Mapeamento aereo: o que é?

Publicado por Adenilson Giovanini em

O que é o mapeamento aereo, quais os equipamentos utilizados no mesmo, quais suas etapas e produtos fotogramétricos. Isso que você aprenderá com a leitura deste artigo.

No caso, estou hanqueando este artigo para o termo “mapeamento aereo“, sem acento. Por isso que escreverei esta palavra sem acento neste artigo.

 

O que é mapeamento aereo?

mapeamento aereo

O mapeamento aereo consiste na obtenção de informações de uma determinada área, através da utilização de técnicas de sensoriamento remoto.

No mesmo são utilizados equipamentos suborbitais, podendo ser:

  • Aviões ou;
  • Drones.

As imagens oriundas do mapeamento aereo passam por tratamentos fotogramétricos que tornam possível a obtenção de medidas, a realização de cálculos e a construção de modelos digitais a partir das fotografias obtidas por drones e aviões.

Para que isso seja possível, se faz necessária a realização de uma série de correções, processo este conhecido como ortorretificação, sendo que ao final do mesmo são geradas ortofotos, as quais são unidas, formando um ortomosaico.

 

Mapeamento aereo – A evolução da fotogrametria e seu impacto no nosso dia a dia

a evolução da fotogrametria

Conforme vimos na seção anterior, para que seja possível a realização de medições e cálculos a partir de fotografias aéreas, as mesmas precisam passar por tratamento fotogramétrico, sendo que a fotogrametria é a ciência que serve de base para a realização de mapeamentos aéreos.

Através da fotogrametria é possível obter-se informações tridimensionais (x, y e z), a partir da sobreposição de imagens bidimensionais, sendo que a mesma possui um rígido controle estatístico dos resultados finais.

Inicialmente o mapeamento aereo era realizado somente com aviões, o que tornava o mesmo extremamente caro, sendo normal o custo de um mapeamento aéreo girar no entorno de R$ 300.000,00 a R$ 1.000.000,00 de reais.

Além disso, o mapeamento aéreo era possível somente com a utilização de aviões específicos, os quais recebiam equipamentos específicos.

Por causa disso, o investimento inicial necessário para abrir-se uma empresa de mapeamento aereo era caro, existindo somente 2 ou 3 empresas no Brasil que prestavam este serviço.

Como este era um serviço caro, eram poucas as aplicações viáveis do mesmo, sendo a aplicação mais comum, a realização de mapeamentos para a produção ou atualização cadastral, serviço este normalmente solicitado por cidades de grande porte.

O surgimento dos drones mudou drasticamente esta realidade, tornando viável que empresas de pequeno porte prestassem serviços de mapeamento.

 

Como que surgiram os primeiros drones?

drones no mapeamento aereo

Os drones foram desenvolvidos durante a segunda guerra mundial, sendo que por muito tempo foram utilizados somente com fins militares.

Porém, com o tempo, esta tecnologia se barateou, o que possibilitou que os drones invadissem o mercado.

Hoje em dia, existe uma vasta gama de drones no mercado, os quais são utilizados para diferentes atividades.

Como exemplos temos:

Aliás, preste atenção, não é qualquer drone que pode ser utilizado no mapeamento aereo, isso porque para poder ser utilizado no mapeamento topográfico o drone deve possuir toda uma série de características próprias.

Caso você deseje saber mais sobre o assunto, aconselho que leia este artigo.

 

Etapas do mapeamento com drones

etapas do mapeamento com drone

O mapeamento aereo com drones possui 7 etapas. São elas:

  • Etapa 1 – Planejamento do voo;
  • Etapa 2 – Criação do plano de voo;
  • Etapa 3 – Distribuição de pontos de controle e levantamento dos mesmos com um receptor GNSS;
  • Etapa 4 – Acompanhamento do voo;
  • Etapa 5 – Georreferenciamento e ortorretificação das imagens;
  • Etapa 6 – Geração dos demais produtos fotogramétricos;
  • Etapa 7 – Entrega dos produtos fotogramétricos para seus clientes.

Caso você deseje entender melhor as mesmas, aconselho que leia este artigo. Isso porque no mesmo eu mostro de maneira bem detalhada cada etapa.

 

Produtos gerados no mapeamento com drones

produtos gerados no mapeamento com drones

Os principais produtos gerados no mapeamento com drones são:

Caso você deseje aprender mais a respeito, aconselho que adquira o livro de topografia com drone. O mesmo é um livro prático, que irá ajudar você a dominar a topografia com drones.

 

Aplicações do mapeamento aereo com drones

aplicações do mapeamento aereo

O mapeamento com drones possui diversas aplicações. As principais delas são:

  • Projetos de estradas;
  • Mapeamento cadastral;
  • Supervisão de áreas de plantio na Agricultura;
  • Mineração;
  • Arquitetura;
  • Construção Civil e;
  • Meio Ambiente.

É isso por este artigo. Lembrando que eu também possuo uma série de cursos e de livros práticos.

Se você quer MERGULHAR FUNDO e aprender a prestar serviços com grande velocidade e com segurança, acesse este link e conheça os mesmos.

 

Entre eles, o Curso de Confecção de Plantas Topográficas. Um curso prático com o qual você vai aprender a produzir as 15 diferentes plantas produzidas em um escritório de topografia.

Clique neste link e conheça melhor o mesmo.

 

Um dos cursos que possuo é o Curso de Topografia Com Drones. Um curso com o qual você vai DOMINAR O ASSUNTO.

Também sou o autor do Livro Topografia Com Drones. Um livro cirúrgico, cuja leitura é obrigatória para que querem prestar serviços de topografia com drones.

Gratidão por você ter lido o artigo. 🙏

 

 

Domine a Operação de Drones Através de um Livro Formado Por Exemplos Práticos e Estudos de Caso

livro drones

O livro Topografia Com Drones possui os Conhecimentos Que Você Precisa Para Operar Drones Com Grande Velocidade e Com Segurança!

Se você quer dominar a operação de drones, este livro servirá como uma luva para você.

Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.