Ortofotocarta: O Que é e Exemplos?

Publicado por Adenilson Giovanini em

Ortofotocarta, você acabou de encontrar artigo definitivo sobre o tema.

Com a leitura do mesmo você aprenderá:

  • O que é uma ortofotocarta:
  • Porque se faz necessária a ortorretificação dos dados;
  • As diferentes fontes de erro existentes em um levantamento fotogramétrico;
  • Quais dados que são utilizados no processo de ortorretificação;
  • O que é uma ortofoto;
  • O que é um ortomosaico e;
  • O que é uma carta topográfica.

Prossiga a leitura com máxima atenção, pois o conteúdo é ouro puro.

 

O que é uma ortofotocarta

ortofotocarta

Fonte: https://blog.droneng.com.br/

A própria etimologia da palavra ortofotocarta diz o que este produto fotogramétrico é.

  • Orto: significa que possui uma projeção ortogonal;
  • Foto: significa que se baseia na utilização de fotos e;
  • Carta: significa que é uma carta topográfica.

Porém, afinal de contas o que é uma projeção ortogonal, o que é um mosaico de fotografias e qual o conceito de carta topográfica.

Isso que nós veremos a partir de agora.

 

Ortofotocarta – Porque se faz necessária a ortorretificação dos dados?

ortomosaico, ortorretificação e ortofoto

Ao realizar um levantamento topográfico, o que você está fazendo é abstrair dados do universo do mundo real para o universo do mundo computacional.

Para isso, utiliza-se uma projeção cônica, sendo que apenas o ponto central da imagem possui uma posição ortogonal.

fotogrametria ortofotocarta

Ou seja, é necessário fazer-se a ortorretificação da imagem, fazendo com que todos os pixels da mesma ocupem uma posição ortogonal.

Somente assim será possível calcular-se áreas e obter-se medidas lineares e angulares sobre a imagem.

Além disso, durante o processo de mapeamento existe toda uma série de fontes de erros. Erros estes que precisam ser eliminados ou ao menos mitigados.

A ortorretificação nada mais é do que o processo de correção pixel a pixel utilizado para corrigir os diferentes erros, fazendo com que os objetos ocupem posiçoes relativas as ocupadas no mundo real.

Após a correção, todos os pontos da imagem ocuparão uma posição ortogonal. Com isso, é possível se obter informações precisas do posicionamento de cada imagem, obtendo-se produtos cartográficos precisos.

 

Ortofotocarta – As diferentes fontes de erro existentes em um levantamento fotogramétrico

as diferentes fontes de erro existentes em um levantamento fotogramétrico

Ao se realizar um levantamento fotogramétrico, estamos basicamente abstraindo informações do mundo real para o mundo computacional, utilizando uma projeção cônica neste processo.

Além disso, uma outra fonte de distorções existente encontra-se no fato de que o avião ou drone dificilmente se encontrará em uma posição perfeitamente ortogonal. Isso porque existe uma série de forças atuando sobre o mesmo.

Por causa disso, o mesmo costuma sofrer uma série de desvios conhecidos pelos nomes de Pitch, Row e Yam. Desvios estes que precisam serem corrigidos.

ortofotocarta, Roll, Pitch e Yaw

erro topografia com drones

 

Ou seja, a ortorretificação nada mais é do que o processo através do qual as diferentes distorções internas (do sistema) e externas (da paisagem) são corrigidas.

Com isso, os diferentes pontos de uma imagem ficam em posição ortogonal, reduzindo assim os efeitos de perspectivas e a influência do relevo.

 

Quais dados que são utilizados no processo de ortorretificação

ortofotocarta - Quais dados que são utilizados no processo de ortorretificação

Durante o processo de ortorretificação para a produção de uma ortofotocarta utiliza-se:

  • As imagens do terreno;
  • Parâmetros de orientação da câmera;
  • Parâmetros para calibração da lente;
  • Modelo digital do terreno.

Ou seja, o processo de ortorretificação utiliza um modelo matemático com parâmetros de correção dos erros inerentes ao sensor e um modelo digital de terreno, o qual garantirá a correção da imagem com relação à superfície topográfica.

É importante que os pontos de controle sejam obtidos com um Receptor GNSS com métodos que possibilitem uma alta acurácia, pois somente assim será possível obter-se um modelo digital do terreno acurado.

Ou seja, a qualidade da ortofotocarta está diretamente relacionada a acurácia dos pontos de controle utilizados no processo de ortorretificação.

 

Ortofotocarta – O que é uma ortofoto

ortofotocarta - o que é uma ortofoto

A ortofoto é o produto final obtido através do processo de ortorretificação de uma fotografia aérea. Na mesma todos os pixels da imagem ocupam uma posição ortogonal.

Ou seja, uma posição correspondente a posição ocupada a campo pelos objetos imageados.

Portanto, a ortofoto nada mais é do que a fotografia aérea corrigida das deformações causadas pela projeção cônica e pelos efeitos do relevo, com os objetos ocupando suas verdadeiras posições ortográficas.

 

O que é um ortomosaico?

o que é um ortomosaico

Uma ortofotocarta é obtida a partir da união das ortofotos de um mapeamento aéreo.

Para que o software possa unir as ortofotos no ortomosaico que será utilizado para a produção da ortofotocarta é necessário que as fotografias sejam obtidas com uma sobreposição de 60% e 80% entre as imagens.

O software definirá a posição exata de cada imagem e unirá as mesmas como se fossem um quebra cabeça.

Para isso, o mesmo identificará os elementos existentes em comum ou pontos homólogos entre duas ou mais imagens e realizará o alinhamento das mesmas, produzindo uma única imagem por meio de dezenas, centenas ou até mesmo milhares de imagens.

Como que em um ortomosaico está livre de distorções é possível realizar-se cálculos sobre o mesmo, obtendo-se:

  • A posição de objetos;
  • Medidas lineares;
  • Medidas angulares;
  • Áreas.

Agora que você entendeu o que é um ortomosaico, precisamos entender o que é uma carta topográfica.

 

O que é uma carta cartográfica

ortofotocarta - cartas cartográficas imoplan

 

A NBR 13.133 é a norma técnica que traz os diferentes conceitos topográficos, sendo que no que se refere a cartas cartográficas, a mesma trás a seguinte definição para mapa, sendo que entre parênteses coloca o termo (carta).

Representação gráfica sobre uma superfície plana, dos detalhes físicos, naturais e artificiais, de parte ou de toda a superfície terrestre – mediante símbolos ou convenções e meios de orientação indicados, que permitem a avaliação das distâncias, a orientação das direções e a localização geográfica de pontos, áreas e detalhes -, podendo ser subdividida em folhas, de forma sistemática, obedecido um plano nacional ou internacional.

A mesma ainda complementa que:

Esta representação em escalas médias e pequenas leva em consideração a curvatura da Terra, dentro da mais rigorosa localização possível relacionada a um sistema de referência de coordenadas.

A carta também pode constituir-se numa representação sucinta de detalhes terrestres, destacando, omitindo ou generalizando certos detalhes para satisfazer requisitos específicos.

A classe de informações, que uma carta, ou mapa, se propõe a fornecer, é indicada, freqüentemente, sob a forma adjetiva, para diferenciação de outros tipos, como, por exemplo, carta aeronáutica, carta náutica, mapa de comunicação, mapa geológico.

Ou seja, cartas cartográficas e mapa são exatamente a mesma coisa. Tanto que a NBR 13.133 ainda trás a seguinte nota:

Nota: Os ingleses e americanos dão preferência ao termo mapa, enquanto os franceses e demais países de origem latina ao termo carta.

Ortofotocarta – O que é uma planta topográfica

planta topográfica

 

A planta topográfica é uma das peças técnicas que devem serem apresentadas ao registro de imóveis, juntamente com o memorial descritivo e a ART.

A NBR 13.133 trás a seguinte definição para planta:

Representação gráfica de uma parte limitada da superfície terrestre, sobre um plano horizontal local, em escalas maiores que 1:10000, para fins específicos, na qual não se considera a curvatura da Terra.

Perceba que de acordo com a NBR 13.133, uma planta é uma representação gráfica de uma parte limitada da superfície. Ou seja, possui uma escala grande, servindo desta maneira para a representação das características de uma área.

Na topografia cadastral a planta é utilizada para:

Porém, a planta topográfica também serve para para a representação de diferentes elementos cadastrais, podendo representar graficamente todas as características de uma área, incluindo:

Ou seja, uma planta deve obrigatoriamente possuir uma escala grande. Isso porque a mesma deve representar determinada porção da superfície terrestre de maneira detalhada.

Qual a diferença entre plantas topográficas e cartas cartográficas

diferença entre planta topográfica e cartas cartográficas

Perceba que diferentemente de plantas, cartas cartográficas possuem escalas pequenas.

Ou seja, servem para representar grandes frações da superfície terrestre, de certa maneira que existe generalização nos dados.

Por exemplo:

  • Municípios;
  • Regiões;
  • Estados e;
  • Países.

Além disso, conforme a própria NBR 13.133 informa, plantas topográficas se baseiam em “um plano horizontal local“.

Ou seja, no plano topográfico local.

As cartas, por outro lado, segundo a NBR 13133, deve estar:

“Dentro da mais rigorosa localização possível relacionada a um sistema de referência de coordenadas“.

Ou seja, cartas topográficas normalmente se baseiam na utilização de dados obtidos em coordenadas geográficas, referenciadas em um datum e que foram projetadas para o plano.

 

Ortofotocarta

ortofotocarta

Fonte: https://blog.droneng.com.br/

Após fazermos este estudo aprofundado, podemos finalmente entender exatamente o que é uma ortofotocarta.

Uma ortofotocarta é formada ou uma série de fotos cuja projeção é ortogonal.

Conforme o próprio nome diz, a mesma também é uma carta topográfica. Ou seja, possui um fator de escala maior do que 1:10.000, possuindo generalizações de certos detalhes.

Além da ortofotocarta, como exemplos de outros produtos oriundos do mapeamento com drone temos:

Neste artigo eu mostro estes diferentes produtos fotogramétricos.

Vídeo a respeito do assunto.

 

Fonte da imagem utilizada no início do artigo:

É isso por este artigo. Lembrando que eu também possuo uma série de cursos e de livros práticos.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Domine a Operação de Drones Através de um Livro Formado Por Exemplos Práticos e Estudos de Caso

livro drones

O livro Topografia Com Drones possui os Conhecimentos Que Você Precisa Para Operar Drones Com Grande Velocidade e Com Segurança!

Se você quer dominar a operação de drones, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.