Levantamento topográfico com drone?

Publicado por Adenilson Giovanini em

A realização de levantamento topográfico com drone trás grandes vantagens quando comparado a topografia tradicional.

Porém:

  • Quais as vantagens da realização de um levantamento topográfico com drone?
  • Quando que pode-se utilizar drones na realização de levantamentos topográficos?
  • Quais os cuidados que você precisa ter ao utilizar drones para levantamentos topográficos?
  • Quais as etapas de um levantamento topográfico com drones?
  • E quais os produtos topográficos obtidos a partir de um levantamento topográfico com drone?

É isso que você aprenderá com a leitura deste artigo.

 

Quais as vantagens da realização de um levantamento topográfico com drone

Levantamento topográfico com drone

O levantamento topográfico com drone possui grandes vantagens quando comparado a realização de levantamentos topográficos com equipamentos topográficos e geodésicos.

Isso porque a utilização de drones possibilita o mapeamento de dezenas e até mesmo centenas de hectares em poucos minutos.

A outra grande vantagem da utilização de drones na realização de levantamentos topográficos é a obtenção de um nível de detalhamento do terreno impossível de ser obtido através da topografia clássica e do posicionamento pelo GNSS.

Nível de detalhamento este que trás grandes vantagens quando o objetivo é conhecer-se detalhadamente a altimetria do terreno ou os diferentes elementos naturais e artificiais existentes no mesmo, uma vez que é possível a obtenção de um modelo digital do terreno com grande grau de detalhamento.

Uma terceira vantagem da utilização de drones no levantamento topográfico é que esta tecnologia possibilita o mapeamento de áreas de difícil acesso. Áreas estas que muitas vezes não podem serem mapeadas através da utilização da topografia clássica.

 

Quando que é possível a realização de levantamento topográfico com drones

realização de levantamento topográfico com drones

Embora a utilização de drones possua grandes vantagens quando comparada a topografia clássica e ao posicionamento pelo GNSS, esta tecnologia também possui suas desvantagens.

A principal delas consiste no fato de ao utilizar o sensoriamento remoto, os drones não conseguem obter dados de locais nos quais existam elementos naturais ou artificiais.

Por exemplo, na Topografia Cadastral, a existência de vegetação impede que os marcos topográficos existentes abaixo do dossel estejam foto identificáveis.

Com isso, em regiões de vegetação alta não é possível utilizar-se drones para a topografia cadastral e o georreferenciamento de imóveis rurais.

Em processos de georreferenciamento, a existência de vegetação alta também impede a correta identificação de limites naturais. Ou seja, existem diversas situações nas quais não é possível utilizar-se drones em processos de georreferenciamento.

Para saber mais sobre o assunto, aconselho que você leia este artigo.

Quando o objetivo do levantamento com drone é a obtenção de dados altimétricos através da criação de um modelo digital do terreno e da construção de curvas de níveis, a existência de grandes porções de vegetação na área de interesse pode inviabilizar a utilização de drones.

Isso porque ao efetuar o mapeamento, o drone acaba mapeando o topo do dossel e o topo das demais estruturas artificiais que existam na área de interesse.

Com isso, normalmente o que se faz é a obtenção de um modelo digital de elevação.

Porém, como o modelo digital de elevação possui dados do terreno e também do topo do dossel e das estruturas artificiais existentes na área de interesse, se faz necessária a utilização de algoritmos específicos eliminando-se os dados referentes ao topo do dossel e das demais estruturas e obtendo-se como resultado o modelo digital de terreno.

O problema é que para obter-se um modelo digital de terreno confiável, se faz necessária a obtenção de um número mínimo necessário de dados da superfície.

Perceba que se o local que foi mapeado possuir a grande maioria de sua área coberta por vegetação, este fator pode inviabilizar a obtenção de um modelo digital de terreno confiável.

 

Quais os cuidados que você precisa ter ao prestar serviços de topografia com drones

cuidados que você precisa ter ao realizar um levantamento topográfico com drones

Ao realizar um levantamento topográfico com drones, você precisa ter uma série de cuidados.

O primeiro deles é estudar cuidadosamente a área de interesse, analisando se será possível utilizar-se drones, ou se você terá que utilizar receptores GNSS ou equipamentos topográficos para a realização do levantamento dos dados.

Você precisa fazer um planejamento cuidadoso, analisando as características da área que será mapeada e também como estarão as condições climáticas no momento em que você irá realizar o mapeamento.

Um segundo cuidado que você precisa ter é fazer um plano de voo detalhado, utilizando um software especifico para isso.

Com isso, este software criará todo o planejamento do voo, criando a rota e definindo os momentos de obtenção das imagens.

Como exemplos de softwares de plano de voo temos:

 

Quais as etapas de um levantamento topográfico com drones?

 etapas de um levantamento topográfico com drones

A realização de um levantamento topográfico com drones pode ser dividido em 7 etapas. São elas:

Neste artigo eu abordo detalhadamente as mesmas.

 

Quais os produtos topográficos obtidos através do levantamento topográfico com drones?

produtos obtidos a partir do levantamento de dados com drones

Os produtos obtidos a partir de um voo fotogramétrico são:

Bom, é isso por este artigo.

Vídeo a respeito do assunto.

 

Gratidão por você ter lido o mesmo até o final. 🙏

 

 

Domine a Operação de Drones Através de um Livro Formado Por Exemplos Práticos e Estudos de Caso

livro drones

O livro Topografia Com Drones possui os Conhecimentos Que Você Precisa Para Operar Drones Com Grande Velocidade e Com Segurança!

Se você quer dominar a operação de drones, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.