Planimetria e altimetria: O que são?
A topografia pode ser dividida em planimetria e altimetria. Porém, qual a diferença entre estas 2 áreas de estudos e quais os produtos topográficos gerados pelas mesmas?
É isso que você aprenderá com a leitura deste artigo.
Planimetria e altimetria – Entenda o que são
Veiga, L. A. K. e outros autores trazem o seguinte conceito sobre planimetria e altimetria:
Tradicionalmente o levantamento topográfico pode ser divido em duas partes: o levantamento planimétrico, onde se procura determinar a posição planimétrica dos pontos (coordenadas X e Y) e o levantamento altimétrico, onde o objetivo é determinar a cota ou altitude de um ponto (coordenada Z). A realização simultânea dos dois levantamentos dá origem ao chamado levantamento planialtimétrico.
Já a NBR 13.133, trás a seguinte passagem a respeito do tema:
O levantamento de detalhes deve ser feito a partir das poligonais em operações que podem conduzir, simultaneamente, à obtenção da planimetria e da altimetria, ou então, com procedimentos separados, se condições especiais do terreno ou exigências de exatidão assim exigirem. A densidade de pontos deve ser compatível com a escala de representação, características do terreno e finalidade do levantamento.
Perceba que planimetria e altimetria são as 2 áreas nas quais a Topografia pode ser dividida, sendo que a realização de um levantamento topográfico, normalmente é dividida em 2 etapas:
- Materialização de pontos de apoio no terreno (piques e/ou marcos geodésicos);
- Levantamento de detalhes (levantamento dos dados propriamente ditos).
De acordo com a NBR 13.133 (ABNT 1994, p.4) os pontos de apoio são definidos como:
Pontos, convenientemente distribuídos, que amarram ao terreno o levantamento topográfico e, por isso, devem ser materializados por estacas, piquetes, marcos de concreto, pinos de metal, tinta, dependendo da sua importância e permanência.
Ou seja, na prática, o profissional primeiramente loca uma série de pontos de apoio no terreno e em um segundo momento, partindo destes pontos de apoio, o mesmo fará o levantamento de uma série de pontos que permitirão a representação da área levantada.
Representação esta normalmente feita através de plantas topográficas. Na imagem abaixo você pode ver um modelo de planta para o cálculo de área.
Planimetria e altimetria – Conceito de planimetria
Perceba que a planta acima possui apenas coordenas x e y. Ou seja, é uma planta planimétrica, sendo que podemos conceituar a planimetria como:
A representação de pontos 2D do terreno (coordenadas x e y) no plano topográfico.
Perceba que eu utilizei o termo plano topográfico.
No caso, o plano topográfico é um plano de aproximadamente 55 km², onde os efeitos da curvatura da terra são minimizados. Caso a representação ultrapasse este comprimento, a curvatura da terra passará a exercer considerável interferência.
Por causa disso, você deve restringir o levantamento de dados ao plano topográfico.
Lembre-se que na planimetria durante o processo de abstração do universo do mundo real para o universo do mundo computacional, de acordo com a NBR 13.133, o profissional deve garantir que a densificação dos pontos seja compatível com:
- A escala de representação;
- As características do terreno e;
- A finalidade do levantamento.
Planimetria e altimetria – Conceito de altimetria
A altimetria é a parte da topografia que trata dos métodos e instrumentos empregados no estudo e representação do relevo do solo.
O grande objetivo da altimetria é o estudo da coordenada Z.
Na imagem abaixo você pode ver um exemplo de planta altimétrica.
Planimetria e altimetria – Planialtimetria
Na realidade, no nosso dia a dia, normalmente a altimetria é representada de maneira associada a planimetria através de plantas planialtimétricas.
Ou seja, normalmente as 3 coordenadas (x,y e z) são representadas.
Perceba que na imagem acima, as curvas de níveis estão restringidas aos limites do perímetro da propriedade.
Segue outro exemplo de planta planialtimétrica.
Os 6 diferentes tipos de levantamentos topográficos existentes
A NBR 13.133 trás 6 diferentes tipos de levantamentos topográficos que podem serem utilizados na planimetria e altimetria. Seguem os mesmos:
- Levantamento topográfico expedito;
- Levantamento topográfico planimétrico;
- Levantamento topográfico altimétrico;
- Levantamento topográfico planialtimétrico;
- Levantamento topográfico planimétrico cadastral;
- Levantamento topográfico planialtimétrico cadastral.
Vídeo a respeito do assunto.
Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.
Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.
Clique neste link e conheça melhor o mesmo.
Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏
Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Cadastral Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos
A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.
O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!
Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.
Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:
Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo: