Nuvem de pontos: o que é e para que serve?

Publicado por Adenilson Giovanini em

A nuvem de pontos (Point Clouds) é um dos diferentes produtos fotogramétricos gerados através de um levantamento topográfico.

Na realidade, existem 2 diferentes tipos de nuvens de pontos. O primeiro deles são as geradas pelos Laser Scanners.

Já o segundo tipo são as nuvem de pontos geradas a partir do levantamento de dados com um drone.

Vamos conhecer os mesmos.

 

Nuvem de pontos gerada por um laser scanner

nuvem de pontos laser scanner

Ao se efetuar o escaneamento utilizando-se um laser scanner, você obterá como produto primário uma nuvem de pontos tridimensionais (coordenadas X, Y e Z) do espaço mapeado, sendo este o produto mais conhecido de um mapeamento com laser scanner.

Basicamente, o processo de mapeamento com um laser scanner consiste em posicionar-se o laser scanner em determinado local e fazer-se uma varredura utilizando-se a luz laser.

Com isso, conforme o laser scanner mapeia o ambiente, vai armazenando coordenadas, sendo que ao final do mapeamento, obtém-se o que chamamos de nuvem de pontos, que nada mais é do que uma nuvem com milhões de pontos que se unem para formar uma superfície.

O tratamento dos dados obtidos utilizando-se um software especifico possibilita a elaboração de vistas e cortes, que podem ser utilizados como base em desenhos e modelagem.

 

Aplicações da tecnologia laser scanner

laser scanner na construção civil

As aplicações desta tecnologia são as mais variadas possíveis. Como exemplos temos:

Para entender melhor como um laser scanner funciona e um resumo das diferentes aplicações desta tecnologia é só você ler este artigo.

 

Nuvem de pontos no mapeamento com laser scanner

nuvem de potnso a partir de dados obtidos com laser scanner

Além da possibilidade de criar um modelo 3D a partir de uma estrutura ou obra de engenharia, a nuvem de pontos pode ser exportada para softwares como o Revit para trabalhar no modelo BIM com ainda mais precisão na modelagem.

Dessa forma, tendo a mesma como base, você consegue produzir seu modelo digital baseado na estrutura real. Além disso, a nuvem permite a visualização de dados precisos, desvios na obra e fases.

Isso é possível com o auxílio de um mapa de calor gerado, onde cada cor representa um desvio positivo ou negativo.

mapa de calor - laser scanner

Além disso, esta tecnologia possibilita o acompanhamento do processo de construção de obras de engenharia.

Isso porque com uma nuvem de pontos gerada através de um laser scanner é possível comparar o projeto com o que está sendo feito na obra.

Em resumo, quando aliada a nuvem de pontos com os projetos BIM, a economia de tempo e dinheiro se torna ainda mais evidente para as construtoras e incorporadas, evitando erros, esforços desnecessários e retrabalho.

 

Nuvem de pontos no mapeamento com drones

nuvem de pontos no mapeamento com drones

No mapeamento com drones, ao importar-se as imagens para o software, o mesmo lê as Geotags, a partir das quais faz o alinhamento das fotos, criando uma nuvem de pontos espaçada.

A partir da nuvem de pontos espaçada cria-se a nuvem de pontos densa.

Sendo que a mesma servirá de base para a geração do modelo digital de superfície, a partir do qual será gerado o modelo digital de elevação.

Posteriormente gera-se o ortomosaico e os demais produtos fotogramétricos.

Lembrando que para a utilização, as imagens obtidas com a utilização de drones precisam ser georreferenciadas e ortorretificadas.

Isso é necessário, pois durante a obtenção de dados utiliza-se uma projeção cônica, de certa forma que somente o ponto central da imagem está em uma posição ortogonal.

georreferenciamento com drone

Na realidade, existem diversas fontes de erro no mapeamento com drones, sendo que as mesmas precisam ser corrigidas através do processo conhecido como ortorretificação.

Ao final do processo de ortorretificação, se obtém ortofotos, que servem de base para a produção de um ortomosaico.

O ortomosaico, por sua vez, é o principal produto oriundo do mapeamento com aviões e drones, servindo de base para a produção de uma série de produtos fotogramétricos. Entre eles:

 

 

 

O que é uma nuvem de pontos no mapeamento com drones

nuvem de pontos na topografia com drones

A nuvem de pontos é um amontoado de pontos capazes de representar áreas e estruturas.

Cada um dos pontos da nuvem possui coordenadas tridimensionais (x, Y e Z), que permitem georreferenciar o mapa.

Esses pontos são obtidos através da geotag das imagens feitas pelo drone. No mapeamento com drones, o uso mais comum da nuvem de pontos se dá nos levantamentos topográficos.

Utilizando-se a mesma como base, gera-se o Modelo 3D e a ortofoto.

modelo 3d drone

 

Vídeo a respeito do assunto.

 

É isso por este artigo. Lembrando que eu também possuo uma série de cursos e de livros práticos.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Um dos cursos que possuo é o Curso de Topografia Com Drones. Um curso com o qual você vai DOMINAR O ASSUNTO.

Também sou o autor do Livro Topografia Com Drones. Um livro cirúrgico, cuja leitura é obrigatória para que querem prestar serviços de topografia com drones.

Gratidão por você ter lido o mesmo. 🙏👊

 

 

Domine a Operação de Drones Através de um Livro Formado Por Exemplos Práticos e Estudos de Caso

livro drones

O livro Topografia Com Drones possui os Conhecimentos Que Você Precisa Para Operar Drones Com Grande Velocidade e Com Segurança!

Se você quer dominar a operação de drones, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.