitação, propostas e instrumentos legais entre as partes interessadas na sua execução.

Ou seja, um levantamento topográfico planialtimétrico cadastral além dos limites e confrontações e dos diferentes elementos naturais e/ou artificiais existentes na propriedade imobiliária, deve faz o levantamento da altimetria da mesma.

a planta planialtimétrica cadastral, por sua vez, deve possuir:

  • Os elementos planimétricos;
  • O diferentes elementos naturais e/ou artificiais de interesse aos elementos altimétricos e;
  • A representação da altimetria da área de interesse.

Segue um exemplo de planta com um desenho topográfico planialtimétrico cadastral.

 

planta com um desenho topográfico planialtimétrico cadastral

 

Perceba que a mesma trás a representação dos diferentes elementos de interesse.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Cadastral Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos

A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.

O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!

Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.