Levantamentos Topográficos: Os 6 Tipos?

Publicado por Adenilson Giovanini em

Segundo a NBR 13.133 existem 6 tipos de levantamentos topográficos. São eles:

  • Levantamento topográfico expedito;
  • Levantamento Topográfico Planimétrico;
  • Levantamento Topográfico Altimétrico;
  • Levantamento topográfico planialtimétrico;
  • Levantamento topográfico planimétrico cadastral;
  • Levantamento topográfico planialtimétrico cadastral.

Com a leitura deste artigo você conhecerá os mesmos. Mas primeiramente, vamos entender o que é um levantamento topográfico.

 

Entenda exatamente o que é um levantamento topográfico

levantamentos topográficos com estação total

A NBR 13133 traz o seguinte conceito para levantamento topográfico:

Conjunto de métodos e processos que, através de medições de ângulos horizontais e verticais, de distâncias horizontais, verticais e inclinadas, com instrumental adequado à exatidão pretendida, primordialmente, implanta e materializa pontos de apoio no terreno, determinando suas coordenadas topográficas. A estes pontos se relacionam os pontos de detalhes visando à sua exata representação planimétrica numa escala predeterminada e à sua representação altimétrica por intermédio de curvas de nível, com eqüidistância também predeterminada e/ou pontos cotados.

 

Ou seja, um levantamento topográfico nada mais é do que o mapeamento da superfície de um terreno ou da poligonal de um imóvel.

Dependendo do tipo de levantamento que será realizado, além das distâncias e mudanças de ângulo, também se faz o levantamento dos elementos naturais e artificiais existentes no terreno.

Conforme informei anteriormente, existem 6 diferentes tipos de levantamentos topográficos, sendo que dependendo da aplicação, determinado tipo de será realizado.

Vamos conhecer os diferentes tipos de levantamentos topográficos existentes.

 

Levantamento topográfico expedito

A NBR 131.33 traz o seguinte conceito para levantamento topográfico expedito:

Levantamento exploratório do terreno com a finalidade específica de seu reconhecimento, sem prevalecerem os critérios de exatidão.

Ou seja, o levantamento topográfico expedito nada mais é do que o reconhecimento do terreno.

Levantamentos topográficos – Levantamento Topográfico Planimétrico

levantamento topográfico planimétrico

O levantamento topográfico planimétrico possui como objetivo a determinação de coordenadas planimétricas (X e y).

A NBR 13.133 traz a seguinte definição a respeito do mesmo:

Levantamento dos limites e confrontações de uma propriedade, pela determinação do seu perímetro, incluindo, quando houver, o alinhamento da via ou logradouro com o qual faça frente, bem como a sua orientação e a sua amarração a pontos materializados no terreno de uma rede de referência cadastral, ou, no caso de sua inexistência, a pontos notáveis e estáveis nas suas imediações. Quando este levantamento se destinar à identificação dominial do imóvel, são necessários outros elementos complementares, tais como: perícia técnico-judicial, memorial descritivo, etc.

Este tipo de levantamento topográfico conforme ressaltado acima é utilizado na topografia cadastral para a determinação dos limites e confrontações de uma propriedade.

Na realidade, sempre que realizar um levantamento topográfico você precisa, tendo como base a aplicação de interesse, cuidar qual método de obtenção de dados irá utilizar.

Digo isso porque existem diferentes equipamentos topográficos e diferentes métodos de obtenção de dados.

Por exemplo, você pode decidir-se a utilizar um receptor GNSS do tipo Garmim. Porém, posteriormente descobrir que a acurácia dos dados obtidos não serve. Ou seja, terá que levantar os dados novamente com um equipamento cuja acurácia seja melhor.

Infelizmente, este é um tema complexo. Caso deseje entender melhor do mesmo, aconselho que você olhe as postagens das categorias Topografia Cadastral e Posicionamento pelo GNSS.

Levantamento Topográfico Altimétrico

levantamentos topográficos - levantamento topografico altimétrico
A NBR 13.133 traz o seguinte conceito para levantamento topográfico altimétrico:

Levantamento que objetiva, exclusivamente, a determinação das alturas relativas a uma superfície de referência, dos pontos de apoio e/ou dos pontos de detalhes, pressupondo-se o conhecimento de suas posições planimétricas, visando à representação altimétrica da superfície levantada

Ou seja, o grande objetivo de um levantamento altimétrico é a determinação da altimetria do terreno.

Os equipamentos normalmente utilizados no levantamento altimétrico são níveis, estações totais e teodolitos.

 

Levantamentos topográficos – Levantamento topográfico planialtimétrico

levantamentos topográficos - levantamento topográfico planialtimétrico
A NBR 13.133 traz o seguinte conceito para o levantamento topográfico planialtimétrico:

Levantamento topográfico planimétrico acrescido da determinação altimétrica do relevo do terreno e da drenagem natural.

Ou seja, em um levantamento topográfico planialtimétrico são levantados os elementos planimétricos e também os elementos altimétricos do terreno.

Como resultado do mesmo teremos um mapa planialtimétrico.

levantamentos topográficos - mapa planialtimétrico

 

 

Levantamentos topográficos – Levantamento topográfico planimétrico cadastral

A NBR 13.133 traz o seguinte conceito para o levantamento topográfico planialtimétrico cadastral:

Levantamento planimétrico acrescido da determinação planimétrica da posição de certos detalhes visíveis ao nível e acima do solo e de interesse à sua finalidade, tais como: limites de vegetação ou de culturas, cercas internas, edificações, benfeitorias, posteamentos, barrancos, árvores isoladas, valos, valas, drenagem natural e artificial, etc. Estes detalhes devem ser discriminados e relacionados nos editais de licitação, propostas e instrumentos legais entre as partes interessadas na sua execução.

Perceba que além da representação planimétrica, um levantamento topográfico planimétrico cadastral, também necessita do levantamento dos diferentes elementos naturais e artificiais existentes no local que será mapeado.

Como exemplos de elementos naturais temos:

  • Córregos;
  • Barrancos;
  • Árvores e;
  • Afloramentos rochosos.

Já como exemplos de elementos artificiais temos:

  • Cercas;
  • Edificações;
  • Postes;
  • Valos;
  • Boca de lobo e
  • Muros.

A planta resultante de um levantamento planimétrico cadastral é uma planta planimétrica cadastral.

levantamentos topográficos - planta planimétrica cadastral

 

Levantamento topográfico planialtimétrico cadastral

levantamento planilaltimétrico cadastral
O mesmo normalmente possui como finalidade a construção de MDTs ( modelos digitais de terreno) ou o mapeamento de pontos de interesse.

A principal diferença do levantamento topográfico altimétrico para o planialtimétrico cadastral é que no levantamento topográfico planialtimétrico cadastral, tem-se um grande adensamento de pontos.

A NBR 13.133 traz a seguinte definição a respeito do mesmo:

Levantamento topográfico planialtimétrico acrescido dos elementos planimétricos inerentes ao levantamento planimétrico cadastral, que devem ser discriminados e relacionados nos editais de licitação, propostas e instrumentos legais entre as partes interessadas na sua execução.

A planta resultante deste tipo de levantamento é uma planta planialtimétrica cadastral.

planta planiamtimétrica cadastral

No vídeo abaixo eu mostro melhor os diferentes métodos de levantamento topográfico.

 


Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Aprenda a Prestar Serviços de Topografia Cadastral Através de um Livro Formado Por Mais de 547 Estudos de Caso e Exemplos Práticos

A 1 clique de distância de você encontra-se o MAIS COMPLETO LIVRO DE TOPOGRAFIA DO BRASIL.

O mesmo é formado por mais de 547 Estudos de Caso, Conhecimentos Práticos, Exemplos, Aplicações, Planilhas e Chacklists!

Se você quer (ou precisa) aprender a prestar serviços de Topografia, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a dezenas de profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.