Georreferenciamento topografia?

Publicado por Adenilson Giovanini em

Georreferenciamento topografia, você acabou de colocar suas 2 mãos em um artigo definitivo a respeito do tema.

Com a leitura do mesmo você vai descobrir:

  • Quais as ciências inerentes ao georreferenciamento topografia.
  • Quais as divisões da topografia;
  • O que significa georreferenciamento;
  • Qual a diferença entre Georreferenciamento e Georreferenciamento de imóveis rurais;
  • Quais os profissionais que podem prestar serviços de georreferenciamento de imóveis rurais e;
  • Quais os prazos para o Georreferenciamento de imóveis rurais.

Aliás, estou ranqueando este artigo para o termo georreferenciamento topografia. Por causa disso, algumas frases vão ficar um pouco esquisitas.

 

As ciências existentes por traz do georreferenciamento topografia

georreferenciamento topografia

Quando se fala em georreferenciamento topografia, é normal nos depararmos com diferentes termos. Por exemplo:

Diante disso, é normal muitos profissionais acabarem confundindo as coisas e não perceberem que existem diferentes ciências e especificidades, sendo que as mesmas precisam ser levadas em consideração no georreferenciamento topografia.

Por exemplo, estações totais, níveis e teodolitos se baseiam na utilização da ciência da topografia, sendo que existem 6 diferentes métodos de levantamento topográfico.

Receptores GNSS, por sua vez, embora se baseiem em princípios da topografia, como, por exemplo, os 6 diferentes métodos de levantamento topográfico, se baseiam na utilização das ciências da Geodésia e do Posicionamento pelo GNSS.

Já drones, por sua vez, se baseiam na utilização das ciências do Sensoriamento Remoto e da Fotogrametria.

Perceba que a Topografia, sendo uma das ciências de base, juntamente com a cartografia, traz princípios que norteiam a execução de levantamentos topográficos.

Porém, que dependendo do método de obtenção de dados utilizado, diferentes ciências serão utilizadas.

 

Superfícies de referência utilizadas no georreferenciamento topografia

superfícies de referência utilizadas no georreferenciamento topografia

Da mesma maneira, dependendo da ciência utilizada, diferentes procedimentos devem ser utilizados no levantamento de dados.

Isso porque diferentes superfícies de referência são utilizadas. Enquanto que a A topografia se baseia na utilização do plano topográfico, o georreferenciamento de imóveis rurais, utiliza um datum como superfície de referência.

Vamos entender melhor do assunto e as superfícies de referência utilizadas no georreferenciamento topografia.

 

Georreferenciamento topografia – Conceito de topografia

georreferenciamento topografia - Plano topográfico local

 

A topografia, conforme informei anteriormente, utiliza de base o plano topográfico. O plano topográfico é um plano horizontal, finito, tangente à superfície terrestre e de dimensões finitas.

A adoção de um plano na Topografia se fez necessária por causa da curvatura da terra. Isso porque na realização de cálculos planimétricos e altimétricos a curvatura da terra acaba exercendo grande impacto.

É por este motivo que na Topografia utiliza-se um plano que possui aproximadamente 55 KM². Neste espaço finito, o efeito da curvatura da terra é limitado.

Ou seja, ao realizar um levantamento topográfico, você jamais deve extrapolar este plano.

A NBR 14.166 trás a seguinte definição para plano topográfico:

Plano topográfico: Superfície definida pelas tangentes, no ponto origem do Sistema Topográfico, ao meridiano deste ponto e à geodésica normal a este meridiano.

 

Divisões da topografia

A topografia se divide em uma série de áreas. São elas:

Dentre todas estas áreas, a topografia cadastral é a responsável pela realização de levantamentos para o cálculo, divisão, retificação e remembramento de imóveis rurais e urbanos.

A NBR 13.133 é a norma técnica que possui as diferentes definições a respeito da execução de levantamento topográfico.

A mesma, entre outras coisas, define os diferentes métodos de levantamento de dados e as classes de precisões dos equipamentos topográficos.

A lei 6.015 (lei dos registros públicos) em se artigo 176, inciso 3º, definiu que a prestação de trabalhos técnicos deve ser feita por profissional habilitado, o qual deve produzir a planta e o memorial descritivo, emitindo também uma ART (anotação de responsabilidade técnica).

Ou seja, a topografia se baseia no plano topográfico local, sendo que na prestação de serviços de topografia cadastral, o profissional deve produzir a planta, o memorial descritivo e emitir a ART.

 

Georreferenciamento topografia – O que significa georreferenciamento

georreferenciamento imóvel rural

A própria palavra georreferenciamento trás em sua essência seu significado. Isso porque a mesma é formada por 2 palavras:

Geo + referenciamento.

Geo” significa terra e “referenciar” significa tomar ponto de referência.

Logo, o georreferenciamento nada mais é do que isso:

Referenciar sobre a superfície terrestre!

Para este procedimento é utilizado o posicionamento pelo GNSS, o qual possibilita a obtenção de dados em coordenadas geográficas.

 

Qual a diferença entre georreferenciamento e georreferenciamento de imóveis rurais

gps para georreferenciamento topografia

Georreferenciamento nada mais é do que referenciar algo sobre a superfície terrestre. Ou seja, se você conseguir obter as coordenadas de determinado local, de certa maneira que consiga encontrar este local, terá o local georreferenciado.

No georreferenciamento de imóveis rurais, por outro lado, existe toda uma série de precisões e de métodos de posicionamento que precisam ser levados em consideração, haja vista o tipo de ponto que está sendo georreferenciado.

A lei do georreferenciamento e seus manuais técnicos fazem a definição de uma série de padrões que devem serem respeitados. Dentre elas, a principal é a acuracia que deve ser obedecida para os diferentes tipos de marcos e de pontos.

São elas:

  • 10 cm na horizontal e 30 cm na vertical para marcos de apoio básico;
  • 20 cm na horizontal e 60 cm na vertical para marcos de apoio imediato;
  • 50 cm para pontos do tipo M;
  • 3 metros para pontos do tipo P e;
  • 7 metros para pontos do tipo O.

 

Ou seja, quando se fala em georreferenciamento topografia, um georreferenciamento só será um georreferenciamento de imóveis rurais quando obedecer os padrões técnicos definidos pela Lei 10.267 (lei do georreferenciamento) e seus manuais técnicos.

 

Georreferenciamento Topografia – Quais profissionais podem prestar serviços de georreferenciamento de imóveis rurais?

profissionais que podem prestar serviços de georreferenciamento topografia

Quando se fala em georreferenciamento topografia, a PL-1221/2010 do CONFEA, informa que os profissionais que possuem tais atribuições são:

  • Engenheiros Agrimensores;
  • Engenheiros Cartógrafos;
  • Arquitetos e Urbanistas;
  • Tecnólogos e Técnicos nestas modalidades.

Caso você tenha alguma dúvida se o curso técnico ou superior que você frequentou possibilita ou não a obtenção do cadastro INCRA. Uma rápida consulta a PL 2087/2004 irá sanar esta dúvida.

Segue o trecho da PL 2087/2004 que diz quais conhecimentos que são necessários para o credenciamento junto ao INCRA.

“Os cursos que possuem cadeiras nas quais estas temáticas são abordadas, naturalmente possibilitam a habilitação para prestar-se serviços de georreferenciamento.

“a)Topografia aplicadas ao georreferenciamento; b) Cartografia; c) Sistemas de referência; d) Projeções cartográficas; e) Ajustamentos; f) Métodos e medidas de posicionamento geodésico. II. Os conteúdos formativos não precisam constituir disciplinas, podendo estar incorporadas nas ementas das disciplinas onde serão ministrados estes conhecimentos aplicados às diversas modalidades do Sistema; III. Compete às câmaras especializadas procederem a análise curricular.”

Se você é formado em um curso que passe estes conhecimentos é só pegar a carta de atribuições junto ao CREA e encaminhar seu cadastro junto ao INCRA.

 

Georreferenciamento topografia – Prazos para o georreferenciamento de imóveis rurais

prazos

Os novos prazos vigentes para o georreferenciamento topografia são:

  • Georreferenciamento obrigatório para imóveis acima de 100 hectares;
  • 20/11/2023 para os imóveis com área de 25 a menos de 100 hectares;
  • 20/11/2025 para os imóveis com área inferior a 25 hectares.

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.