Limites naturais: o que são + tipos existentes?

Publicado por Adenilson Giovanini em

O que são limites naturais? Quais os diferentes tipos existentes e como proceder para o georreferenciamento de pontos neste tipo de limite?

Neste artigo eu irei responder estas dúvidas.

 

O que são limites naturais?

geoincra em limites naturais

Limites naturais nada mais são do que limites que foram criados pela ação dos elementos naturais, de certa forma que impedem ou dificultam o deslocamento de pessoas.

 

Quais os diferentes tipos existentes?

topo de morro e limites naturais

Como exemplos de limites naturais temos:

No que se refere ao georreferenciamento de imóveis rurais, o manual técnico de limites e confrontações traz os seguintes exemplos:

  • Corpos d’água;
  • Linha de cumeada;
  • Grota;
  • Crista de encosta;
  • Pé de encosta e;
  • Limite natural não tipificado.

No caso, limite natural não tipificado é qualquer outro tipo de limite natural que não conste na lista acima.

 

Como proceder para o georreferenciamento de pontos em limites naturais?

georreferenciamento de dados

O procedimento que deve ser adotado no georreferenciamento de imóveis rurais é o mesmo para os diferentes tipos de limites naturais existentes.

O profissional deve fazer a materialização do primeiro e do último ponto com um marco de concreto ou de aço galvanizado. Posteriormente deve fazer o rastreamento dos dados dos mesmos com a utilização do método M.

Para o rastreamento dos dados dos demais pontos, o profissional deve utilizar o método P, não sendo necessária a materialização dos mesmos.

Caso deseje aprender o que são limites artificiais e como proceder nos mesmos é só ler este post do blog.

Vídeo a respeito do assunto.

 

 

Domine a Topografia Cadastral através de um livro formado por centenas de exemplos práticos

livro de topografia e georreferenciamento

Você quer dominar a Topografia Cadastral?

Então eu tenho uma ótima noticia para você. Me refiro ao livro Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais na Prática.

O mesmo é dividido em 10 capítulos recheados com muitos estudos de caso e exemplos práticos. Dê uma espiadinha no sumário do mesmo:

 

 

Para conhecer melhor a estrutura do livro, juntar-se a mais de 800 profissionais e adquirir sua cópia é só clicar no botão abaixo:

 

 

 

 

 

 


Adenilson Giovanini

O Professor Adenilson Giovanini é especialista em Topografia Cadastral e Georreferenciamento de Imóveis Rurais. O mesmo possui o Maior Site de Engenharia de Agrimensura do Brasil. Site este que tem mais de 102.000 visualizações por mês. Também possui mais de 600 vídeos em seu canal no youtube. Além disso, é escritor Best Seller, possuindo vários cursos e livros de sucesso.